Rato sem fios Trust GXT 980 Redex


Longe vai o tempo em que um rato sem fios implicava problemas de latência. Redex, o mais recente rato sem fios da Trust é um bom exemplo disso, oferecendo uma boa solução wireless para os jogadores, a um preço relativamente acessível.

Sendo este um rato sem fios, há dois pontos importantes a referir antes de tudo o resto: a duração da bateria e a facilidade de carregamento. Logo na embalagem, o Redex garante uma duração de até 50 horas de bateria, o que por comparação é bem mais do que uma semana de trabalho, o que lhe dá uma grande longevidade mesmo quando, por algum motivo, se tenha esquecido do cabo para o carregar. Já o cabo em si é inserível abaixo dos botões principais do rato, uma posição natural que o faz parecer um outro rato qualquer, com fio. Ou seja, não há qualquer impedimento a utilizar enquanto se encontra a carregar. Outro aspeto importante está também no seu desempenho: a olho humano, pelo menos, é impossível notar qualquer diferença em termos de latência entre utilizar o rato em modo wireless ou ligado via USB.

Este é um rato com um design simples e elegante, com uma suave componente de luzes inserida em apenas 3 elementos, ideal para quem gostar de personalizar com efeitos luminosos mas sem dar "demasiado" nas vistas. Ao desligar as luzes, visualmente, parece um rato perfeitamente normal, ideal para quem também o quiser utilizar em contextos mais formais, como no escritório do trabalho, por exemplo. Aliás, ao retirá-lo da caixa, parece um rato 100% sóbrio, mas sem o fio acoplado. 

Curiosamente, algo que não se encontra à primeira vista é o pequeno acessório USB para ligar o rato via wireless ao PC. É um componente tão pequeno que, na realidade, vem no interior do rato! A tampa que faz grande parte do corpo do rato, com o logótipo luminoso da GX Trust, pode ser facilmente removida ao premir um ponto central, abrindo assim a porta ao local onde fica guardada a pen USB. Uma forma bastante prática de nunca se perder a pen quando se queira levar o rato para outro local. Outro ponto a destacar é que o rato se desliga automaticamente após algum tempo de inatividade, mas volta a ligar imediatamente no momento em que se dá um click. Um bom método de poupança da bateria com um impacto mínimo na experiência de utilização.

A nível de funcionalidades, é em tudo semelhante ao 960 Graphin, previamente analisado aqui no Meus Jogos, com a inclusão de botões com funcionalidades personalizáveis ao gosto do utilizador, incluindo dois no local de descanso do polegar da mão direita - algo importante a referir, pois muitas vezes o design dos ratos não tem em consideração os esquerdinos, como é aqui o caso. Outro ponto importante está no pequeno botão central abaixo da roda, que permite alterar facilmente a velocidade do cursor, trocando entre perfis de velocidade que podem ir dos 400 aos 10 mil DPI.

Ainda assim, há alguns pontos que poderiam ter sido melhorados neste modelo. O mais "estranho", por assim dizer, é a ligação do cabo USB-C dificultar a utilização de um cabo genérico para essa finalidade. Do lado do rato, a entrada tem um formato muito específico, que assegura uma entrada sólida sem haver risco do cabo sair durante a utilização, mas ao mesmo tempo pode dificultar a vida ao utilizador caso fique sem bateria sem ter o cabo por perto. Outro ponto algo negativo, que requer alguma habituação, está na sensibilidade dos botões: durante os primeiros dias de utilização, foram vários os cliques acidentais no botão direito, só pelo simples facto de ter lá o dedo em repouso, coisa que normalmente não acontece com outros ratos.

De uma forma geral, o Trust GXT 980 Redex é uma óptima opção para os jogadores que procuram um um rato wireless sem que isso tenha impacto na sua performance. Leve e confortável, é um rato super eficiente, com uma óptima duração da sua bateria, e um agradável, mas discreto, sistema de iluminação personalizável.


Nota: Análise efetuada com base em equipamento gentilmente cedido para esse efeito pela marca Trust.

Latest in Sports