Super Mutant Alien Assault


Super Mutant Alien Assault é um shooter de plataformas 2D do estúdio Cybernate, de apenas uma pessoa, com o dedo da Fellow Travellr como publisher.

A história em si é bastante simples, no entanto é uma boa adição no seu todo, garantindo assim um condimento para a situação que o jogador irá encontrar durante as três galáxias a ultrapassar. Uma frota de naves alienígenas encontrou a Terra e aniquilou quase toda a raça humana, com excepção de três frotas de naves espaciais que conseguiram escapar do ataque enquanto carregavam humanos em cápsulas que possibilitam a preservação do corpo no seu todo.

Apesar dos melhores esforços da Humanidade para preservar a sua espécie, os alienígenas conseguiram encontrar as frotas e estão a tentar destruir esta última esperança de sobrevivência. O jogador vê-se na carcaça de um robôs que foi encarregado de proteger os humanos no intuito de impedir a extinção da humanidade. Com o decorrer do jogo existe a possibilidade de desbloquear outras espécies de robôs.



O jogo em si combina a ação frenética de um shooter num só “room” com elementos de rogue-like, uma vez que se perder o jogador terá de voltar ao inicio do jogo. É possível vaguear da direita para a esquerda e saltar entre plataformas cheias de inimigos para dificultar as coisas. Um dispensador de armas fornece armas aleatórias, como por exemplo shotguns, metrelhadoras, passando por riffles e snipers, todas elas com maneiras de ataque e dano infligido diferentes. Também é possível ter acesso a explosivos, movimentos defensivos e armas técnicas. Será sempre uma experiência diferente uma vez que as armas e habilidades serão sempre aleatórios.

Para manter as coisas interessantes e variadas, existem diferentes tipos de níveis, quero com isto dizer que o objetivo principal irá variar. Por exemplo, em alguns casos é necessário impedir que as válvulas atinjam a pressão máxima para explodir, enquanto noutros casos o objetivo será o de levar uma espécie de compartimento com combustível de um local para o outro.

De referir que nenhum local no mapa será particularmente seguro. Existem diferentes inimigos o que equivale a diferentes tipos de ataque, uns que fazem uma espécie de “charge” outros que disparam balas na direção do jogador e por último os “Boss” fight de cada galáxia que como o nome indica infligem muito dano. 
 

Super Mutant Alien Assault pode não ser o jogo mais profundo em termos de estratégia, mas o seu charme é inegável. A sua simplicidade e acessibilidade são o que o tornam tão agradável. Em última análise, Super Mutant Alien Assault é um bom jogo de plataformas para quem quer apimentar o seu dia com um pouco de ação hardcore de plataformas.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Evolve PR. 

Latest in Sports