Especial: 10 Personagens Portuguesas dos Videojogos

Artigo por Retro G.

Se é difícil encontrar jogos que se passam em Portugal, mais difícil ainda é encontrar personagens portuguesas. Mais de 50 anos de história dos videojogos e ainda não houve uma personagem portuguesa de jeito na indústria. Depois de uma pesquisa intensa, eis a lista com 10 das personagens tugas mais relevantes dos videojogos!

MARIA ALMEIDA

Desenvolvido pela japonesa Artdink, Neo Atlas: 1469 é um jogo de estratégia para a Switch onde os portugueses são os heróis da história! É um remake do jogo original de 1991 The Atlas: Renaiassance Voyager para a Super Famicom que foca o início do Expansionismo Português, também conhecido como a Época Marítima dos Descobrimentos, quando os homens partiam para o mar à procura de novas terras por descobrir.

O ano é 1466, a narrativa tem início em Portugal onde conhecemos Miguel, o nossa narrador e companheiro de aventura, somos abordados pelo rei que pretende que cheguemos em 30 anos à terra do ouro, Zinpangu, que é na verdade o Japão!

Formamos uma equipa de almirantes e partimos em viagem enquanto cartografamos o mapa mundo, financiamos as explorações comercializando especiarias com rotas marítimas definidas por nós.

Uma das personagens de destaque que se junta à tripulação é Maria Almeida, uma jovem portuguesa, filha de um ilustre navegador que quer descobrir o paradeiro do navio de família afundado ao longo da costa de Bordéus, revelando-se a almirante mais talentosa e destemida da nossa crew.

PEDRO FONSECA

O Capitão Tsubasa é uma obra de Yōichi Takahashi que fez os japoneses apaixonarem-se pelo サッカー o futebol, em português! Sucesso instantâneo, Oliver Tsubasa saltou do mangá para a TV, para os filmes e para os jogos de consola.

Um legado que começou na Nintendo Famicom em 1988 e que conta já com mais de 20 jogos lançados do Capitão Tsubasa. E se o assunto é futebol é claro que tinham de haver personagens portuguesas, o defesa central Pedro Fonseca.

Camisa nº6 do Barcelona, dizem poder ser inspirado em Fernando Couto apesar de não confirmado, Fonseca é colega de Oliver na Catalunha Tem a habilidade especial Snake Mark - técnica de marcação aos avançados, onde pressiona o adversário como se fosse uma cobra a estrangular a presa, é personagem canónica no mangá e faz parte dos jogos do Tsubasa desde o início, sendo bem possível que tenha sido a primeira personagem portuguesa a ser representada nos videojogos.

MR. COSTA

Indiana Jones and The Fate of Atlantis de 1992 é aventura que trouxe Indy ao arquipélago dos Açores. O jogo é um point & click para PC e passa-se em 1939, um pouco antes da 2ª Guerra Mundial. Com ajuda da nossa companheira arqueóloga Sofia Hapgood, a missão é desvendar o mistério por detrás de uma estatueta que tudo indica pertencer à Atlântida Com bastante ação à mistura, temos de impedir os Nazis que pretendem usar o poder de Atlântida para vencer a guerra.

A investigação leva-nos até à Ilha Terceira nos Açores, à casa do português Mr. Costa, um velho rabugento que não gosta de visitas mas que pode ser a chave para encontrar Atlântida, Mr. Filipe Costa é um sábio arqueólogo, colecionador de artefactos e com zero vontade de colaborar, para lhe conseguir dar a volta será preciso um toque feminino. Lembram-se dos sangramentos nasais do Mestre Tartaruga Genial de Dragon Ball quando Bulma estava por perto? É algo desse género, terão que pôr Sofia a fazer a abordagem porque para além de artefactos Mr. Costa gosta de novinhas.

IRMÃ LÚCIA

“A 13 de Maio na Cova da Iria apareceu brilhando a Virgem Maria”, pensavam que já tinham visto tudo? Play Fatima - um jogo baseado no Milagre dos Três Pastorinhos!

