O Sucesso da Nintendo Switch em Portugal


Esta semana decorreu a habitual apresentação da Nintendo aos investidores, onde revelaram impressionantes números de vendas, tanto de hardware como software, a nível mundial. Com 107,65 milhões de consolas vendidas em todo o mundo, o sucesso da consola é inquestionável, mas sabiam que a Nintendo Switch foi a consola mais vendida em Portugal em 2020 e 2021?



Comecemos por um breve resumo dos resultados apresentados pela Nintendo, em termos globais, com os dados atualizados a 31 de março de 2022:

  • A Nintendo Switch, em termos de hardware, vendeu 107,65 milhões de unidades, tornando-se a consola doméstica da Nintendo mais vendida de sempre. Segundo dados externos, tem ainda pela frente as consolas PlayStation 4 (116,6 milhões), Game Boy (118,69 milhões), Nintendo DS (154,02 milhões) e PlayStation 2 (155 milhões).
  • Ao todo, já foram vendidos 822,18 milhões de unidades de software, em formato físico e digital, o que dá uma média de 7,64 jogos por consola.
  • Mario Kart 8 Deluxe, lançado em 2017, vendeu 9,94 milhões, totalizando 45,33 milhões desde o lançamento.
  • Metroid Dread, lançado em outubro de 2021, vendeu 2,9 milhões, tornando-se já o jogo mais vendido da saga Metroid.
Em geral, a Nintendo Switch continua em força a nível mundial e com um catálogo impressionante de jogos em desenvolvimento já anunciados, como é o caso de Xenoblade Chronicles 3, Splatoon 3, Bayonetta 3 e, claro, Pokémon Scarlet e Pokémon Violet.




Mas, afinal, como correm as coisas em Portugal?

O Meus Jogos contactou a Nintendo Portugal para tentar saber um pouco mais acerca do desempenho da consola no nosso país, em termos de vendas e popularidade, num país onde muitos dizem "PlayStation" em vez de "consola". E mesmo sem números oficiais que nos pudessem partilhar, a Nintendo revelou impressionantes "curiosidades":
  • Esta é, atualmente, a consola mais vendida em Portugal! A Nintendo Switch foi a consola mais vendida em Portugal em 2020 e 2021, e mantém essa liderança nos primeiros 4 meses de 2022.
  • Desde o seu lançamento, a consola já vendeu 5 vezes mais do que a lotação total do Estádio do Dragão ou o Estádio José Alvalade (que, por sua vez, têm mais de 50 mil lugares... é fazer as contas!).
  • Atualmente, a Nintendo Switch é a segunda consola da Nintendo mais vendida de sempre em Portugal, ficando apenas atrás da Wii.

A Nintendo revelou ainda o Top 10 dos jogos Nintendo Switch (first-party) mais vendidos em Portugal desde o seu lançamento:

Com mais de 250 mil consolas vendidas em Portugal, não é de espantar que a Nintendo tenha, finalmente, voltado a investir na tradução de jogos em Português, como é o caso do recente Nintendo Switch Sports, disponível tanto em Português de Portugal como em Português do Brasil. Algo que, certamente, tornará a consola ainda mais apetecível nas comunidades lusófonas.



Latest in Sports