Road 96


Uma aventura narrativa mutável, que evolui com as nossas escolhas e que se torna mais nossa a cada diálogo.


Um país tiranizado, assombrado por um ataque terrorista que culminou num desastre que polarizou ainda mais o ambiente político. No ano de eleições, o nosso caminho na proverbial estrada 96 leva à fronteira e à possibilidade de escape para um sítio melhor. Pelo caminho encontramos uma série de personagens, todos ligados à história de maneira diferente. Todos têm as suas motivações, ideais e maneira de ser transmitidos perfeitamente pelos maneirismos tanto na escrita como na animação e na voz.

O jogo começa com uma apresentação de todo este preâmbulo seguido de uma série de perguntas que afectam com qual dos vários personagens nos cruzamos primariamente. Apartir daí são as nossas opções e as nossas acções nos variados desafios (desde corridas a alta velocidade a resolver puzzles) que vão fazendo a história progredir. Os personagens que vamos sendo ao longo das várias viagens têm a sua relevância mas acabam por ser mais um narrador do que a engrenagem que faz aquele mundo andar.


Conforme o personagem, vamos tendo mais ou menos energia e mais ou menos dinheiro na carteira que condiciona imediatamente a maneira como progredimos. Se começamos sem dinheiro, andar à boleia e a pé é o ideal, ainda que seja necessário manter a energia para isso. Todos os ambientes têm algo para descobrir e os coleccionáveis e informações que encontramos pelo caminho estão cheios de detalhes, que eventualmente revelam a sua relevância.

Mais ainda, à medida que vamos progredindo a história do fantástico elenco que conhecemos, dependendo das nossas opções, podem dar-nos elementos permanentes que permitam fazer opções sem eles impossíveis. O caminho nunca é o mesmo, cada passo é dado numa direcção incerta e cria um ambiente de tensão e curiosidade sublime.Há partes muito tensas, e as opções que tomamos têm não só impacto naquela viagem particular mas como na de todas as outras que se seguem, sejam elas boas ou más.


O jogo tem um estilo visual cartoonizado, que ainda que pudesse ser mais polido, cria um foco nos personagens que no geral são bem mais detalhados que o ambiente. O trabalho da luz é notável em particular. A banda sonora é excelente, cobre variados estilos musicais que lentamente vamos associando a diferentes arcos e personagens e que os retratam na perfeição. O excelente voice acting e as animações tornam as personalidades palpáveis e toda a experiência muito mais imersiva.


Uma excelente história, que tornamos nossa e cada vez mais íntima a cada passo. Uma excelente demonstração do quão volátil, complexa e intrigante é a natureza humana e do que implica a liberdade.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido por Jasús Fabre.

Latest in Sports