Evil Dead: The Game


Para os fãs de longa data dos filmes Evil Dead, os clássicos de Ash interpretados pelo famoso ator Bruce Campbell, Evil Dead: The Game segue a mesma fórmula de outros títulos como Friday 13th e Dead By Daylight, colocando toda a trilogia de terror num só jogo totalmente dedicado ao multiplayer. Não se pode dizer que seja um jogo para todos, claro, mas os fãs irão adorar.

É totalmente possível jogar Evil Dead: The Game sem se ter o conhecimento da trilogia, mas quem apreciar estes clássicos de cinema do realizador Sam Raimi, e o cinema dos anos 80 em geral, vai certamente adorar todo esse sentimento nostálgico desde as personagens e as suas vestimentas, ao bizarro dos filmes e claro a própria música.

No que diz respeito ao jogo, vão encontrar alguns modos, mas pode-se dizer que é tudo focado no online. Pode ser jogado a solo contra a IA, mas não é aconselhável porque a ideia não é de todo essa, mas poderá ajudar quem não encontra uma boa equipa. Nas horas que joguei, e com quem joguei, foi na maior parte das vezes possível concretizar os objetivos com sucesso, num bom trabalho de equipa. Em jogos como este, quando uma equipa não é unida acaba por estragar a experiência. Como incentivo, o jogo traz uma importante referência aos filmes: o facto de não se poder caminhar durante muito tempo sozinho nos bosques, porque a nossa personagem irá ganhar medo e acabará por ser possuída, acaba por ser realmente positivo e necessário para que a equipa esteja sempre unida e não faça os outros perderem tempo.


A jogabilidade é simples, há um tutorial que irá explicar detalhadamente quais são os passos necessários e base para aprender a jogar e finalizar as missões com êxito, o objetivo principal é claro, celebrar o ritual que irá fazer desaparecer a maldição que assola os jogadores, tal como no filme, o jogador terá de obter as páginas do livro Necromicon e a faca Kandarian, no entanto para encontrar estes objetos o jogador terá de primeiramente recolher 3 partes do mapa que vão depois sinalizar onde se encontram estes objetos que por fim, será usados para então derrotar o mal.

Só existem dois mapas, mas estão devidamente preenchidos, no entanto às vezes parece que o jogador acaba por andar meio perdido pelo vale. Já para ajudar a cumprir o objetivo com sucesso, vão ter a possibilidade de conduzir veículos que levam o grupo de 4 jogadores aos locais pretendidos que estão devidamente assinalados no mapa, por isso não haverá razão para alarme e ficarem perdidos.

O fan service também faz com que Evil Dead: The Game seja especial, expressões como “Groovy”, “Honey, you got real ugly” entre outras falas, são daquelas memórias que ninguém esquece depois de ter assistido aos filmes, tal como dito anteriormente acerca da música e o próprio ambiente, nesse aspeto, os fãs estarão mesmo muito bem servidos e isso é na minha opinião um facto deveras importante para quem aprecia tudo isso.


Jogar como sobrevivente conta com várias classes e cada uma delas conta com personagens diferentes, apenas Ash surge na maior parte das classes pois temos a sua versão dos 3 filmes, como tal, cada personagem tem os seus atributos e os seus níveis de progressão, podem jogar com Ash do primeiro filme, como também do segundo onde já conta com a sua mítica motoserra no braço. É claro que não só se trata de jogar com Ash como também com as personagens Lord Arthur, Scotty, Kelly Maxwell, Annie Knowby entre outros desta fantástica trilogia.

Mas não é apenas com os sobreviventes que jogamos, podem tomar por controlo as forças trevas e é sem dúvida divertido, desde enviar os soldados mortos-vivos iguais aos do filme Army of Darkness como possuir os jogadores e aproveitar para aniquilar os sobreviventes todos durante o tempo em que temos controlo de um desses sobreviventes através da possessão, além disso podem tomar controlo dos veículos e tentar eliminar todos os sobreviventes duma vez, como também o clássico da árvore que acontece no primeiro filme da trilogia.

Durante as partidas o jogador pode e deve realizar upgrades para aumentar a stamina, abrandar o processo do medo, aumentar a saúde, a proteção e a potência e alcance das armas de fogo, no entanto pode-se já afirmar que grande parte das partidas vão usar apenas o combate corpo a corpo.
 
Há missões para realizar num modo à parte a ser jogado a solo, aqui é onde se podem desbloquear personagens, mas são lineares e básicas, pode ser visto apenas como um bónus do pacote em si, daí o interesse ser focado no modo multiplayer, isto porque são apenas 5 e depois de as terminar, não há qualquer razão para voltar a completa-las.


Evil Dead : The Game é um jogo bem equilibrado e desde que os jogadores estejam focados, será possível ter partidas com adrenalina e muito divertimento, existe um enorme leque de armas e habilidades ao dispor e além disso, detalhes maravilhosos como o facto de o jogador ter de acender lanternas ou fogueiras para criar luz e afastar os demónios, há aqui muitas horas para aproveitar com amigos ou jogadores online, no entanto é realmente um jogo mais focado para fãs da trilogia.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Best Vision PR.


Latest in Sports