OVIVO


OVIVO é um jogo de plataformas bastante simples mas super imersivo, jogo produzido pelo estúdio indie IzHard, sediado em São Petersburgo, e publicado pela mão da Sometimes You.

À primeira parece um jogo simples, no entanto conta com um design visual único, pois a construção a nível de ambiente é todo ele em preto e branco. A jogabilidade é baseada na mudança de gravidade conforme a cor onde se encontra a personagem, que é uma bola, e os controlos são apenas os botões de direção (esquerda ou direita) e um botão que controla a sua cor.

A premissa do jogo assenta na experiência e envolvência dos sentidos do jogador, tanto que OVIVO não tem uma história para contar, baseia-se todo ele na experiência sensorial e para isso conta com uma banda sonora bastante capaz de agarrar qualquer pessoa.

O jogo começa com a bola numa superfície plana que permite ao jogador brincar um pouco com os controlos até se sentir confortável com a mecânica. Dará assim inicio a esta jornada perante um mundo a preto e branco.


A principal mecânica que separa este de outros jogos de plataformas é a necessidade de usar a gravidade a favor da locomoção. Não existe um botão de salto, apenas um botão que permite mudar a fonte de gravidade do lado positivo para o lado descendente através de um plano horizontal. É importante manter o "momentum" para chegar a certas plataformas, que de outra maneira serão inacessíveis. No entanto, esta é uma mecânica que por vezes se torna um pouco frustrante se no processo se chocar com as paredes da mesma cor, perdendo assim toda essa velocidade.

Haverá obstáculos como picos que é necessário contornar, formas diferentes onde é necessário aterrar e muitas outras surpresas que apareceram à medida que se faz o caminho nos diferentes níveis.

Em OVIVO existe mais uma particularidade do que apenas terminar o nível. Cada nível tem três objetos principais que são colecionáveis e uns tantos opcionais. Os objetos principais serão adicionados ao mural do menu e se o jogador os colecionar a todos irá ter acesso a um bónus.

Nos níveis mais avançados a coisa começa a complicar, visto que serão adicionadas plataformas que se movem, plataformas que mudam a gravidade da bola constantemente tornando-a assim super saltitante. Enfim um número de desafios de "timing" que apimentam um pouco mais a jogabilidade.

A nível gráfico não varia muito, como referido tem uma palete de cores super básica o que pode tornar-se um pouco gasto nos níveis mais avançados. De realçar o aspeto de que no final de cada nível a câmara faz "zoom out" e mostra todo o mapa que o jogador teve de percorrer, numa obra de arte abstrata.



OVIVO oferece o tipo de inovação que muitos platformers têm em falta. É uma mistura de ideias, super fácil de aprender e divertido. Este é um jogo que para quem o jogar não irá passar despercebido. É evidente o esforço colocado em todas as imagens simbólicas que cada nível apresenta no seu final, bem como uma banda sonora super imersiva. Indicado para amantes de plataformas e um excelente caminho para o género, que vai deixar certamente o jogador agradavelmente surpreendido.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sometimes You.

Latest in Sports