Made in PT: Xisto em desenvolvimento

"Explora as aldeias de Xisto e participa nas suas tradições!" é o mote deste título em desenvolvimento pela Iniciados Games, atualmente para PC, mas com a ambição de um dia chegar também à PlayStation e Nintendo Switch.

A Iniciados Games é uma equipa de estudantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, e já tem alguns projetos publicados, disponíveis em iniciados-games.itch.io, incluindo "Time Will Tell", vencedor de 3 prémios no evento Over & Out 21 da ULHT: Melhor Conceito, Prémio Inovação e Melhor Narrativa. Agora, Xisto pretende levar-nos a uma das nossas tradições nacionais, a corrida do entrudo de Góis, na Lousã, que se carateriza pelas máscaras de cortiça.


Eis a apresentação do jogo:

Em Xisto, o jogador começa em Aigra Nova, uma das cinco aldeias do circuito da corrida do entrudo. O jogador é livre de explorar o ambiente em 3.ª pessoa e interagir com o mesmo e participantes da tradição. Esta interação pode ser feita diretamente ou através de ferramentas.  

A primeira forma é a mais simples, em Xisto a audiência meramente interage com o participante para iniciar um diálogo ou com o objeto no ambiente (exemplo: apanhar 1 item). 

A segunda forma depende mais da ferramenta utilizada: 

  • Usa a fisga para atingir itens no cenário, para estes caírem e o jogador os conseguir apanhar; 
  • Utiliza o cascalho para fazer outros participantes atirarem de volta ou a outros. 
  • Toca na concertina para fazer outros participantes seguirem-no enquanto toca  
  • Sopra a vuvuzela para fazer outros participantes fugirem devido ao barulho. 

Por fim, temos o sistema do Xisto para a criação de máscara, este processo divide-se em 3 fases: 

  1. Seleciona a forma da máscara, através da combinação de vários elementos. Por exemplo, o tamanho dos olhos e o quão circulares estes são. 
  2. Escolhe que adornos colocar na máscara. Estes são obtidos durante o gameplay e certos adornos podem ser necessários para completar certas atividades. 
  3. Opta pelo tipo de madeira da máscara mais apropriada para conseguires expressar a tua imaginação. 

Nota: A máscara em Xisto pode ser alterada a qualquer altura durante o gameplay. 


O jogo promete, assim uma experiência que nos leve a uma tradição das aldeias do Xisto, com um interessante sistema de criação das máscaras e uma boa interação com os NPCs e o ambiente em redor. Os mais curiosos poderão acompanhar o seu desenvolvimento no Indie DB: Xisto.


Latest in Sports