eFootball PES 2021 Season Update


Apesar de estar disponível como um jogo em separado, tal como o próprio nome indica este PES 2021 é uma atualização do jogo anterior, dedicada à nova temporada. Isto significa que não houve grande mudança no jogo em si, mas apenas um atualizar dos plantéis das equipas, e pouco mais. Se isso justifica a aquisição, talvez esta análise ajude a decidir.


Não se pode dizer que foram adicionados novos modos, porque não foram, no entanto, podemos começar por informar os leitores que este PES está semelhante ao anterior, mas, para os jogadores mais dedicados, é possível notar umas pequenas melhorias na jogabilidade. É mais fácil furar a defesa e o jogo está mais fluído um pouco, no entanto é necessário apontar o facto de o jogo ter pequenas quebras de frame, o que é uma pena pois o jogo é quase um copy paste do anterior e esse problema é um pouco grave. O grafismo é exatamente o mesmo e os menus, exatamente o mesmo, por um lado é compreensível pois o nome Season Update não surge estampado só por acaso, mas, podiam ter alterado alguns detalhes.

 

 

A jogabilidade é o que este jogo tem de melhor para oferecer, é competente, divertido e aquilo que ele foi o ano passado, continua a ser nesta atualização. Os modos continuam a ser os mesmos e o melhor do jogo foi mantido, o MyClub. No modo MyClub é que é possível garantir o melhor de que eFootball PES tem para oferecer, até jogar online contra amigos, coisa que não é permitida fora deste modo vá-se lá saber porque razão.

Um dos pontos negativos é também o facto de estar no título update quando no fundo, se jogarem com uma das equipas menos famosas, vão encontrar jogadores que podiam muito bem terem sido atualizados a tempo e que não constam nos plantéis. É frustrante e um day one patch podia resolver isso sem qualquer problema, falo-vos do meu clube Vitória Sport Clube. Este tem o excelente e, outrora chamado à seleção nacional, Ricardo Quaresma. Não é preciso ir muito longe, o próprio Douglas de Jesus, guardião do clube do berço da nação que deixou os relvados para fazer agora parte da direção encontra-se como guarda-redes em eFootball PES 2021. São pequenos detalhes que fazem a diferença quando se é fã de futebol e quando o título do jogo indica que é uma atualização, ao que parece, incompleta.



No que diz respeito às licenças, a maior parte está licenciada e com foto real dos jogadores, mas, ainda se encontram jogadores com o rosto em 3D e os próprios rostos durante o gameplay não representam bem nem sequer são similares à do jogador na vida real. É verdade que não é fácil recriar o rosto de todos e espreitar as caras de milhares de jogadores mas, se querem competir com FIFA em todos os níveis, existem sempre arestas por limar e enquanto assim for, PES não poderá estar no topo do pódio, não tirando mérito pois é um bom jogo. Os modos de jogo são exatamente os mesmo e tudo isso podem ler na nossa análise da versão anterior aqui.




eFootball PES 2021 Season Update fez algo que merece aplausos, pois assumindo ser apenas uma atualização de conteúdos, também se encontra no mercado a um preço muito mais acessível que o habitual. Ainda assim, há uma grande margem para melhorar, para os fãs do desporto rei que desejem ter as equipas "atualizadas", enquanto aguardam a chegada da nova geração.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PS4, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports