Mega Man 11
No caso de não conhecerem a série (o próprio jogo presume que existem quem não conhece) este é um jogo de plataformas e tiros onde controlamos Mega Man. Este jovem robô está devidamente acompanhado com o seu Mega Buster e passamos a maior parte do tempo a segurar o botão de ataque para que, quando o largamos, lançamos um ataque devastador! Depois existem 8 robôs boss que quando derrotados passamos a usar a sua habilidade especial, e desta vez Mega Man não se limita apenas a mudar de cor e ganha uma armadura diferente que é apenas estético, mas é um toque interessante.
Existe um bocado de história pelo meio do jogo, desde uma "longa" apresentação, uma sequência de história breve pelo meio e uma conclusão bastante rápida. O elenco conta com alguns rostos familiares, mas não tantos como gostaria de ter ou que ainda não os descobri, pois não sei até que ponto há segredos bem escondidos. Mesmo assim há coisas que vão apelar aos fãs da série como as ilustrações no estilo clássico da série, ou vozes tanto em inglês como japonês. Inicialmente joguei em inglês, o que rapidamente me fez lembrar dos (maus) exemplos que Mega Man trouxe, a nível de qualidade de voice acting. Já ao mudar para japonês as vozes lembram desenhos animados infantis, o que encaixa bastante bem no espírito do jogo.
Parece que estou a descrever um jogo hardcore ou impossível, mas não. O jogo tem o nível de desafio com que os fãs da série contam e os mais inexperientes têm à disposição dificuldades bem mais fáceis para que consigam ver a aventura toda até ao fim. Sendo feito à imagem dos Mega Man clássicos, existem 8 diferentes cenários e um último em que enfrentamos o boss final do jogo. Sendo que cada nível consegue ser bastante curto, este é um jogo que pode ser acabado numa tarde apenas e passamos a maior parte do tempo numa tentativa erro até chegar ao fim de cada nível. Até ver também não existe propriamente muito replay value, para além de tentar concluir o jogo no maior nível de dificuldade, mas isso é mais um desafio auto-proposto por mim, do que propriamente algo que nos é incentivado.
Partindo para a conclusão, Mega Man 11 é um jogo digno de destaque dentro da série, que dá vontade de jogar apenas pelo gozo da coisa, mesmo entre momentos de frustração. Contudo podia haver mais conteúdo, níveis extra para além dos típicos 8 mais um final, ou talvez certas personagens ausentes marcarem presença, mas se isto é indicação de continuarem a série, agora que o motor de jogo está mais que pronto, estou cá para receber um Mega Man 12!
Nota: esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Ecoplay.