Google Stadia disponível em Portugal


Google Stadia, o serviço de videojogos da Google via stream, acaba de chegar a Portugal!

Inicialmente revelado no início de 2019, o Google Stadia teve o seu lançamento restrito a apenas alguns países há pouco mais de um ano, chegando agora a Portugal. O seu "roll out" já começou e irá demorar, no máximo, 24 horas para chegar a todos os dispositivos compatíveis.

O que é o Stadia?

Este é um serviço de videojogos totalmente disponíveis através da cloud, que podem ser jogados via stream tanto em computadores através do browser (Google Chrome), como em dispositivos móveis Android através da aplicação Stadia.

Tanto de uma forma como a outra, o serviço é compatível com qualquer comando que já pudessem ligar ao PC ou smartphone, via USB ou Bluetooth. Naturalmente, há também um comando oficial que poderá ser adquirido em separado, com um layout de botões semelhante ao da PlayStation 4.


No caso dos dispositivos móveis, também é possível jogar via touch-screen, através de um comando virtual. Algo que poderá ser útil em jogos mais simples, que utilize poucos botões, pois de outra forma será sempre preferível um comando físico, especialmente nos jogos 3D que requerem diversos inputs em simultâneo.

Onde jogar?

A maior dúvida em torno do serviço está na sua compatibilidade com diversos dispositivos. Se no PC basta abrir o Chrome e começar a jogar, já nos dispositivos móveis é necessário ter um bom equipamento Android para o utilizar. A Google tem uma lista oficial de smartphones e tablets compatíveis com o serviço com garantia de qualidade, incluindo os topos de gama da Samsung, Asus ROG e LG, entre outros, embora qualquer dispositivo com Android 10.0 ou mais recente possa correr a aplicação.

Já no caso de se querer jogar na TV, será necessário aquirir um Chromecast Ultra (4K), pois atualmente este é o único método suportado pelo serviço.

Quanto custa?

Como em qualquer serviço, um ponto fulcral para os seus utilizadores reside na relação preço / benefícios que tem incluídos. Aqui, o Stadia conta com duas opções de subscrição: a standard, gratuita, que permite tanto aceder aos conteúdos adquiridos como aos jogos gratuitos, e a Stadia Pro, com uma mensalidade de 9,99€, que dá acesso a um catálogo de jogos "gratuitos" e também descontos na aquisição dos restantes. 

Dito de outra forma, tanto o Stadia standard como Stadia Pro permitem aceder à mesma loja para aquisição de videojogos que, depois, ficarão disponíveis no serviço, quer se mantenha a versão Pro ou não. A diferença é que o Pro, além de oferecer descontos na loja "normal", incluir também um catálogo de jogos gratuitos durante a subscrição. Qualquer aquisição feita na loja será mantida, mesmo que entretando se desista da versão Stadia Pro.

Além disso, a loja pode incluir alguns jogos gratuitos para todos, como é o caso do jogo Super Bomberman Online, ou o Destiny 2. Este último, por exemplo, é gratuito por si só, tendo depois as expansões de conteúdo à venda em separado, incluindo a nova "Beyond Light".


Como funciona?

Se há algo que rapidamente salta à vista com todas as componentes do serviço é a sua interface, simples e totalmente focada nos jogos, com o último que se jogou em grande destaque, seguido dos restantes jogos na conta, do jogado mais recentemente até ao mais antigo. Ao lado, uma tab dedicada à loja, há um destaque tanto para as grandes novidades, como para todos os títulos incluídos na subscrição Stadia Pro, além de uma lista com todo o catálogo.

De resto, jogar é tão simples como carregar no botão "Play". Ao jogar no browser, simplesmente é aberta uma janela em fullscreen com o jogo a correr, tudo isto com uma qualidade impressionante. Para experimentar, foram usadas duas ligações wi-fi diferentes, uma próxima dos 200Mbps de download e outra nos 40Mbps e, com uma resolução de 1080p, pouca diferença se notou em termos de fluidez. Na velocidade inferior, notou-se alguns framedrops e uns ocasionais soluços em termos sonoros, mas nada que interferisse com a jogabilidade.


Mais importante que os visuais, porém, é o tempo de resposta dos comandos. Nesse aspecto, o serviço funciona de forma impecável, com jogos exigentes como Celeste a funcionar perfeitamente. É um daqueles jogos em que o timing pode fazer toda a diferença, e no qual seria bastante frustrante se, além da natural azelhice do jogador, um atraso na resposta ao input do utilizador poderia simplesmente arruinar a experiência.

Aliás, foi precisamente isso o que aconteceu ao experimentar o mesmo jogo num dispositivo Android de baixo custo, fora da lista oficial dos recomendados para o Stadia. O mesmo jogo, num smartphone "barato", chega a ter atrasos de quase meio segundo em termos de input, mesmo que em termos visuais continue a ter um bom aspecto. Por comparação, ao jogar o Celeste no serviço de stream do Xbox Game Pass no mesmo dispositivo, a componente visual sofre imenso, mas não se sente a mesma latência em termos de input. Resumindo, nenhum dos dois serviços é adequado para um dispositivo móvel de baixo custo.

 

Primeiras impressões

Com um mês gratuito de experimentação, nao há razão para os interessados ou curiosos não testarem o Stadia Pro e verificarem por si mesmos como corre nos seus equipamentos. Infelizmente, o catálogo de jogos disponíveis é ainda bastante reduzido, quer seja em termos dos incluídos no serviço Pro, como a nível da loja em geral. A maior aposta, neste momento, vem de empresas como a Ubisoft, que tem disponíveis no serviço alguns dos principais títulos lançados este ano, como o Assassin's Creed Valhalla ou o Immortals: Fenyx Rising - sendo que este último conta até com uma demo grátis disponível no serviço.

Google Stadia está disponível a partir de hoje, bastando aceder a stadia.com para aderir ao serviço e começar a jogar.

Latest in Sports