This War of Mine: Final Cut


Chegou a edição Final Cut de um jogo que recebeu críticas positivas no seu lançamento devido à sua jogabilidade e ao papel que os jogadores desempenham com pessoas que sofreram com a guerra e tornaram-se refugiadas e lutam pela sobrevivência. This War of Mine está agora disponível na Xbox Series X/S e PS5, de realçar o facto de se encontrar disponível no serviço GamePass da Xbox.

Esta versão vem no fundo, melhorar aquilo que antes já era fantástico, considerando o seu contexto. Infelizmente, este jogo retrata bem aquilo que se está a viver neste momento na Ucrânia, uma guerra que apenas faz vítimas, uma onda gigantesca de destruição de habitações, falta de recursos e alimentos, uma miséria execrável que deixa o povo de rastos em luta pela sobrevivência. Aqui, os jogadores vão ter de fazer tudo por tudo para escaparem da morte que anda sempre à espreita a cada momento.



Começamos o jogo com sobreviventes diferentes, cada um com a sua própria história e habilidades. Se um é bom cozinheiro, e outro é mais desportista, o cozinheiro será melhor a cozinhar, já aquele que é desportista terá mais stamina e irá correr com mais velocidade, já outro poderá ter a habilidade de carregar consigo mais itens/recursos. A ideia é sobreviver dias atrás de dias com os recursos que vão recolhendo de madrugada enquanto que outros sobreviventes descansam. Pode parecer básico, mas o jogo é extremamente completo e pode deixar jogadores menos pacientes aflitos, é preciso haver uma atenção constante e gerir muito bem o que está em mãos.
 
Como dito antes, levamos um sobrevivente de madrugada para realizar a recolha de recursos e alimentos por entre zonas da cidade fictícia, há casas, igrejas e hospitais para investigar, claro que inicialmente é algo básico para o jogador se adaptar, então será invadir uma casa vazia e com alguns recursos para perceber-se bem a mecânica do jogo, no entanto com algum tempo de jogo, visitam-se casas que não se encontram abandonadas e roubar de refugiados não é boa ideia, tanto que estes refugiados podem estar armados, podem ser bandidos ou meros sobreviventes, em tempos de guerra nada é fácil e aquilo que pode ser uma opção é realizar trocas de recursos com vizinhos, mas atenção pois vão ter de saber o valor de cada item que tiverem convosco, para trocar com armamento, a quantidade de recursos ou alimentos será superior, por vezes por uma boa refeição, é necessário trocar por uma carrada de recursos mas, como na vida, há coisas com mais e outras com menos valor, então terão de chegar a um acordo com o dealer.

Com estes recursos podem claro, cozinhar, ter medicamentos para caso alguém esteja doente, madeira para tapar buracos à casa que encontra-se desprotegida e que passo a passo sofrerá ataques em plena madrugada enquanto dormem, a construção de lareiras para os sobreviventes não passarem frio, a necessidade de construir uma boa cama e gazuas para abrir portas como até pás para escavar ou simplesmente limpar destroços que se encontram no caminho que dá acesso a outras zonas das habitações.


Correr faz barulho, escavar com as mãos leva imenso tempo, roubar em frente a um refugiado na sua própria casa é razão para alarme grande, daí poderem ter armas de fogo com meia dúzia de munições e dispararem contra pessoas que vos ameaçarem, se é o correto, uma vez mais, em tempos de guerra, é preciso ter sangue frio mas, caso percam uma personagem, os outros colegas vão ficar tristes e isso irá influenciar na sua performance em tudo, por isso há aqui também um jogo psicológico a ser orientado.

A escassez de alimentos será uma constante e como seria de esperar, isso irá mexer com as personagens, vão reparar que estão praticamente sempre com fome, então será necessário cozinhar alimentos e arranjar forma de os cozinhar devidamente, tal como descansar para recuperar energias e orientar tudo isso como se fosse na vida real, pode mexer com qualquer jogador e complicar a vida a cada dia que passa, é no fundo um jogo de gerir muito bem os recursos disponíveis, efetuar bem as trocas importantes, construir o necessário no momento ideal e ter em conta que ao sair de madrugada recolha o máximo possível de recursos e fuja sem dar nas vistas.

Há momentos em que os vizinhos chegam e agradecem com alimentos, no entanto nada é gratuito e esses mesmos vizinhos vão voltar para pedir algo em troca, por vezes ajuda durante um dia para construir algo, ficando dois em casa e desses dois, um terá de passar a madrugada fora para a busca incessante de materiais, as decisões são duras e difíceis.



Nesta versão vão ter a possibilidade de jogar numa resolução em 4K e 60 fps, além disso inclui, tanto o jogo base como os 3 DLC’s lançados anteriormente intitulados de Stories sendo claro, a versão mais definitiva do jogo e a oportunidade perfeita para jogar algo inovador e gratificante, de realçar que é um jogo difícil pode não ser para qualquer um, mas garantidamente a experiência é única.

Falando por alto nos DLC’s, são basicamente histórias novas em locais novos com as mesmas mecânicas e que não deixam de ser interessantes, são um bónus bem-vindo e aumentará como é evidente, a longevidade do jogo base.

O grafismo e a arte está bastante boa, parece que foi usado um lápis para desenhar os traços, no entanto a jogabilidade com um comando não está totalmente afinada, por vezes queria carregar numa interação e calhava outra, como também o subir e descer de escada entre pisos, inicialmente até é meio frustrante mas com o tempo, o jogador irá certamente adaptar-se.


Resumindo, é um jogo espetacular apesar de ser um tema delicado, especialmente nos dias que hoje correm. É um jogo que pode não ser para qualquer um, pois requer muito tempo e dedicação, bem como atenção e foco para gerir os recursos e isso pode ser uma frustração para jogadores menos pacientes, fora isso, está aqui algo verdadeiramente especial.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela 11 bit Studios


Latest in Sports