Picross S Mega Drive & Master System Edition


A famosa série de puzzles Picross, inteiramente dedicada aos clássicos da SEGA Mega Drive e a Master System. Sejamos francos: não havia maneira de correr mal!

Este é, provavelmente, o puzzle mais vezes mencionado e explicado aqui no Meus Jogos: tudo se resume a uma grelha de quadrados, cujas linhas e colunas têm números que indicam quantos quadrados seguidos devem ser lá pintados, havendo pelo menos um espaço entre eles. Por exemplo, numa grelha de 5x5, os números "2 2" significam que essa linha (ou coluna) terá dois quadrados pintados, um espaço em branco, mais dois quadrados pintados. Fácil: faz 5, por isso a resposta é óbvia! Mas se uma linha dessa grelha tiver apenas um "1 1", por si só não será o suficiente, pelo que se terão de ver como a informação das colunas pode afectar essa mesma linha. E isto é apenas a base destes "nonogramas", cujas grelhas no jogo irão variar entre os básicos 5x5 e os mais complicados, de 20x15.

Mas se, ao todo, já existem 6 títulos "Picross S" na Nintendo Switch, cada um com centenas de puzzles para resolver, o destaque deste novo jogo vem logo no título: puzzles e puzzles dedicados às velhinhas consolas da SEGA, a Mega Drive e a Master System.

Sim, na prática, só muda o tema, mas este é um daqueles casos onde o tema faz mesmo diferença: afinal, em cada puzzle, o resultado final irá revelar um belo sprite de um jogo dessas consolas, devidamente identificado com o jogo ao qual pertencia. Ou seja, muitos destes puzzles, além da habitual satisfação de ficarem resolvidos, trazem consigo todo um bónus de nostalgia!

Ao todo, há 59 jogos aqui representados, incluindo séries como Alex Kidd, Streets of Rage, Golden Axe, e, claro, Sonic the Hedgehog, em mais de 400 puzzles para resolver.

Tal como nos títulos mais recentes da série Picross, este jogo conta com mais três modos de jogo além do "standard":

  • Em Mega Picross, a dificuldade aumenta com algumas dicas a ocupar duas linhas ou duas colunas: os meganúmeros. Um meganúmero que tenha, por exemplo, um 3, significa que há 3 casas seguidas a pintar, mas a ocupar duas linhas (como se fosse um "L"). 
  • Já no Color Picross, o desafio é ainda maior! Como o nome indica, são puzzles coloridos, nos quais cada número representa a cor indicada, tendo assim de se pintar toda a grelha, alternando entre cores.
  • Finalmente, o Clip Picross, é na realidade um modo simples, que vai desbloqueando à medida que se avança no Picross normal. A diferença é que, em vez de representar uma imagem, cada puzzle é apenas uma parte de uma imagem maior, que só será revelada após a resolução de todos os puzzles no interior.

Apesar de ser fácil associar um puzzle deste género a apenas um jogador, é possível partilhar os comandos da Nintendo Switch e jogar a dois, dependendo dos jogadores se vão interpretar isso como algo cooperativo... ou uma competição, pois o jogo indicará quantos quadrados cada um deles pintou.

Importa ainda referir que o jogo conta com tradução em Português PT-BR, que certamente ajudará os mais pequenos a aprender o funcionamento destes puzzles. Há, porém, alguns bugs estranhos numa legenda ou outra, que certamente não serão encontrados na versão em Inglês. Como habitual nos jogos desta série, há também várias opções que permitem aumentar ou reduzir a dificuldade, ao ligar e desligar modos de assistência que vêm incluídos.


Um jogo de puzzles viciante e desafiante, carregado de uma boa dose de nostalgia.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Jupiter.

Latest in Sports