Primeiras Impressões: MultiVersus (Closed Alpha)


Depois do sucesso da série Super Smash Bros., que reúne um extraordinário conjunto de personagens do mundo dos videojogos, era apenas uma questão de tempo até que outras empresas se aventurassem em fazer algo do género, mas poucas teriam à sua disposição um catálogo tão diversificado e apelativo como o da Warner Bros, DC, Cartoon Network e não só. Eis, então, o MultiVersus, ao qual tivemos acesso em modo "Closed Alpha".

Antes de mais, há que louvar a genialidade do nome que deram a este jogo de luta, que tanto evoca os múltiplos universos das várias séries aqui presentes, como a clara fusão de "multiplayer" e "versus". Não há que enganar, este é um jogo 100% multijogador, com vários universos à mistura!

Nesta versão Closed Alpha, à qual foi possível aceder através do site oficial, é possível jogar com todas as personagens que já foram reveladas e ficar também com uma boa ideia daquilo em que o jogo irá consistir. Ao iniciar, o jogo conta com um breve tutorial que ensina todos os movimentos básicos, que são comuns a todas as personagens mas na prática podem variar bastante conforme as respetivas habilidades. Tal como em Smash Bros., aqui o objetivo é ir causando dano aos adversários até os fazer disparar para fora do ecrã de batalha. A principal diferença, porém, está quando se joga em modo cooperativo (2 contra 2), com uma série de habilidades que permitem os jogadores ajudarem-se mutuamente contra os adversários. Além desse modo, que o jogo indica como recomendado, é também possível escolher os modos 1 contra 1, 2 contra a AI, ou todos contra todos para 4 jogadores. 


Neste momento, estão disponíveis as seguintes personagens:
  • Shaggy (Scooby-Doo)
  • Reindog (Player First Games)
  • Steven Universe (Steven Universe)
  • Garnet (Steven Universe)
  • Harley Quinn (DC)
  • Arya Stark (Game of Thrones)
  • Finn (Adventure Time)
  • Taz (Looney Tunes)
  • Wonder Woman (DC)
  • Jake (Adventure Time)
  • Superman (DC)
  • Batman (DC)
  • Bugs Buny (Looney Tunes)
  • Tom & Jerry (Tom & Jerry)
  • Velma (Scooby-Doo)
Se alguma vez pensaram em como seria ter o Batman a lutar contra a Arya Stark do Game of Thrones, MultiVersus é o local ideal para o experimentar! Algo que ajuda bastante nesta mistura foi a decisão de criar um estilo artístico coeso, onde todas as personagens são bem reconhecíveis mas nenhuma tem o aspecto 100% original. Dito isto, é natural que as personagens de origem cartoon ou banda desenhada acabem por parecer mais fiéis do que, por exemplo, a Aria Stark, mas todos acabam por se enquadrar bem. O melhor de tudo está no cuidado que tiveram com que os movimentos e animações de cada personagem representassem bem as suas caraterísticas. O Tom & Jerry, por exemplo, é hilariante porque o Tom está na realidade a tentar apanhar o Jerry, mas este desvia-se e quem leva porrada são os adversários! 

Em termos de jogabilidade, o sistema de combate é bastante fácil de aprender, mas difícil de dominar, já que há uma grande diversidade nas habilidades das diferentes personagens e os respetivos combos entre si, já para não falar na parte de interação entre os companheiros na equipa, ao jogar em 2 contra 2. Em contrapartida, porém, há todo um conjunto de habilidades que vão sendo desbloqueadas à medida que se vai jogado com alguma personagem, aqui conhecidas como "perks". O objetivo é, claro, incentivar a que se jogue mais e mais para desbloquear novos perks e assim melhorar o personagem, mas em contrapartida isto poderá ser, no futuro, um obstáculo para novos jogadores, quando tiverem dificuldade em encontrar adversários cujas personagens estejam no mesmo nível.


Este promete ser, a longo prazo, um jogo bastante divertido e recheado das mais variadas personagens, e além de todos os modos online terá também opções de multiplayer local. Sendo um jogo "free to play", irá contar com um sistema de passes e temporadas com brindes especiais que irão permitir personalizar toda a experiência, incluindo fatos alternativos para as personagens, por exemplo.

MultiVersus tem o seu lançamento previsto para 2022, e irá receber em breve uma versão "Open Beta", acessível a todos os jogadores.

Latest in Sports