Shadowverse: Champion's Battle


Para os fãs de Yu-Gi-Oh, a Nintendo Switch acaba de receber um jogo com as suas semelhanças, Shadowverse: Champion’s Battle que consiste exatamente em batalhas com cartas que contam com os seus atributos e, para aguçar a curiosidade, quem gosta de assistir a animações japonesas, este jogo tem também uma adaptação anime a acompanhar o lançamento do jogo.

Na prática, Shadowverse: Champion’s Battle é um novo jogo, baseado na série de animação criada em torno do jogo Shadowverse original, disponível para PC e mobile, em busca de uma nova audiência na Nintendo Switch. E podemos desde já afirmar que, apesar de tudo parecer um pouco confuso no início, o jogo irá facilitar bastante para ajudar a aprender as mecânicas, e assim acaba por ser uma experiência para todos. Um jogo de combates de cartas que engloba elementos de RPG e estratégia, com uma história simples e acessível.

Antes de começar, temos a oportunidade de escolher entre um rapaz ou rapariga indicando também o nome que desejarmos. Após este menu básico, damos o primeiro passo no jogo, chegar à nova escola, visto que temos controlo de um estudante que acabara de ser transferido para a escola Tensei Academy. Aqui, o nosso protagonista irá no primeiro dia criar novos laços de amizade e aprender os comandos básicos do jogo.


Após o término das aulas, os colegas de turma juntam-se e ensinam ao nosso protagonista como jogar, usando o seu dispositivo móvel. A primeira partida é um tutorial feito para vencer, entretanto outra batalha dá início e ensina alguns dos truques a ter em conta. Com algum diálogo à mistura, o protagonista percorre a escola com o seu recém melhor amigo de nome Hiro. É ele que ensinará tudo aquilo que o jogador terá de realizar ao longo desta jornada.

A escola é pequena mas vívida, muitos alunos por todos os corredores e jardim, quase todos podem ser abordados, a interação com eles dá a possibilidade de realizar partidas e ao vencer, 3 cartas farão parte do vosso deck. É necessário preencher o deck para estar pronto e efetuar as batalhas mas, como dito anteriormente, o tutorial faz um bom trabalho a identificar quais as funções e painéis a selecionar para ter acesso ao deck e verificar o que se encontra em falta.



No jardim da escola existe um monitor pelo qual através deste, é possível realizar compra de um conjunto de cartas ou apenas uma unidade. Existe um bónus para quem jogar todos os dias e é também possível realizar combates online, o que é realmente espetacular tendo em conta que se trata de um jogo de cartas e pode, neste caso, ser jogado no modo TV ou portátil.

Mas nem tudo se passa na escola, o jogador terá a possibilidade passear pela cidade onde o jogador terá encontros inesperados enquanto a história se desenrola, enquanto se criam novos laços e se percorre o caminho para vencer o Campeonato de Shadowverse e assim, manter o Clube deste jogo de cartas vivo para as gerações futuras na escola Tensei.


 
Mesmo para aqueles que não forem grandes fãs do género mas querem dar uma espreitadela, o jogo conta com uma opção de dicas em qual carta jogar caso este esteja com dificuldades, porque as cartas são realmente imensas, cada uma com os seus atributos, se umas são para atacar, outras servem para defender. Por isso, não é propriamente necessário ser um profissional nas primeiras partidas, no entanto o jogador pode ganhar interesse em aprimorar por se tratar de um jogo viciante e estratégico, especialmente for para partidas online.


Shadowverse: Champion’s Battle é dirigido para todas as faixas etárias, embora tenha os mais novos como público alvo. Uma narrativa simples, engraçada, com personagens inocentes mas com uma paixão enorme pelo mundo do Shadowverse, este pode muito bem vir a ser um outro vício num futuro não muito distante pois o conceito é no mínimo interessante e este jogo exprime bem isso. Não sei se estaremos perante um novo "Beyblade" ou "Yu-Gi-Oh", mas o jogo está lá perto.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Marvelous.

Latest in Sports