Lançado no ano de 2010 para o Facebook, Play Fatima permitia-nos controlar Irmã Lúcia cujo objetivo era tomar conta de um rebanho de ovelhas impedindo que elas fugissem para fora do ecrã, a cada ronda dá-se o milagre da aparição e Nossa Senhora desce à terra, o objetivo é rezar e ao mesmo tempo não deixar as ovelhas fugir, perdemos o jogo se acabarmos todas as rondas sem rebanho, é basicamente um dilema entre uma atitude espiritual (rezar) vs. material (guardar as ovelhas) o conceito e o design super fresh e apurado não indicia que o jogo foi lançado em 2010, Play Fatima chegou a ser mencionado na comunicação social e até fez algum sucesso no Facebook!

D. JOÃO III

Há mais de 30 anos no ativo, Civilization para o PC, também conhecido só por CIV é um dos jogos mais viciantes do seu género, os TBS (Turn-Based Strategy) que desde 1991 conta já com 40 milhões de cópias vendidas. O objetivo é complexo, estabelecer território e fazer evoluir a nossa civilização e Portugal está presente desde o CIV 3 até aos lançamentos mais atuais.

Em 2021 o CIV 6 recebeu o Portugal Pack um DLC onde controlamos a nação portuguesa liderada por D. João III.

Rei de Portugal desde 1521, é diplomático, estratega, astuto, foi quem enviou os primeiros ocidentais a chegar ao Japão e quem deu início à colonização do Brasil.

O voice-acting é interpretado por Quimbé, que fez uma dobragem irrepreensível. D. João III traz consigo a habilidade especial Porta do Cerco, que oferece às unidades um maior campo de visão e aumenta a capacidade das rotas comerciais. O DLC custa cerca de 5 euros na Steam e é o ideal para quem quer voltar a jogar CIV e voltar a roubar todo o ouro do Brasil e não devolver.

FANNY

E falando no Brasil, eles podem ter tido o Blanka Portugal tem a Fanny!

Essa mesmo, entertainer, apresentadora, a musa, a rainha dos reality shows em Portugal, tornou-se a primeira mulher portuguesa a ter um jogo em nome próprio.

Disponível online em 30 países, Fanny Rodrigues Golden Throne é uma slot online desenvolvida pela MGA Games, uma empresa espanhola especialista em jogos de azar que nos trouxe o mundo medieval e de fantasia interpretado pela Fanny. Uma roleta com 5 slots, com visuais até bem interessantes, onde podemos ganhar até 380 mil euros, mas é óbvio que isso nunca vai acontecer…

ROCCO

Uncharted Waters é um RPG de aventura da Koei inspirado nas navegações marítimas de Vasco da Gama, aliás, o próprio Vasco da Gama aparece representado no primeiro jogo. É da mesma altura do Atlas mas com um sucesso consideravelmente maior, especialmente no Japão onde tem o nome de Daikokai Jidai.

Que, traduzido, quer dizer literalmente a Era dos Descobrimentos.

Conta com mais de 10 jogos lançados, acabando por ser só irónico haver um jogo sobre portugueses que os portugueses não conhecem. A aventura começa em Lisboa e a intriga gira em volta dos Franco, as nossas personagens principais, uma antiga família de navegadores caída em desgraça que quer tentar a sua sorte nos mares mas a personagem em destaque é o nosso sidekick Rocco!

Chama-se Rocco Alemkel, é um veterano navegador português que sobreviveu a um trágico naufrágio a caminho das Índias, torna nosso mentor e acompanha-nos durante toda a história. Sábio, corajoso, habilidoso com a espada, fiel e de bom coração, é uma das personagens mais recorrentes de Uncharted Waters com um design que tem evoluído ao longo dos anos e que se soube recentemente que é inspirado em Pêro de Alenquer, o navegador português que ajudou Bartolomeu Dias a dobrar o cabo da Boa Esperança e que acompanhou Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia.

