Yonder: The Cloud Catcher Chronicles


Yonder: The Cloud Catcher Chronicles é um título de exploração e aventura sem qualquer tipo de malícia, isto porque, não existe qualquer tipo de combate durante toda a aventura.


A história começa com o protagonista num barco rumo à ilha de Gemea, que outrora fora a sua casa. Durante a viagem ocorre uma tempestade que destrói por completo o seu meio de transporte, deixando todos os passageiros espalhados algures nesta ilha paradisíaca. Antes de voltar a ele, o nosso aventureiro acorda num reino do sonho mágico onde é apresentado a um "Sprite", um ser mágico de aparência mitológica, que o incube de encontrar os seus pequenos irmãos pela ilha, com o intuito de derrotar uma substância maligna, Murk, que recentemente cobriu partes da Ilha.    

Todos os habitantes desta localização parecem bastante conformados com a presença desta substância obscura que se apresenta pouco ameaçadora e que impede a passagem do jogador enquanto não limpar o vestígio de Murk do ponto específico que foi capturado. Estes pontos podem ser casas, locais de passagens para locais como pontes, túneis, etc. Para proceder à limpeza é necessário um certo número de Sprites que são capturados em locais específicos.De notar que estes pontos não estão especificados no mapa, de maneira que o jogador terá mesmo de colocar as suas pernas ao trabalho e explorar cada recanto da ilha.  


 

Uma história genérica sem qualquer tipo de desenlace durante a continuação da aventura, deixando o ponto mais importante para a parte da jogabilidade, que infelizmente também não apresenta nada de novo em títulos do género. No entanto, apresenta uma variedade de géneros que de certa forma podem ser apetecíveis para contornar a monotonia.

Desde farm simulator, passando por pescarias junto ao rio ou mar aberto, aventuras no mundo aberto, ou até construir uma quinta deixa um bocadinho de algo especifico para toda a gente.   

O principal objetivo torna-se o de ajudar todas as guilds espalhadas pelas diversas regiões. Para isso é necessário ingressar em pequenas missões apresentadas pelos aldeões. De notar que temos ao nosso dispor toda uma panóplia de ferramentas, machado, picareta, um martelo e uma foice, que ajudam na tarefa de reunir recursos. A adicionar a isto é possível construir objetos específicos com a junção destes recursos anteriormente mencionados. Se esta tarefa se tornar demasiado complicada é sempre possível recorrer ao vendedor da aldeia. De notar que o vendedor de cada aldeia terá itens distintos, já que as guilds são separadas por temas: a guild dos alfaiates, que trabalham com tecidos a guild dos carpinteiros, que trabalham com todo o material inerente a esta atividade, etc. 

 


Todo o ambiente está muito bem conseguido, conseguindo por vezes impressionar em certos pontos. O estilo artístico reminiscente de títulos como por exemplo o Breath of The Wild e a luz e as sombras de cada momento do dia adicionam uma alma vibrante ajudando a criar vibes bastante acolhedoras.

 

Acolhedor é o adjetivo correto quando se fala de Yonder: The Cloud Catcher Chronicles. Infelizmente apresenta um gameplay bastante mediocre que não faz juz ao ambiente vibrante apresentado ao jogador. Acredito que haja um nicho de jogadores que sintam algo especial por este título mas, infelizmente, eu não fui um desses casos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PS5, gentilmente cedido por Merge Games.

Latest in Sports