Carrossel

 


 Artigo escrito por Marco Silva

Hoje trago-vos um jogo que fala de algo que se calhar já nem nos lembramos de ver ao vivo, os carrosséis. É verdade, existe um jogo de tabuleiro muito interessante e divertido inspirado nesses mágicos momentos que de certo todos tivemos nos santos populares da nossa terra. 

Carrossel é um jogo português criado por António Sousa Lara, e publicado pela MEBO Games em 2019, equipa que já lançou um outro grande jogo internacionalmente conhecido e até premiado, o famoso Estoril 1942 que já foi alvo de análise aqui no site. É também um jogo que eu pessoalmente e a nossa equipa de playtesters da DICE Cultural tivemos o prazer de ver crescer desde o tempo do seu protótipo.

A inspiração deste jogo do ponto de vista temático é exatamente o negócio de gerir um Carrossel. Os jogadores vestem a pele de herdeiros de um carrossel, em que o nosso pai decidiu deixar esta herança ao filho que provar que consegue gerir melhor o negócio. Para isso, terá de provar que consegue receber o maior número de pontos pelos grupos de clientes que consegue receber. Todas as ilustrações e componentes são altamente temáticos e o jogo montado na mesa sem dúvida nenhuma que transmite esse clima e tema.


Antes de vos falar dos pontos mais característicos e unidos das mecânicas de jogo que certamente vão gostar de conhecer, tenho de vos falar da qualidade dos componentes. desde o tabuleiro grande em 2 peças com uma parte circular que assenta sobre um tabuleiro quadrado, em cartão de boa qualidade, às dezenas de peças de atrações diferentes, desde cisnes, tigres e os típicos cavalos, todos com stands de plástico transparente para não perturbar a integração gráfica com o tabuleiro, as cartas também decoradas, os protetores de cada jogador a imitar os balcões de compra de bilhetes destas atrações, e até um pormenor delicioso no centro do tabuleiro que fica em relevo. Todos estes pormenores são incríveis na mesa, e mesmo sem saber do que se trata o jogo nem como jogar já ficamos curiosos.

Vou-vos agora falar de algumas das mecânicas únicas que este jogo tem que acredito que vão gostar. A forma como jogamos é escolhendo uma posição para "instalar" uma nova atração. Em cada turno, apenas instalamos uma atração numa das posições disponíveis, e logo a seguir o tabuleiro roda, tal como aconteceria num carrossel, e nós na jogada seguinte passamos a ter as posições que estavam no jogador à nossa esquerda, jogamos com esse tabuleiro por um turno, e depois volta a rodar. É estranho não é? mas pensem que, para conseguirmos pontuar, precisamos de ter forma de ter as 3 peças/atrações seguidas num dado momento à nossa frente para que os 3 clientes que temos na nossa entrada consigam entrar no carrossel. No fundo, os grupos de 3 são amigos que querem entrar juntos, e estamos a jogar para encontrar forma de lhes dar esse conjunto de 3 peças livres para eles entrarem. Então, a mecânica de planeamento é mesmo essa, nós jogamos para nós, mas também a contar com os jogadores à nossa direita e, se conseguirmos, tentar também bloquear o jogo de quem está à nossa esquerda. Este facto sozinho torna o jogo muito interessante e estratégico, com uma componente de planeamento muito interessante sem se tornar pesado nem complexo.

Outro aspeto muito interessante e único são as "ações especiais" que ganhamos por conseguir satisfazer os pedidos dos clientes. Cada tipo de cliente tem um poder especial que, ao conseguirmos conquistar esse ponto por fazer entrar esse cliente passamos a poder usar, criando uma dimensão muito interessante ao jogo para conseguir melhorar as hipóteses que temos, e tornar o jogo sempre interessante até ao final.


Finalmente, um último aspeto que gostaria de realçar para vocês que é um twist delicioso no jogo, que é o facto de, algures a meio do jogo, o carrossel muda de direção e jogamos a segunda metade do jogo a receber o jogo de quem estivemos a dar jogo. Assim, ninguém se pode sentir prejudicado o jogo todo e cria um equilíbrio fantástico na mesa.

