Furi - Onnamusha DLC


Furi foi um dos meus jogos indie favoritos quando tive a oportunidade de o analisar em 2018 para a Nintendo Switch, foi uma surpresa extremamente agradável, lutas contra bosses, frenético e uma banda sonora que até aos dias de hoje dá vontade de ouvir em modo de repetição, não é um jogo longo, mas é desafiante, e acaba de receber uma nova personagem via DLC: Onnamusha.


Uma boa desculpa para voltar a pegar nesta hidden gem, recordo-me de ter dito na altura que é um jogo que provavelmente iria passar ao lado de muita gente, infelizmente. Pode ser que os novos conteúdos o ajudem a que mais fãs de indies e não só, joguem este fantástico jogo que acaba agora por estar mais completo com este DLC.


Para quem não conhece, Furi foca-se na luta contra bosses desafiantes, é no fundo, uma mistura de um twin sticker shooter e combate de espada com controlos básicos que devem ser masterizados para completar o jogo sem dificuldades, isso significa, dominar totalmente os controlos, porque ainda assim, é sempre desafiante, com foco na reação, velocidade e destreza do jogador.

A narrativa é simples, Furi encontra-se preso, é libertado por um ser estranho que está disfarçado de coelho, um tanto bizarro, tal como todo o jogo é na verdade, enquanto este narra os passos do jogador e conta quem vai enfrentar e o que fazer para chegar ao objetivo final para no fundo ter a resposta, pelo que vale a pena lutar? O design do jogo todo é incrível e vale a pena referir que a personagem principal tem por detrás o criador de Afro Samurai, Takashi Okazaki. Além disso, a banda sonora é de Carpenter Brut, Danger, The Toxic Avenger, Lorn, Scattle, Waveshapper e Kn1ght, podem encontrar a mesma no Spotify pesquisando por Furi OST.



No que diz respeito à jogabilidade, vão ter de ser pacientes, conhecer os padrões e ripostar, não é um jogo fácil mas assim que apanharem o jeito, o próprio gosto pelo jogo irá aumentar imenso, daí podermos aconselhar a jogarem Furi, mas agora passemos às novidades deste belo indie.

O DLC adiciona desde já uma nova personagem de nome Onnamusha do género feminino, ao contrário de Furi, no entanto é preciso realçar que o modo história passa por lutar contra todos os mesmo bosses. Além de ser uma nova personagem, esta tem novos poderes, o jogador pode agora escolher aquele poder que mais lhe fará sentido usar como um meio estratégico para triunfar nas batalhas, o modo Spark faz com que Rider tenha uma posição de velocidade, um double dash, e ao realizar um parry consiga curar-se, no entanto os ataques são fracos, no modo Storm, Rider é letal mas é bastante lento e além disso tem uma esquiva muito vulnerável, então há um equilíbrio em ambos os poderes, há um terceiro modo de nome Star, com este poder ativo, o jogador fica poderoso e tem uma alta velocidade, no entanto sacrifica o tempo de uso, sendo realmente muito curto.



Por fim, resta dizer que este é o jogo completo ou a versão definitiva de Furi, que conta com o jogo original e com o DLC que troca de personagem que inclui os novos poderes, seja como for, é um jogo imperdível apesar da dificuldade, continua a ser impressionante e é uma pérola, esperemos que seja desta que mais pessoas tenham acesso ao jogo e o joguem.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela The Game Bakers.

Latest in Sports