Notícias Boardgames - Agosto 2021

 Artigo escrito por Marco Silva & Catarina Gonçalves

Notícias e Novos lançamentos 

Eléctrico de Lisboa 28 - O jogo de Tabuleiro


Para os apaixonados por Lisboa (e não só!), a MEBO Games anunciou o lançamento do seu próximo jogo “Eléctrico de Lisboa 28”. Neste jogo, os participantes irão percorrer Lisboa com o famoso Eléctrico 28, apanhar passageiros e levá-los a visitar alguns dos monumentos da cidade. 

A complexidade do jogo é média, e podem jogar entre duas a quatro pessoas, com idade recomendada superior a dez anos. 

Este é o primeiro jogo criado pelo Pedro Santos Silva, o que adiciona mais um nome português à lista de criadores de jogos de tabuleiro.

Hercules - Mais uma Novidade planeada para 2022


Para 2022, a MEBO Games tem mais uma novidade planeada. O novo jogo “Hercules” é um jogo familiar, onde podem participar entre um a quatro jogadores. O objetivo é ajudar os aprendizes de Hércules a realizar os seus 12 trabalhos, através dos dados e de operações matemáticas. Mas não fica por aqui. Como não podia deixar de ser, ao longo do jogo, os participantes vão poder contar com o apoio de Semi-Deuses e o reconhecimento dos Deuses do Olimpo.

Este é o primeiro jogo criado pelo Fábio Lima, conhecido pelo seu canal de jogos de tabuleiro Playing Season e que com este jogo se estreia como criador.

E agora, o que falta? Começar a contagem decrescente para 2022!


Lançamento Paleo em Português 



Um dos próximos lançamentos da DEVIR será o jogo PALEO, totalmente em português. O jogo que ganhou este ano o prémio Kennerspiel des Jahres 2021, é um jogo de aventura cooperativo, que se passa na Idade da Pedra, e pode ser jogado entre um e quatro jogadores, com idades a partir dos dez anos. 

Em PALEO, os jogadores devem completar as missões necessárias para alcançar o objetivo principal: pintar um mamute na parede para registar a sua existência. A parte difícil? Conseguir não morrer. 


Anunciada Capa do Twilight Struggle: Red Sea – Conflict in the Horn of Africa



Anunciada este mês, esta é a capa da sequela do famoso jogo Twilight Struggle (número 13 do ranking do Board Game Geek) que desde 2005 não tinha nenhuma sequela. Em Twilight Struggle: Red Sea – Conflict in the Horn of Africa,  é de notar a mudança da zona no mapa do muro de Berlim e do tema da Guerra Fria para um mapa da zona Este Africana, junto ao Mar Vermelho, com a Somália, Quénia, Sudão, Etiópia, etc... 
Sabe-se anda pouco sobre este jogo, mas uma novidade anunciada é que o sistema de jogo será mantido, e até que as cartas do jogo original podem ser usadas nesta sequela e vice-versa. Por isso vamos todos ficar atentos para mais anúncios e novidades deste emblemático jogo de estratégia.

Anunciada campanha de financiamento do Masters Of The Universe: Fields Of Eternia



Para muitos de nós, o He-Man fez parte da nossa infância e dos desenhos animados que nos lembramos de acordar de manhã para ver. Provavelmente impulsionado pelo lançamento do reboot da série pela Netflix, a Archon Studio decidiu lançar uma campanha no Gamefound para criar esta versão de jogo de tabuleiro baseado nesta série. A campanha foi lançada este mês e possivelmente ainda conseguem fazer um late pledge se estiverem interessados. É um jogo de 1-6 jogadores, recheado de batalhas e com miniaturas por todo o lado!

Cuphead Fast Rolling Dice Game


Este mês foi anunciado o jogo de tabuleiro inspirado no emblemático videojogo CupHead (que podes encontrar a review aqui no site do MeusJogos). Em Cuphead Fast Rolling Dice Game, os jogadores trabalham cooperativamente para conseguir derrotar uma série de inimigos e bosses de um conjunto de decks de missão. O jogo, tabuleiros e cartas é completamente inspirado no estilo artístico de desenho à mão de 1930 que tornou o Videojogo tão icónico.