Existem muitas outras particularidades deliciosas, mas vou tentar falar delas usando a nossa Framework D.I.C.E.

Avaliação D.I.C.E.

Dinâmica

Os aspetos todos já referidos no jogo, de o tabuleiro rodar e de mudarmos a direção de rotação do jogo sozinhos já seriam suficientes para considerarmos o jogo muito dinâmico do início ao fim. Mas ainda em cima desses fatores, o próprio jogo em si tem uma componente de jogo simultânea, em que a decisão de qual peça jogar em que posição é decidida por todos os jogadores ao mesmo tempo, e depois dessa decisão, o tabuleiro roda e é colocar uma nova peça e rodar. O jogo avança mesmo rapidamente, tanto que até temos que ter muita atenção para validar que não conseguimos preencher uma linha ou coluna onde os nossos clientes podem entrar. Não é de todo um momento lento no jogo, e como é muito visual, vemos coisas a mexer e o tabuleiro a ficar cada vez mais preenchido, não é de todo um jogo lento ou aborrecido, apesar de uma componente de planeamento forte. Contudo, como temos de contar com as jogadas dos outros, existe sem dúvida o risco para grupos de jogo em que existem muitas pessoas com algum AP (Analysis Paralysis) para isso poder se fazer sentir, mas será aí que o turno simultâneo irá ajudar a mitigar um pouco esse facto.


Integração Temática

A todos os níveis, este jogo tem o tema do carrossel bem visível, desde os componentes, o design, a própria caixa e manual, até mesmo os protetores secretos dos jogadores são mesmo muito temáticos. Mesmo assim, a componente de mecânica de rodar o tabuleiro é sem duvida a cereja no topo do bolo que nos faz sentir mesmo muito esta integração temática. É sem qualquer dúvida a mecânica certa para este tema, e o tema certo para esta mecânica.


Complexidade

A mecânica base do jogo não tem nada que saber e é mesmo simples de entender e explicar. Contudo, o jogo pode-se fazer sentir um pouco complexo pelas particularidades das ações especiais que são específicas de cada tipo de cliente, e a componente de planeamento que temos que ter em conta nas nossas jogadas. A iconografia ajuda imenso a diminuir a complexidade pois é mesmo muito clara, e como só existem 4 tipos de clientes, tudo isso se torna muito mais simples, e o planeamento é uma componente que podemos considerar mais avançada. Não precisamos de nos focar demasiado nessa componente e vamo-nos divertir muito na mesma. Por essas razões, não é um jogo muito complexo mas tem potencial para ser desafiante para quem for um gamer mais experiente se assim quiserem.


Entretenimento, Design e Arte

Design e Arte são sem dúvida dos pontos mais fortes e visíveis do jogo, desde a arte da caixa, tabuleiro, componentes e até do manual estão todos muito bem trabalhados e conseguidos. Mas a coisa que pessoalmente considero mais importante é se o  jogo é divertido e isso é sem dúvida um sim! O jogo não é demasiado demorado, joga-se bem desde 2 a 4 jogadores sem se tornar demasiado longo em nenhum dos casos, apesar de pessoalmente preferir sem dúvida jogar o jogo a 4 jogadores e sentir que a 2 jogadores a componente de rotação do tabuleiro perde-se um pouco.


Considerações Finais

Estamos sem dúvida na presença de um grande jogo, muito bem conseguido, altamente temático e divertido. Não é um jogo complexo nem longo, e facilmente o enquadraria na categoria dos jogos familiares, contudo tem uma componente estratégica e de planeamento que irá satisfazer os jogadores que gostam de um pouco de desafio e conetividade. Não sendo um jogo muito longo e sendo muito agradável visualmente, é fácil de colocar na mesa com qualquer grupo que tenham, sejam mais ou menos experientes. 


Latest in Sports