Total War: Three Kingdoms
Mas em primeiro lugar um breve aviso: se estão à espera de um jogo ao estilo Age of Empires, não o vão encontrar aqui. Total War aproxima-se mais de um simulador de guerra, onde as táticas de combate são tão importantes como um bom desenvolvimento do nosso "reino", onde a exploração do mapa é quase secundário. O objetivo é conquistar, mas através de estratégia às vezes minuciosa, criar pactos com bastantes variantes possíveis e uma boa preparação antes do combate, desde escolhendo bem os tipos de guerreiros a levar a analisar o terreno para nossa vantagem, quando dentro do combate. Não é um jogo simples e ele reconhece isso, ensinando-nos aos poucos até mesmo para ter uma suave introdução à série.
Sendo um jogo de estratégia em tempo real praticamente todos os nossos turnos são importantes para que a campanha corra da melhor forma, mas não é preciso ter medo! O jogo ajuda-nos a perceber as diversas mecânicas e as várias missões vão-nos dizendo, de alguma forma, o que devemos fazer a seguir. Ao escolher Cao Cao por exemplo, temos uma campanha mais calma, mas mesmo sendo reconhecida como a mais fácil ela conta com imensos desafios e dei por mim a lidar com várias situações de meter as mãos à cabeça sem saber o que fazer e muitas vezes cometi erros, acabando por carregar saves antigos. Temos várias estratégias diferentes para explorar, escolhendo o que achamos melhor as que mais gostamos de usar: queremos seguir um caminho onde o comércio é mais importante? Construímos edifícios para esse efeito. Preferimos seguir um rumo de conquista pela força? Existem meios para tal. O jogo não nos pune por seguirmos estratégias com que gostemos mais de trabalhar, mesmo que fujam (de algum modo) ao retrato histórico dos líderes em questão, cada um deles com elementos únicos, mas uma coisa é importante: a conquista tem de ser feita à força.
O combate acaba por ser dos pontos fundamentais, não só os líderes são importantes como os vários generais que vamos recrutando ao longo da campanha são uma ajuda preciosa. Existem diferentes tipos de personagens aptas para estratégias diferentes e todos eles podem equipar itens ou seguidores que lhes dão um bónus nos seus status. O próprio terreno cria algumas vantagens e desvantagens onde o modo como comandamos as tropas pode ser mais ou menos eficaz. Parece que é demasiada informação a ter em conta mas não somos muito penalizados se não seguirmos ao detalhe tudo o que podemos fazer para otimizar a nossa investida.
Os fãs de jogos de estratégia, principalmente os que gostam de combates mais históricos, têm aqui um bom jogo para explorar. Aproxima-se mesmo de um "simulador histórico" por ser bastante detalhado em vários pontos, o que acaba por parecer que é demasiada coisa no início mas gradualmente nos habituamos bem ao ritmo do jogo. Há ainda bastante replay value, não só ao explorar os 2 modos de jogo mas também ver as várias campanhas diferentes, onde podemos seguir o rumo que a história da China teve ou criar o nosso próprio cenário.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para Steam, gentilmente cedido pela Ecoplay.
Total War: Three Kingdoms
Reviewed by Nuno Mendes
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12:30
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