Sonority


Com puzzles sonoros desafiantes, Sonority é uma aventura que percorre a história de uma amizade entre animais e humanos.



Esther encontra, enquanto deambulava, um lugar onde os animais e as pessoas falam. Decide por lá ficar e conviver com os seus novos amigos, até que um dia o seu amigo Batama adoece. Determinada em salvá-lo e após ouvir o mesmo falar num melodia capaz de curar qualquer doença, parte à aventura até ao lugar místico onde aquele relação entre animal e homem começou. A história ganha outras dimensões ao explorarmos a origem daquela comunidade e consegue ser menos genérica do que parece inicialmente.

Chegados aí, começam os puzzles: munida com uma série de instrumentos musicais e uma crescente escala, teremos que usar a música e a lógica para resolver puzzles que vão subindo de complexidade. Não só a escala musical e os sons são importantes, um pequeno tutorial (acompanhado de uma entrada de menu que poderia ser mais óbvia) explicam as várias mecânicas para podermos progredir. Começamos com uma nota e um instrumento e vamos acrescentando com o desenrolar da aventura. 


Os puzzles começam por ser bastante lineares com apenas a ordem musical a interessar, indo acrescentando não só notas e multiplicando as combinações, como adicionando dimensões sendo necessário visualizar rotações e subidas e descidas. Para além dos puzzles de progresso, existem também puzzles opcionais que envolvem compreender as notas que uma caixa mágica produz para depois reproduzir. A recompensa? Uma melodia envolvente e que substitui a banda sonora daquela zona.

Num jogo sobre música é indispensável falar sobre o som, a construção e qualidade tanto dos efeitos como das músicas está excelente e o equilíbrio e as transições estão fenomenais. Já a sincronização das vozes aquando das cutscenes fica um pouco a desejar. A nível visual não é impressionante, mas o design dos diferentes ambientes e a utilização dos ângulos para esconder segredos e caminhos menos óbvios está muito bem conseguida.


Sonority é um jogo de puzzles desafiante com uma história e personagens caricatos, com apenas alguns senãos técnicos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela ASH Games.

Latest in Sports