Summer Catchers


Summer Catchers,  desenvolvido pelos estúdios da FaceIT e publicado por Noodlecake Studios, é um título indie onde o principal objetivo é apanhar o Verão e o oceano, isto porque a personagem principal vive numa região que está permanentemente presa no Inverno. Uma aventura e corrida “interminável” ao estilo pixel art 2D, com 8 zonas distintas que separam o Inverno do Verão e oceano, com um mundo colorido, um elenco de personagens peculiares e ambientes com um charme cativante e esteticamente delicioso.

Cada nível é apresentado da mesma forma. O jogador terá de controlar o kart durante um ambiente 2D interminável, esquivando-se de vários perigos através do uso de diferentes habilidades e power ups. Por exemplo, para se esquivar de uma torre gigante de “totems”, o jogador terá de usar uma proteção na frente do seu kart, já para ultrapassar colinas íngremes é necessário usar uma espécie de foguete, bem como saltar por cima de vários obstáculos requer a habilidade de saltar. Depois de o jogador sofrer até 3 “hits” de dano, terá de voltar para o início do nível onde poderá reabastecer as suas ferramentas usando cogumelos como moeda de troca. Estes cogumelos são apanhados durante a viagem em cada nível.

Infelizmente Summer Catchers tem muitas semelhança com o frágil kart usado pela sua protagonista durante o jogo. É adorável olhar, mas não há realmente muita coisa a acontecer. É um jogo simples.


Mais do que colecionar cogumelos ou comprar poderes que ajudam na sua aventura, a personagem principal está a colecionar amigos. A cada zona desbravada o objetivo principal está mais próximo, atravessando florestas sombrias, zonas de neve habitadas por “Iétis”. Em cada zona irá conversando e conquistando os seus habitantes simpáticos e de certa forma exóticos, que a ajudam com conselhos e com reparações grátis ao seu kart em troca de favores que tornam a região melhor para todos. Há de facto pouca variedade nas missões a serem feitas, isto porque a mecânica do jogo assim se dá, seja pelo simples fato de saltar e apanhar amoras ou como cortar árvores mortas com o pressionar do botão do machado. É claro que os objetivos vão variando mas não passam de pressionar o botão com a habilidade correta naquele preciso instante.

O foco na amizade é um ponto a favor deste título e o mesmo é evidenciado pelas caixas postais que se vai encontrando em cada ponto da história. É possível enviar e receber cartas de amigos com quem já se tenha cruzado caminho, mantendo assim uma linha de contato através do jogo, o que conhevamos, dá um toque super fofo ao jogo. Para além da caixa correio, a personagem principal tem uma espécie de diário fotográfico que irá recheando de fotos ao longo do seu caminho.

No final de cada zona existe o confronto ou o “boss fight”, se assim podermos chamar, e em nenhuma parte do jogo se sente mais o desconforto com o mecanismo de habilidades aleatórias e sorte à mistura, do que nestas situações, colocando o jogador em situações que o forçam a lidar com perigos na pista onde o kart de desloca e com ataques adicionais de um inimigo. Estes cenários testam o conhecimento da zona em específico, bem como as reações rápidas de quem joga. Mesmo que se tenha toda a sorte do mundo e as habilidades estejam todas alinhadas para serem usadas no momento certo e contornar tudo o que apareça, estas são finitas.


É um pouco triste o aspeto da jogabilidade se intrometer bastante na experiência total deste título. Uma história simples mas com pontos tocantes onde a amizade prevalece, uma personagem principal super fofa e uma banda sonora muito boa contribuem para alguns momentos adoráveis. A aventura principal apresenta uma escrita cativante enquanto que as missões secundárias podem por vezes deixar um toque de repetitividade e bastante sorte no seu caminho.

 Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Noodlecake Studios.
Summer Catchers Summer Catchers Reviewed by Pedro de Almeida on 29 julho Rating: 5

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