MINANDA

Depois do lendário Eusébio, do Bola de Ouro Luís Figo, houve um nome que projetou o futebol português: esse nome é Minanda. Estreou-se em 2001 quando a Konami lançou o Pro Evolution Soccer, começou por chamar-se Marinda, Miranda e estabeleceu-se como Minanda.

Com um pé direito prodigioso, jogava a nº10 em apoio aos avançados e fazia parte da equipa predefinida da Master League, onde jogavam também outros nomes como Castolo, Ximelez, Espimas ou Ivarov.

Isto é provavelmente chinês para jogadores de FIFA, que nunca vão sentir esta vibe mas Minanda esteve mais de 10 anos nos jogos PES, só em 2012 pendurou as botas e passou a ser um treinador contratável. Uma lenda da Master League que deixa saudades, safou-nos tantas vezes que merecia também uma estátua de bronze.

A legacy foi passada em 2013 quando apareceu Minandinho, jovem promessa portuguesa que os fãs diziam ser o filho do Minanda.

SETSUKA

Soul Calibur da Bandai Namco é dos mesmos criadores de Tekken. É uma franquia que evoluiu dos salões de arcade para as consolas de casa. É caracterizado pela luta com recurso a arma e a narrativa que mistura eventos históricos com fantasia! Introduzida pela primeira vez em Soul Calibur III, pouco se sabia sobre a guerreira ocidental vestida de Kimono, Setsuka (um nome muito pouco português).

Nasceu em 1566 mas a bio não esclarece as suas origens, cresceu orfã no Japão onde foi perseguida pelo tom de pele claro, que na sociedade japonesa daquela altura, estrangeiros eram vistos como marginais. Foi acolhida por um mestre espadachim que lhe ensinou o Battōjutsu e lhe deu o nome de Setsuka, qualquer coisa como Flor do Inverno. Dominou a arte da espada e quando o mestre morreu assassinado prometeu encontrar o responsável, Mitsurugi, uma outra personagem de Soul Calibur.

Setsuka parte em viagem em busca de vingança utilizando o pseudónimo Neve, assim mesmo, em português, Neve! Talvez um indício do seu passado desconhecido que analizando o contexto histórico, enviados por D. João III como já aqui foi dito, em 1543 os portugueses foram os primeiros ocidentais a chegar ao Japão, poucos anos antes do nascimento de Setsuka. Uma enorme probabilidade de ser portuguesa embora não confirmado pelos produtores, que deixou os fãs na suposição por mais de uma década. Só em 2018 em Soul Calibur VI ficámos a saber finalmente o passado de Setsuka, a bio revela que nasceu num navio português a caminho do Japão e que os pais, pai japonês e mãe portuguesa faleceram de doença a bordo antes de pisar solo nipónico. Um background trágico, pesado e sombrio que faz da nossa Setsuka ou Neve uma das personagens mais rijas de Soul Calibur.

INSPECTOR ZÉ

Para terminar, tivemos arqueólogos, navegadores, jogadores da bola, reis e gueixas, vamos fechar isto com um inspetor da polícia, o saudoso Inspector Zé!

Lançado pela portuguesa Nerd Monkeys Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa é uma aventura point & click lançada para PC e Nintendo Switch. Um assassinato macabro ocorreu no quarto nº302 do Hotel Lisboa e cabe ao Inspector Zé averiguar o que aconteceu. Um inspetor da polícia burgesso, alcoólico e não muito dotado de inteligência mas que felizmente conta com a ajuda de um Robô Doméstico 9000, o Robot Palhaço, que é Uma espécie de Connor, se jogaram Detroit: Become Human mas muito menos sério, com um gosto especial pelo stand-up comedy e que passa todo o jogo a mandar larachas. Um jogo bem humorado, cheio de mistérios e referências portuguesas que pode ser adquirido na Steam ou na Nintendo Store e podemos considerar oficialmente que é o jogo com as personagens mais tugas dos videojogos!



Latest in Sports