WRC 9


O Rally é um dos desportos que, apesar de não seguir, conheço relativamente bem e, quanto aos jogos, normalmente, mesmo quando o pessoal não é fã do desporto em si, tem tendência a gostar de jogar, porque quer queiramos quer não, é um jogo que desafia as habilidades de qualquer um e tem uma adrenalina enorme. Já o ano passado WRC 8 conquistou-me, será que o WRC 9 voltou a encher-me as medidas?


Eu posso começar por dizer que não gosto muito de jogos que apenas realizam um copy paste entre os anos, o que vai sucedendo um pouco com os jogos de futebol que, na verdade, poucas alterações sofrem mas, na verdade, os menus geralmente têm alguma diferença, a sua interface acabar por de alguma forma, espelhar algo diferente por detrás do menu em si. Se há algo que é diria, surreal em WRC 9, é o facto de usarem literalmente o mesmo template para os menus e até no modo Carreira. Isto foi um choque, mas, aqueles que jogaram WRC 8 vão pensar duas vezes e voltar a ver a caixa do jogo ou o menu inicial para ter a certeza se comprar o WRC 9 e não estão a jogar novamente o 8. Isto foi um choque bastante negativo que tinha de ser realçado de imediato pois este será o vosso primeiro encontro com WRC 9 e por isso os leitores devem estar preparados caso comprem WRC 9, o menu é um copy paste do 8 por isso não se assustem, a interface é a mesma mas o jogo é novo.

Iremos então abordar os modos de jogo e qualidade em si de WRC 9 deixando de lado a parte que realmente está chocante pois no que diz respeito a tudo o resto, é novamente, um grande jogo a não perder, se bem que não acrescenta praticamente nada ao seu antecessor mudando o algarismo. As diferenças notáveis são a inclusão de novos níveis, desta vez, Quénia, Nova Zelândia e o Japão. Os modos incluídos são a Carreira, Temporada, Multijogador, corridas rápidas, treinos, testes e desafios. Existem várias categorias, desde o WRC atual aos clássicos como o Lancia Delta, o leque de veículos disponíveis é muito grande.


O modo carreira é sem dúvida o melhor e mais interessante, mas, este também inclui os mesmos menus de WRC 8 e poderíamos até realizar um copy paste da nossa análise do ano passado acerca das “novidades” incluídas que não existem e a interface como o que há para realizar é exatamente o mesmo. Para quem não leu a análise do ano passado acerca do modo carreira, aqui, o jogador vai realizando provas como um profissional onde terá de gerir todo o trabalho existente desde e-mails a upgrades e contratos com os fabricantes e engenheiros para obter o melhor desempenho possível nas provas, ou seja, está exatamente como o jogo apresentado no ano passado.

As novidades, são algumas, agora é possível criar um nível de competitividade maior porque os jogadores vão ter a possibilidade de criar competições para que os amigos e qualquer pessoa online jogue tais desafios. No modo online joga-se contra os fantasmas dos outros jogadores mas em tempo real. Existe também o modo Club, onde se pode criar campeonatos ou entrar em campeonatos criados por utilizadores. 




Este é decididamente um grande jogo para ser jogado de volante e pedais, embora não haja qualquer problema de ser jogado com um comando, a adrenalina e vício de superar as provas como um profissional dá uma vontade enorme de adquirir um volante para ser apreciado da melhor e mais realista forma possível a experiência de um verdadeiro piloto de rally.

O bom é sabermos que virão conteúdos gratuitos no futuro e isso ajuda os jogadores a estarem agarrados a WRC 9, como por exemplo, o Co-drive, que coloca dois jogadores no veículo em que um será o condutor e o outro, o co-piloto, isso é genial caso ambos estejam em sintonia, pois é um jogo que exige mesmo habilidades e não é fácil, de todo. Pistas para Finlândia e e Portugal vão ser adicionados no futuro num update gratuito.


Sempre agradável e de apontar a existência do Rali em Portugal, especialmente a extraordinária pista de Fafe, é sempre um prazer. O grafismo está bom mas poderia estar melhor, a qualidade sonora dos veículos é espantosa e ver os pneus a derrapar no alcatrão é uma delícia, as condições climatéricas de noites cerradas e chuva pesada tornam a experiência realista, ainda assim, este é um título para quem não adquiriu o WRC 8 ou então, para os fãs acérrimos de rali. Será bom rever este título, em breve, tanto na nova geração de consolas como na Nintendo Switch.


Nota: análise efetuada com base em código final do jogo para PS4, gentilmente cedido pela Upload Distribution.

Latest in Sports