Ghost of Tsushima Director’s Cut


Ghost of Tsushima, um dos melhores jogos do ano 2020 e também um dos melhores no catálogo da PlayStation 4, recebe agora uma nova versão "Director's Cut", disponível tanto para a mesma consola como para a nova PlayStation 5.

Mas o que é, afinal, um "Director's Cut"? Expressão habitualmente utilizada no cinema, esta corresponde a uma versão posterior de um filme já existente, mas aqui criada tal e qual como era pretendido pelo realizador. A criação das duas versões pode ter diversos motivos, embora o mais frequente seja a editora pretender uma versão mais compacta para as salas de cinema, cortando assim partes que considera menos relevantes. Outras vezes, as edições são mais profundas, desviando do que era a intenção do realizador, justificando assim a publicação do original, como foi o caso recente do Zack Snyder's Justice League, popularmente conhecido como "Snyder's Cut".


Antes que se pense que algo semelhante aconteceu com Ghost of Tsushima, importa referir que esta é apenas uma jogada comercial, uma expressão sonante para se destacar de uma mera edição "completa" ou "especial". Este ainda é, então, o excelente Ghost of Tsushima de 2020 com todas as as atualizações entretanto lançadas, mas agora em conjunto com uma nova expansão que nos leva à Ilha de Iki, e mais algumas novidades. Comecemos por aí.

Quem optar pela versão para a PlayStation 5, plataforma na qual a temos estado a testar, poderá contar com uma resolução 4K dinâmica bastante fluída. Não é propriamente um "remaster", mais um pequeno upgrade a um jogo cujos visuais estão, sinceramente, longe de precisar de ser melhorados. Para quem usar um bom headset, a experiência torna-se mais imersiva graças ao "3D aúdio" que, num jogo de mundo aberto, permite mesmo "sentir" de onde vêm os sons e localizar os inimigos. Além disso, para quem quiser jogar com o áudio em Japonês, os developers sincronizaram os lábios das personagens com as vozes nessa versão.

Já em ambas as versões, foram adicionadas algumas opções de acessibilidade, que vão de encontro ao feedback que têm recebido dos jogadores, incluindo mapeamentos alternativos dos botões do comando.

Quanto à experiência em si, este é o mesmo jogo de aventura em mundo aberto, com uma envolvente história de honra, justiça e traição, num extraordinário ambiente que convida tanto à exploração, como a grandes combates recheados de ação. 



A Ilha de Iki

Como referido, esta é então a grande novidade do "director's cut", trazendo toda uma nova ilha para explorar, recheada de segredos, atividades e uma boa história de background. Sem entrar em grandes detalhes, este foi o local onde o protagonista passou a sua infância e parte da adolescência, pelo que além de novas ameaças, Jin terá também de enfrentar algumas memórias do seu passado. Seguindo as linhas da história principal, o enredo é bem construído e envolvente, mas também bastante independente - poderia facilmente ser lançado como um título em separado, mas aí teria de ser mais prolongado.

No que diz respeito à história em si, esta acrescenta cerca de 4 horas ao conteúdo principal, mas quem gosta de explorar terá muito mais à disposição, incluindo duas novas lendas (missões especiais que dão novos equipamentos) e várias sidequests. Uma ilha recheada de conteúdos que, certamente, farão as delícias até mesmo de quem já fez tudo o que tinha a fazer no jogo original, contando aqui com 8 a 10 horas de jogo adicional.

Para quem começar o jogo do zero, a Ilha de Iki ficará disponível a partir do segundo acto da história, chegando à região de Toyotama em Tsushima, ficando acessível a partir do mesmo menu onde se encontram as missões principais e secundárias.



Todos os jogadores

Além de todo o conteúdo que fez do original um jogo excelente, Ghost of Tsushima recebeu ainda um modo multijogador através de uma atualização, com o nome Legends. Este é um jogo totalmente à parte, que pode ser acedido a partir do menu principal, que se irá manter disponível neste Director's Cut, permitindo que todos os jogadores se possam juntar independentemente da versão e consola que tenham adquirido.

No próximo dia 3 de setembro, Legends irá receber um modo adicional de jogo chamado Rivals, no qual duas equipas irão competir contra vagas de inimigos, para ver quem consegue o melhor desempenho tanto a lutar, como a prejudicar os adversários. Além de disponível em todas as versões, Ghost of Tsushima: Legends será também vendido em separado na PS Store, por 19,99€.

Quanto ao Director's Cut, com todo o conteúdo, será possível adquiri-lo de várias formas:

  • Edição completa na PlayStation 4: 69,99€
  • Edição completa na PlayStation 5: 79,99€
  • Upgrade do original para PlayStation 4: 19,99€
  • Upgrade do original para PlayStation 5: 29,99€


Aquele que é um dos melhores títulos da PS4, facilmente se torna um título obrigatório neste primeiro ano da PlayStation 5, especialmente para quem não tenha já jogado o original. Quem tenha jogado, porém, encontra também aqui uma boa desculpa para regressar ao mundo dos samurai, graças ao conteúdo adicional. Honestamente, é caso para dizer que o que já era excelente, continua excelente!

Recomendamos também a leitura da nossa review do título original: Ghost of Tsushima.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 5, gentilmente cedido pela PlayStation. 


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