Notícias Boardgames - Julho 2021

  

Artigo escrito por João Efigénia

Novos lançamentos 


As Ruínas Perdidas de Arnak

Como prometido, a Devir trouxe-nos a versão portuguesa de um dos jogos mais galardoados do último ano. Em Arnak, os jogadores são exploradores que lideram uma expedição numa ilha abandonada. Na sua exploração, irão encontrar artefactos perdidos e obstáculos mortais, com o objetivo de descobrir os segredos desta misteriosa ilha. Para este fim, o jogo implementa sistemas de worker placement, cartas e deck building, onde todas as ações são importantes e decisivas, desde utilizar equipamentos específicos a descartar uma carta em troca de um benefício. É um jogo de complexidade média, sendo a idade recomendada a partir dos 12 anos. Ah, e já vos falei dos dinossauros? E dos insetos gigantes?


Catan: Mercadores e Bárbaros

Esta expansão para Catan, lançada este mês pela Devir totalmente em português, é constituída por diversas pequenas expansões, como os Rios de Catan, a Rota das Caravanas ou o Ataque dos Bárbaros. Inclui também quatro novas variantes, com novas regras para dois jogadores, cartas de evento e outras surpresas. Grande parte destes componentes foram retirados de cenários anteriores e compilados nesta edição, sendo a grande novidade o cenário Mercadores e Bárbaros.


Anúncios


Colt Express Big Box

A Ludonaute anunciou este mês o lançamento de uma versão Big Box do seu Colt Express. Com esta versão, os jogadores terão acesso ao jogo base completo e às duas expansões já disponíveis: Horses and Stagecoach e Marshal and Prisoners. O jogo traz também, como seria de esperar, o famoso comboio 3D que serve como tabuleiro para toda a ação, e que promete ser o fator diversão da partida. Com este lançamento, os jogadores poderão (re)descobrir esta aventura de gestão de mão e programação de movimentos. Não se esqueçam dos chapéus de cowboy!


Eventos


Spiel des Jahres

O mês passado foi anunciado o vencedor do prémio Kinderspiel des Jahres (Jogo Infantil do Ano), Dragomino. Este mês ficámos a saber quem foram os vencedores dos outros dois prémios anuais atribuídos pela alemã Spiel des Jahres. Assim sendo, o vencedor do Spiel des Jahres 2021 (Jogo do Ano) foi MicroMacro: Crime City, um jogo cooperativo da Pegasus Spiele. O prémio do Kennerspiel des Jahres 2021 (Jogo Complexo do Ano) foi para Paleo, da Hans im Glück, também ele um jogo cooperativo.


DICE

Podcasts

Episódio 33 - AP em jogos de tabuleiro e como diminuir/eliminar

Neste episódio falamos da ínfame AP - Analysis Paralysis ou Paralisia da Análise: aquele momento em que o jogador congela enquanto pensa na sua próxima (ou próximas) jogadas, o que pode levar a uma perda de momentum e excitação no jogo. 


Episódio 34 - Criar jogos em Portugal (com David Mendes) 

Neste episódio conversamos com o David Mendes, fundador da editora Pythagoras, para percebermos como se criam e publicam jogos em Portugal: quais são as dificuldades, como é o processo, e falamos também de alguns títulos publicados pela editora.


Reviews de Julho

Tummple

Tulip Bubble

Gloomholdin'

Latest in Sports