Piczle Puzzle & Watch Collection

Ora aqui está algo que não se vê todos os dias: uma coleção de consolas portáteis, dentro de uma consola que também é portátil.

Lembram-se do velhinho Game & Watch? Pois bem, a Score Studios desenvolveu não uma, mas 3 pequenas portáteis "retro", a Piczle Puzzle & Watch Collection! Não se enganem, são 3 consolas totalmente virtuais, num só título para a Nintendo Switch. A ideia, porém, é que pareçam mesmo experiências reais, com todo um "unboxing" incluído. Isso mesmo: antes de começar a jogar, é preciso retirar as pequenas consolas das suas caixas, num pequeno vídeo de apresentação para recriar essa experiência. Outro pormenor delicioso é o facto de cada uma conter o seu manual de instruções, recriado como se fosse mesmo real, incluindo a explicação de como trocar as baterias, por exemplo.

Infelizmente, o grande problema está no grafismo, no que diz respeito às consolas em si: apesar de todos os pormenores, elas simplesmente não parecem reais. A tentativa é boa, utilizando o sensor de movimentos da Nintendo Switch para alterar o reflexo da luz, por exemplo, mas em momento algum se torna convincente.

Mas falemos dos jogos em si, pois cada consola traz o seu conjunto de puzzles:



Em PICZLE Cross, estamos perante um conjunto de puzzles "nonogram", também conhecidos como "picross". Estes consistem em, a partir dos números indicados nas linhas e colunas de uma grelha, descobrir quais são os quadrados a "pintar", ou a marcar como "não pintar", até se resolver o puzzle revelando uma imagem em pixel art. Com 200 puzzles à disponsição, é possível jogar em modo "Game A" onde só se pode errar 3 vezes, ou em "Game B" sem essa restrição.



Já em PICZLE Loops, o desafio é criar uma única linha fechada no interior de uma grelha, respeitando as instruções apresentadas nos quadrados, que indicam o número de lados desse quadrado que devem ser pintadas. Ou seja, se um quadrado diz "0", a linha não pode passar por nenhum dos lados, enquanto que ao dizer "1", ela terá obrigatoriamente de passar um por um dos quatro lados, e apenas um. Para ajudar, é possível também ir marcando com uma cruz os locais onde a linha não poderá passar. Aqui, o "Game A" traz 36 puzzles de dificuldade baixa a média, e o "Game B" mais 36 puzzles que vão de médio a difícil.



Finalmente, em PICLE Pattern, o desafio é algo que até parece simples, mas rapidamente pode causar um ataque de nervos. É mesmo simples: há uma grelha de 5x5, que começa toda em branco, e teremos de a pintar. O problema é que o "pincel" é uma cruz de 5 quadrados, que alterna a cor de todos os quadrados em baixo. É possível levar o centro da cruz até qualquer quadrado da grelha, mas todos os que o rodeiam serão afectados, pelo que será frenquente estar "quase tudo"... só que não. E sim, é só um problema matemático, para qual depois de aprender o padrão será sempre mais fácil, mas este é só o "Game A". No "Game B", o objetivo é o mesmo, mas começa já com alguns quadrados pintados de forma aleatória. Lá se foi o padrão!

Todo o jogo pode ser controlado via botões, ou através do ecrã tátil da Nintendo Switch, premindo diretamente nos botões das portáteis. Infelizmente, tanto em termos de menus, como a própria atribuição de botões (físicos), o jogo poderia estar um pouco melhor desenvolvido, mesmo mantendo todo o ambiente "retro" das consolas em si.


Com um preço acessível desde o lançamento, esta é uma experiência peculiar dedicada a quem gosta de puzzles e quebra-cabeças, a tentar simular as portáteis de outros tempos. Mas cuidado, não toquem diretamente no ecrã, podem causar danos no LCD!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Rainy Frog.

Latest in Sports