Lumberhill

Lumberhill, uma divertida e meio louca combinação multiplayer, com lenhadores, ovelhas e tarefas de ritmo acelerado! Como tem sido habitual de ver em vários jogos, cortar madeira é uma função necessária em vários deles - quer seja para construir um estábulo em Age of Empires ou uma espada no Minecraft - por isso este titulo não é exceção. No entanto aqui esta ação é um dos fatores necessários para que o jogador posa prosseguir.

Explicando um pouco do conceito deste título, podemos considerar o mesmo bastante similar ao de jogos como overcooked. Sendo que o ciclo de tarefas gira em torno a cortar árvores e transportar ovelhas para o celeiro. Neste caso, vão existir diferentes tipos de madeira adicionados ao canto do ecrã e limite de tempo para os levar até ao local de destino. O que pode ao início parecer simples, não se vai revelar e com o tempo o caos não tarda a instalar-se.

Uma vez que falamos de Overcooked não podermos deixar de passar a ideia de loucura, ou seja apesar de não ser necessária muita habilidade para cortar um tronco e leva-lo até ao seu destino, mas aqui o problema está em todos os perigos que o entorno apresenta. Contem com tudo, desde fossos sem fundo até aos meteoros em chamas, manter-se seguro no exercício da sua profissão nem sempre é assim tão fácil. E é necessário salientar que a cada nível que o jogador avance todos estes perigos pioram.


Apesar de ser um jogo sobre lenhadores, existem outras várias coisas para além de cortar madeira. Como mencionado anteriormente teremos de transportar ovelhas e cabras-montês até um celeiro, mas a coisa não fica por aqui e a loucura instala-se quando para além disto somos, por vezes, obrigado a usar uma variedade de métodos para recolher animais, desde atrair pandas com bambu até roubar pequenos dinossauros debaixo do nariz agressivo dos seus pais.

Para além do método a solo, existe ainda a possibilidade de realizarmos todas estas ações loucas deste titulo em modo de co-op, local ou online mas uma coisa convém ter em mente, quanta mais gente colocarmos maior será o caos instalado! Como nota podemos destacar que para além de todos estes modos podemos ainda contar com um modo versus, no qual teremos o confronto de duas equipas - tal e como o nome do modo indica - em que uma irá estar a causar confusão e a outra a tentar fazer um trabalho decente.

Adicionalmente a tudo isto, podemos ainda acrescentar uma boa variedade de mundos e objetivos opcionais para manter as coisas interessantes neste titulo. Podendo dar algumas luzes do que os jogadores podem esperar, após concluirmos a primeira fase ser-nos-á apresentados vários outros mapas, como por exemplo um mapa asiático onde seremos confrontados com piratas ou até outros com uma temática da idade da pedra.


 Apesar do jogo apresentar um visual, conceito e jogabilidade bastante atrativos cabe também destacar as coisas menos boas quando elas existem. Neste caso falamos concretamente em termos de controlos - os quais acabam por denegrir um pouco toda esta boa experiência - mais concretamente a parte de inputs, pois estes demoram por vezes algum tempo a serem reconhecidos o que destrói um pouco a felicidade deste título, principalmente em cenários muito caóticos.


Mas mesmo com estes pequenos percalços, Lumberhill é um party-game de co-op ou single que vai trazer e fazer as delícias de qualquer jogador, ainda mais se o mesmo for jogado por mais do que uma pessoa. 


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela All In Games.

Latest in Sports