Liberated: Enhanced Edition

Quase todo o fã do mundo geek tem ou já teve uma paixoneta por comics! Por isso, porque não pegar nessa paixoneta, juntar com um conceito parecido ao Sin City e criar um excelente jogo? Eis então que nos chega Liberated - na sua Enhanced Edition - uma mistura de comics, ação e aventura com um pitada de todo o ambiente do famoso filme Sin City e que proporcionará a qualquer jogador umas belas horas de aventuras de descobertas!

Pegando nesta temática, este título produzido pela Atomic Wolf chega-nos num estilo que não só utiliza o ambiente de banda desenhada para nos apresentar a história, como também é utilizada no desenrolar de toda a ação do mesmo. Pois apesar de não se basear em nenhuma banda desenhada ou romance gráfico em particular - apesar de ser uma excelente história para um - todo o jogo decorre como se o jogador estivesse a ler e no qual pode também realizar ações.

É impossível não destacar de imediato todo o ambiente e grafismo deste jogo que, como referido antes, faz muito lembrar o filme Sin City pois este é feito num estilo preto e branco, no qual é constante e muito bem colocada a utilização de balões de onomatopeias a destacar tiros durante toda a jogabilidade.

Liberated decorre num futuro relativamente que próximo, no qual uma grande tragédia levou a que todos os governos do mundo tomassem medidas de proteção e fosse contratado um sistema de vigilância mundial 24/7. O que leva a que qualquer pessoa que não cumpra os standards dos meios de comunicação social ou cujo poder monetário não corresponda aos seus gastos (ou falta deles), começam a ser investigados e vistos como alguém que tem algo a esconder.

Este é o cenário com o qual seremos apresentados a este título, pois é o que acontece com um dos nossos muitos personagens desta história, Barry. Como história inicial o nosso personagem é convocado para ser revistado pelas autoridades, mas antes de que a policia lhe bata à porta este encripta todo o seu computador o que levará o jogador a uma decisão, não apresentar resistência e ser levado sob custódia ou fugir. Ambos os cenários introduzem o jogador a um tipo de tutorial, no qual aprenderemos todos os mecanismos essenciais para começar a jogar. 

Em termos de estilo podemos dizer que é uma grande mistura de vários géneros - temos ambientes de thriller, temos ação, temos side-scrolling, tudo isto misturado com alguns tiroteios exagerados que encaixam perfeitamente num filme da saga Die Hard - que transportam o jogador para um grande leque de possibilidades e sentimentos relativamente ao título. 

Em termos gráficos não existe muito a falar para além do que já sido indicado anteriormente, para os fãs e não fãs de bandas desenhas está aqui uma excelente opção, sendo estes bastante bons e bem construídos o mesmo se aplica aos pesados efeitos sonoros que pontuam cada tiroteio e que também estão bastante bem construídos.

Mas como nem sempre tudo são rosas, existem algumas menções negativas a dar. E neste caso começamos pela dificuldade do mesmo. Por vezes e no decorrer do gameplay o jogador poderá acabar frustrado com situações como, entrar numa área do jogo com inimigos de ambos os lados, tendo de esperar que a animação de aterragem termine antes de poder disparar. Ou seja, algo que passa ao jogador uma sensação de que aquele espaço do jogo foi feito para quase exigir o fracasso.

Sendo que algumas destas situações deixam este título um pouco aquém do que o mesmo poderia ser, o que acaba por ser difícil para alguém que aprecie bem este estilo de jogos pois com algum polimento nestas arestas poderíamos estar perante um dos melhores jogos deste género.

Para além disso temos de falar de Stealth, pois apesar de existir dentro do jogo é de alguma pouco inútil, pois em vários cenários iremos deparar-nos com inimigos de ambos os lados do "mapa" o que deita por terra todo o ambiente de furtividade que se poderia utilizar. Mas em compensação temos todo um âmbito de tiroteios que por sua vez são bastante tensos e excitantes.

Ainda como nota de gameplay, existem vários puzzles que nos decorrer deste jogo ser-nos-ão apresentados de modo a quebrar alguma monotonia que o jogo possa apresentar, sendo até alguns deles uns belos quebra-cabeças o que leva a um acalmar de ação bastante agradável.

Como todas estas misturas, mudanças e revelações, cabe ainda destacar que o jogo no seu todo irá "colar" o jogador ao ecrã. Isto para dizer que nem todo o jogo ou história necessita de um herói, pois nenhum dos personagens com os quais iremos jogar é esse estereótipo. Tendo isso em conta podemos afirmar que a Atomic Wolf fez um belo trabalho a nível de enredo e história com este título.


Como nota final apenas destacar que com o ambiente diferente e estilo de BD, Liberated é um título que faz valer a pena todo o tempo que empenhemos nele. Temos aqui um excitante thriller de ação!


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PS4, gentilmente cedido pela Walkabout Games.

Latest in Sports