Wonder Boy Collection


Para comemorar o seu 25º aniversário, não é que a saga Wonder Boy recebe uma bonita coleção com 4 dos seus conhecidos títulos? Pois bem, aqui segue a nossa analise desta boa coletânea que, apesar de algumas coisas boas, também tem os seus senãos.

Pois bem, falar da saga de Wonder Boy faz se calhar alguns dos nossos leitores recordar as velhinhas Game Gear e Master System da SEGA, pois falamos de um título que remonta a 1986 que conta a história do nosso personagem Tom Tom que tem de salvar a sua namorada das garras de todos os monstros e demónios.

Apesar do Plot simples não se deixem enganar, pois trata-se de uma excelente aventura que coloca Tom Tom a defrontar vários inimigos inclusive o grande vilão deste titulo, o Dark King.

Para além do original, a coleção inclui ainda Wonder Boy in Monster LandWonder Boy in Monster World e ainda Monster World IV.

  

Apesar de todos estes fantásticos títulos esta coleção tem um senão, sendo este a falta de dois dos mais famosos e talvez mais conhecidos jogos desta saga. e falamos neste caso de Wonder Boy III: The Dragon's TrapMonster Boy and the Cursed Kingdom. Dois jogos que já são conhecidos das consolas de nova geração, devido a terem sido relançados em forma de remake.

Mas voltando aos que podemos encontrar neste jogo Wonder Boy in Monster Land, apesar de ser por muitos considerado o mais importante de toda a franquia, fica longe dos seus parentes mencionados acima. Apesar de ser um platformer, está fortemente centrado em torno da exploração, com alguns elementos adicionais de RPG não vistos nos jogos do seu tempo. Adicionalmente podemos ainda presenciar toda a influência que o mesmo iria trazer para títulos futuros e o próprio impulso que iria trazer ao seu sucessor (Wonder Boy III: The Dragon's Trap).

Com isto, podemos também contar nesta coleção o titulo Wonder Boy in Monster World, sendo este - dando aqui alguma opinião pessoal - o melhor titulo desta coletânea, pois pega em tudo o que o seu antecessor tem e melhora-o exponencialmente, tendo sido melhorado a um nível gráfico bastante mais robusto que o anterior.

Por último mas não menos importante temos o conhecido Monster World IV - Falamos exatamente do título que apresentaram no ano passado o seu remake - longe de ser um título mau, mas existem algumas formas mais interessantes de se jogar este jogo para além da ROM aqui apresentada.


Dada a nota dos títulos apresentados nesta coletânea, cabe agora dizer que a mesma foi co-desenvolvido pela Ratalaika Games, responsável por outros títulos e coleções como por exemplo a Turrican Flashback, uma compilação de títulos da velhinha Amiga. E cabe também destacar que em termos de conteúdo adicional - ainda que os menus e a interface deste sejam simplistas - é apresentado ao jogador uma panóplia de conteúdo extra, como por exemplo os save states, visual filters e até uma função de rewind. O que fornece ao jogador uma bela experiência.

Em conclusão, Wonder Boy Collection entrega ao jogador uma boa e divertida experiência que, apesar de alguns defeitos, poderá proporcionar a vários jogadores várias horas de diversão e descobrimentos. Pois no final se o que interessa é desfrutar destes clássicos títulos, esta coleção é facilmente recomendada.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela PR Hound.

Latest in Sports