Velocity 2X


Velocity 2X afirma ser a mescla original entre shoot-'em-up e plataformas, numa estética sci-fi, que continua a história do jogo original Velocity. Este jogo já havia sido lançado na PS4 e PSVita em 2014.

Quando recebi o código do jogo, lembro-me de ter visto o trailer e do meu nível de adrenalina ter subido de imediato, após ter visto a rapidez e fluidez de movimentos, em ambos os modos. O primeiro modo que nos é apresentado é o da "nave espacial", em que controlamos a nave Quarp Jet e salvamos câmaras de criogénese por todo o espaço. Quebrando as leis da física, podemo-nos teletransportar para perto, chegando a espaços outrora bem delineados por paredes. Claro que, evocando o mítico Space Invaders, temos inimigos constantemente a bombardear o nosso espaço de voo, que temos de derrotar com as bombas.


Um par de níveis mais tarde, somos introduzidos ao modo "terrestre", em que andamos com a nossa personagem feminina, equipados com uma pistola e quebrando as mesmas leis da física, somos incitados a recolher cristais que alimentam a nossa nave.
Passado mais uns quantos níveis, a orgânica Navio-Terra é introduzida, em que secções do nível têm de ser percorridas a pé e outras de nave espacial.


Honestamente, a história é secundária, porque a construção dos níveis é bem pensada e apresenta-nos sempre um novo desafio, cuidadosamente estruturado no planeamento e na execução, levando o jogador a aprender as mecânicas e a dominá-las sem dar conta. No princípio, achava que os controlos eram ineficientes, pois queria que determinados botões fizessem determinadas ações, por achar mais confortável, mas rapidamente me habituei e não podia estar mais familiarizado com eles do que o que estou atualmente.

Mas uma coisa é disposição, outra coisa é rigidez e estreitamento dos controlos: nunca deixei de fazer uma ação ou a ser penalizado pelo jogo por nada mais que pura descoordenação da minha parte. Há zonas dos mapas terrestres que temos de ser precisos no tempo que abrimos certas portas, na ordem indicada, deixando uma pequena margem de tempo para ultrapassarmos o desafio. É nestas situações que se consegue avaliar a precisão dos controlos, que apenas me deixam a pensar que talvez tenha de praticar mais platformers.


Falando em ordem de portas, grande parte dos níveis da Nave requerem um pensamento encadeado, já que temos de utilizar as nossas ferramentas de teletransporte de longo alcance para voltarmos atrás no nível, de forma a realizarmos os procedimentos na ordem adequada para terminarmos com os bloqueios nas passagens de algumas zonas. Também esta mecânica é (de uma forma de mestre) utilizada nas batalhas com os bosses. As batalhas com os bosses (na verdade é sempre o mesmo boss, mas de dificuldades e recursos diferentes) são um derradeiro teste à nossa pletora de ferramentas, que nos levam a flashar, bombardear, disparar e pensar rápido.

O jogo é feito para perfeccionistas, pois no ecrã final de cada nível damos conta de quantos tripulantes salvámos, de quantos cristais apanhámos, quantos pontos alcançámos e, o meu nemesis, quanto tempo demorámos a completar o nível, cada um deles com uma pontuação de 1 a 3. Caso alcancemos o nível 3 em cada categoria somos felicitados com um "perfect". Escusado será dizer que afundei mais tempo quanto quero admitir a reduzir aqueles marginais segundos até alcançar a pontuação máxima de tempo em alguns níveis.


Joguei o Velocity 2X na Nintendo Switch, quase sempre em modo portátil, por ser um jogo que dá para jogar em curtas sessões de pura diversão, e alguma frustração por ser tão mau jogador deste género. Nunca achei que os níveis fossem uma repetição sem fim do mesmo material, pois a dificuldade foi sempre aumentando e houve sempre novas mecânicas a serem introduzidas. Este é um bom jogo para se ter em formato digital e ir desfrutando nas filas da cantina.

Velocity 2X vem trazer a mistura destes dois géneros à rainha dos indies, que graciosamente fornece o seu ecrã e comandos para que possamos desfrutar deste jogo tão bem conseguido. Um jogo obrigatório para quem gosta de adrenalina e fast-paced games.


Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports