Novos jogadores - O que fazer com eles?

Artigo escrito por Miguel Lourenço

Decerto que já vos aconteceu haver um amigo, um conhecido, alguém que em alguma altura da vida vos perguntou "Mas o que raio é isso dos jogos de tabuleiro que tu jogas?", e mais cedo ou mais tarde (normalmente é mais tarde) até se "rendem" e vão jogar qualquer coisa convosco. Mas põe-se a pergunta: o que levamos para a mesa? Há alguma espécie de regras sobre o que escolher, como explicar, etc? Proponho fazer aqui um pequeno tutorial de coisas simples para vos ajudar a acolher novos jogadores!

A preparação


Antes de mais, acho que estamos todos de acordo em que os jogos de tabuleiro devem ser uma boa experiência para toda a gente à mesa, certo? Estamos de acordo? Ok, vamos continuar!
Para criar essa boa experiência, vamos ter de fazer algumas perguntas a quem se junta. Por exemplo:
  • Já jogaste algum jogo de tabuleiro? (Monopólio não conta) 😁
  • Se sim, o que já jogaste, ou tens em casa?
  • (Para jogos de tabuleiro modernos) Tens alguma mecânica preferida? Gostas mais de competitivos ou cooperativos?
Estas perguntas, por muito básicas que sejam, dão o tom para um bom acolhimento. Vai ser uma muuuuito má experiência pôr o Lisboa na mesa se a pessoa nunca jogou um jogo moderno, e provavelmente não vai voltar.

Assumindo que queremos que as pessoas voltem a jogar convosco, continuemos para o passo seguinte: o que jogar!



O que jogar

Depois de sabermos mais ou menos o que os nossos novos jogadores já jogaram, ou eventualmente nada, vamos lá escolher um jogo. O jogo escolhido vai ser a primeira amostra dos jogos de tabuleiro modernos para muita gente, portanto escolham algo divertido, e talvez desafiante. Mas essencialmente divertido, para conseguirmos "fisgar" as pessoas para a próxima jogatana!

Talvez o Quacks of Quedlinburg, o Azul, pela ligação aos azulejos, o Sagrada, pela Sagrada Família de Barcelona... escolham um jogo que vos seja confortável explicar, e garantir que as pessoas não desistam a meio!

Ah, e se forem muitos, que tal optarem por um Party Game? Há imensos, divertidíssimos, e com vontade de jogar mais e mais! Vejam aqui no Meus Jogos o artigo que escrevemos sobre Party Games nestas férias de Verão!



Como explicar (e jogar)

Já escolhemos o jogo, já montámos o jogo na mesa (sim, este passo é importante), as pessoas já chegaram, vamos lá explicar o jogo!

Aqui ficam algumas dicas para quem explica um jogo a alguém mais inexperiente:

  • Não leiam o manual em voz alta. Muitas vezes, os manuais explicam de uma forma não muito amigável para quem joga pela primeira vez. Expliquem o jogo por palavras vossas, e sim, recorram ao manual se tiverem alguma dúvida sobre um pormenor.
  • A seguir a cada "parte" da explicação, façam uma pausa, deixem a informação entrar na cabeça de toda a gente, e perguntem se há dúvidas. Se houver, desfaçam todas as dúvidas antes de passar para a próxima parte.
  • No final, se quiserem, façam um mini-mini-resumo de tudo. Por exemplo, se explicaram um jogo em 20 minutos, no final, voltem a explicar em 3 minutos, para refrescar a informação e garantir que toda a gente percebeu.
  • Mesmo no final, voltem a perguntar se há dúvidas. Se não houver, 'bora lá jogar!

Ao jogar, não se preocupem em ganhar. Quero dizer, queiram ganhar, mas preocupem-se mais em garantir que os jogadores novos estão "dentro do jogo", e ajudem-nos se for preciso. Não há mal nenhum em, de vez em quando, tornar um jogo competitivo num mini-cooperativo, em que damos uma dica do estilo "De certeza que vais jogar isso? É que se fizeres isso, não te vai ajudar grande coisa. Se tiveres X ou Y, era bem melhor para ti!". A pessoa mais novata vai agradecer, e vocês não vão ter a sensação que o jogo não foi bom porque houve alguns erros de estratégia.


O final

O jogo termina, contam-se os pontos ou alguma outra condição de vitória, e... às vezes a pessoa novata ganha! Várias vezes porque vocês prestaram mais atenção à pessoa a quem estavam a explicar, e se esqueceram do que estavam a fazer (já me aconteceu várias vezes), mas está tudo bem! Para a semana explica-se outro jogo, e aí.... provavelmente perco outra vez! 😂


Latest in Sports