Expansões e Anúncios

Anunciada a Capa do jogo Weather Machine



Ficou este mês conhecida a capa do novo jogo de Vital Lacerda, com arte de Ian O'Toole e que será publicado pela Eagle-Gryphon GamesWeather Machine será lançado em Kickstarter algures este ano, mas ainda sem data de lançamento. Fiquem atentos pois um jogo desta dupla fantástica é sempre algo a ter debaixo de olho!

Anúncio da Capa do jogo Pessoa

Este mês também ficou conhecida a capa do novo jogo de Orlando Sá, publicado pela PYTHAGORAS, o Pessoa, com arte da Marina Costa. Este jogo será lançado ainda este mês e as pré-vendas vão abrir em Agosto, por isso fiquem atentos à pagina da editora.
Em Pessoa, vestimos a pele dos diferentes heterónimos do famoso escritor Português Fernando Pessoa. O jogo consiste em procurar inspiração para escrever versos para construirmos poemas e pontuar o máximo número de pontos. Na sua essência, é um worker placement mas com umas dinâmicas muito únicas para cada heterónimo, tornando-o ligeiramente assimétrico e muito interessante. Fiquem atentos pois é um jogo que promete ir à mesa muitas vezes!

Novidades MEBO em Setembro



A editora portuguesa MEBO Games anuncia este mês que em Setembro vão estar disponíveis os jogos DragominoKingdomino e Kingdomino Origins, todos de Bruno Cathala e da colecção Kingdomino, com regras traduzidas para Português e Castelhano. Para os fãs do original e que queriam conhecer estas variantes, esta pode ser uma oportunidade de o fazer com acesso ao jogo em Português.

Eventos

A GenCon está a chegar e os bilhetes online estão à venda



GenCon irá realizar-se de 16 a 19 de Setembro e terá um formato híbrido, com componentes online e presenciais. As inscrições já estão abertas para a componente online a partir deste mês de Agosto por isso podes adquirir o teu bilhete para esta grande conferência.  A maior parte do evento online será gratuito, contudo existem salas e pequenos eventos com lotação limitada e para as quais terás que adquirir um bilhete, por isso dá uma vista de olhos ao catalogo e vê para que salas gostarias mesmo de ir e garante o teu lugar. Os preços dos bilhetes para cada sala são bastante reduzidos (entre $2 e $20) por isso aproveita, e claro a componente gratuita é sempre de aproveitar, por isso garante o teu badge.
Para quem não conhece, a GenCon é uma das maiores conferências sobre jogos de Tabuleiro e TTRPG da América do Norte. Existe também um espaço na conferência para videojogos, por isso há jogos para todos os gostos.

Jogos de Tabuleiro na Feira do Livro de Lisboa


A 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai ter lugar entre o dia 26 de Agosto e 12 de Setembro de 2021, no local habitual: Parque Eduardo VII. 

DEVIR marcará presença, como é já habitual, com o seu stand próprio (C51), que se situa entre o Auditório Nascente e a Praça Laranja, apresentando o seu catálogo a preços vantajosos, e os imperdíveis Jogos do Dia.

Também a MEBO Games irá marcar presença no seu próprio stand (D06), que se situa perto da Praça Azul perto da Entrada/Saída do lado direito do parque. Vão certamente poder encontrar as suas novidades com os descontos que já é hábito nestas feiras!

Aproveitem para apostar na cultura em todos os níveis, livros e jogos de tabuleiro, uma combinação fantástica!

DICE

Podcasts



Um episódio mesmo muito interessante em que esta vossa equipa favorita partilha as histórias de como aprendem e ensinam jogos de tabuleiro, com histórias mesmo muito divertidas aqui partilhadas! Não vais querer perder!



Este foi um episódio épico, com um incrível convidado, o campeão de jogos de tabuleiro Ricardo Jorge Gomes, que não só é um grande jogador mas também um grande contador de histórias. É um episódio que levanta o véu sobre os torneios internacionais e nacionais de jogos de tabuleiro. Não percas este grande episódio!

Videos de Agosto 

A DICE Cultural lançou um conjunto de vídeos novos no seu canal de Youtube com várias reviews em vídeo que vais adorar conhecer! 


Reviews de Agosto

Se ainda não viste, este ultimo mês foi recheado de novidades interessantes!

Fontes: 



Latest in Sports