Headset ASUS ROG FUSION II 500


Um bom set de auscultadores é sempre essencial para quem gosta de jogar com a melhor qualidade de som, sem a contrapartida de incomodar os vizinhos. Os novos ROG Fusion II 500 são a mais recente aposta da ASUS num equipamento que, além de um design apelativo, promete uma grande qualidade sonora e compatibilidade não só com o PC, mas também todas as consolas.

Se aquilo que conta é a primeira impressão, o primeiro contacto com este headset surpreendeu bastante pelo facto de ser realmente leve e confortável. Com um tamanho ajustável à cabeça e as almofadas dos auscultadores amplas e suaves, ao fim de pouco tempo acaba-se por perder até a sensação de ter algo na cabeça. Para quem utiliza óculos, como é o meu caso, não causa qualquer desconforto mesmo ao fim de longas sessões, algo que por si só já vale muito. Como habitual na marca, juntamente com as almofadas standard de pele sintética, o equipamento traz já um par de substituição, permitindo escolher entre estas, bastante macias e já inseridas no headset, e as de malha ROG Hybrid, mais respiráveis mas com menos isolamento acústico. Com qualquer destas escolhas, estes são sempre uns auscultadores bastante confortáveis.

O headset tem um design bastante apelativo, sendo ao mesmo tempo bastante sóbrio e divertido, com um toque de cores personalizáveis no arco dos auscultadores. O material, todo ele em plástico, é bastante leve mas também resistente, e o arco da cabeça esconde um logótipo "ROG" que fica visível ao expandir. Ao retirá-lo da caixa, pode até parecer que se esqueceram de uma peça importante, mas na realidade é uma funcionalidade: este traz o microfone incorporado no próprio auricular.

Na parte traseira, no auricular esquerdo, estão os principais botões para controlar o volume, ligar/desligar o microfone, alternar entre o modo surround virtual 7.1 e o stereo. Ainda deste lado, encontram-se as entradas USB-C e 3,5mm para o ligar aos diversos equipamentos. Já no lado direito, reside um interruptor para alternar entre o modo PC ou consola, e controlar o equilíbrio entre o volume do chat e o áudio. Além disto, na caixa vem já incluído tanto um cabo analógico de 3,5mm como um de USB-C, juntamente com um adaptador para as entradas USB-A.

Ligando o ROG Fusion II 500 ao PC, bastará ir ao site oficial da ASUS para instalar a aplicação Armoury Crate, caso ainda não esteja instalada. Esta, além de permitir aceder a todas as definições do headset, permite ainda configurar diferentes perfis para utilizar em diferentes ocasiões. A aplicação traz ainda uma funcionalidade útil para quem tenha mais equipamentos da ASUS com Aura Sync, de forma a sincronizar os efeitos de luz entre eles.

Além do PC, o headset pode ser facilmente ligado ao Mac e às consolas PS4, PS5 e Nintendo Switch através do cabo USB, ou através do cabo 3,5mm, que também o permite ligar à Xbox e à maioria dos smartphones compatíveis.

Falando do que realmente importa, a grande qualidade de um headset está naturalmente ligada à qualidade do som. Para os mais leigos (como eu), o facto de ter amplificadores "DAC ESS 9280 Quad" não diz propriamente muito, pelo que a melhor forma de testar é comparando com outros equipamentos da mesma gama de preços.

Nesse aspeto, os ROG Fusion II 500 conseguem ser realmente impressionantes, especialmente na clareza do som, com o surround a fazer-nos sentir a direção de onde vêm os passos de outra personagem ou jogador, por exemplo. Mesmo a nível musical, consegue trazer uma sensação mais intensa no que diz respeito aos graves, quando comparado a outros headsets com as mesmas definições. Já o microfone, integrado no auricular, consegue um bom desempenho para a sua funcionalidade principal de chat enquanto se está a jogar, com cancelamento de ruído por Inteligência Artificial, ajustável ao gosto do jogador. À parte disso, porém, para utilizações mais profissionais continua a ser recomendado um microfone de maior qualidade.

Com um design elegante, leve e confortável, associado a um output sonoro de excelente qualidade, os auscultadores com fio ASUS ROG Fusion II 500 são uma óptima opção para quem esteja disposto a pagar um pouco acima da média do mercado.


Nota: Análise efetuada com base em equipamento emprestado, para esse efeito, pela marca ASUS.

Latest in Sports