Primeiras Impressões: MultiVersus (Closed Alpha)
Antes de mais, há que louvar a genialidade do nome que deram a este jogo de luta, que tanto evoca os múltiplos universos das várias séries aqui presentes, como a clara fusão de "multiplayer" e "versus". Não há que enganar, este é um jogo 100% multijogador, com vários universos à mistura!
Nesta versão Closed Alpha, à qual foi possível aceder através do site oficial, é possível jogar com todas as personagens que já foram reveladas e ficar também com uma boa ideia daquilo em que o jogo irá consistir. Ao iniciar, o jogo conta com um breve tutorial que ensina todos os movimentos básicos, que são comuns a todas as personagens mas na prática podem variar bastante conforme as respetivas habilidades. Tal como em Smash Bros., aqui o objetivo é ir causando dano aos adversários até os fazer disparar para fora do ecrã de batalha. A principal diferença, porém, está quando se joga em modo cooperativo (2 contra 2), com uma série de habilidades que permitem os jogadores ajudarem-se mutuamente contra os adversários. Além desse modo, que o jogo indica como recomendado, é também possível escolher os modos 1 contra 1, 2 contra a AI, ou todos contra todos para 4 jogadores.
Neste momento, estão disponíveis as seguintes personagens:
- Shaggy (Scooby-Doo)
- Reindog (Player First Games)
- Steven Universe (Steven Universe)
- Garnet (Steven Universe)
- Harley Quinn (DC)
- Arya Stark (Game of Thrones)
- Finn (Adventure Time)
- Taz (Looney Tunes)
- Wonder Woman (DC)
- Jake (Adventure Time)
- Superman (DC)
- Batman (DC)
- Bugs Buny (Looney Tunes)
- Tom & Jerry (Tom & Jerry)
- Velma (Scooby-Doo)
Se alguma vez pensaram em como seria ter o Batman a lutar contra a Arya Stark do Game of Thrones, MultiVersus é o local ideal para o experimentar! Algo que ajuda bastante nesta mistura foi a decisão de criar um estilo artístico coeso, onde todas as personagens são bem reconhecíveis mas nenhuma tem o aspecto 100% original. Dito isto, é natural que as personagens de origem cartoon ou banda desenhada acabem por parecer mais fiéis do que, por exemplo, a Aria Stark, mas todos acabam por se enquadrar bem. O melhor de tudo está no cuidado que tiveram com que os movimentos e animações de cada personagem representassem bem as suas caraterísticas. O Tom & Jerry, por exemplo, é hilariante porque o Tom está na realidade a tentar apanhar o Jerry, mas este desvia-se e quem leva porrada são os adversários!
Em termos de jogabilidade, o sistema de combate é bastante fácil de aprender, mas difícil de dominar, já que há uma grande diversidade nas habilidades das diferentes personagens e os respetivos combos entre si, já para não falar na parte de interação entre os companheiros na equipa, ao jogar em 2 contra 2. Em contrapartida, porém, há todo um conjunto de habilidades que vão sendo desbloqueadas à medida que se vai jogado com alguma personagem, aqui conhecidas como "perks". O objetivo é, claro, incentivar a que se jogue mais e mais para desbloquear novos perks e assim melhorar o personagem, mas em contrapartida isto poderá ser, no futuro, um obstáculo para novos jogadores, quando tiverem dificuldade em encontrar adversários cujas personagens estejam no mesmo nível.
Este promete ser, a longo prazo, um jogo bastante divertido e recheado das mais variadas personagens, e além de todos os modos online terá também opções de multiplayer local. Sendo um jogo "free to play", irá contar com um sistema de passes e temporadas com brindes especiais que irão permitir personalizar toda a experiência, incluindo fatos alternativos para as personagens, por exemplo.
MultiVersus tem o seu lançamento previsto para 2022, e irá receber em breve uma versão "Open Beta", acessível a todos os jogadores.