Toodee and Topdee


Podes ter muitos amigos, mas poucos são aqueles que te ajudam a salvar o Universo.

Toodee and Topdee é uma aventura produzida por dois irmãos, Gonen e Ori, que mistura ação, 2D Platforming e Top-Down Puzzling de uma forma fantástica, com um senso de humor leve e um estilo gráfico bastante peculiar.


A história começa no início, literalmente no início do Universo e como os planetas foram criados por uma entidade chamada, Aleph. Cada mundo tinha as suas diferenças diferenciando-se das mais diversas maneiras dos restantes. Um mundo estava completamente em 2D e em que era possível saltar, enquanto que outro tinha a sua perspectiva de cima para baixo e onde os habitantes podiam mover caixas. Para manter o controle de erros, também conhecidos como glitches, Aleph criou Toodoo, a sua mão direita.

Entretanto as coisas começam a ficar um pouco fora de controlo e os planetas começaram de certa forma a ficarem bastante irregulares. Para ajudar a restaurar a ordem, Aleph criou o Semicolon, que colocou tudo de volta ao seu estado normal. Aproximando-se do fim desse processo de criação de novos mundos, Toodoo percebeu que o seu objetivo estava a chegar aos seus momentos finais. Decidiu assim roubar o tão importante Semicolon.



Tudo caiu no caos com a ausência do Semicolon. É aqui que encontramos os nossos heróis Toodee e Topdee, que nunca deveriam ser capazes de interagir um com o outro, porque são de mundos diferentes. Mas, uma vez que os seus mundos se fundiram, têm que trabalhar em uníssono para recuperar o Semicolon e restaurar o equilíbrio do Universo.

A jogabilidade é onde este jogo brilha. Cada fase é um quebra-cabeça único onde o jogador tem de alternar entre protagonistas e suas diferentes perspectivas para alcançar o objetivo. O fato de o jogador ter que conseguir esta proeza apenas com os controlos direcionais e um botão de ação faz com que pareça simples no início, mas rapidamente se descobre a profundidade de cada puzzle. Por vezes é uma tarefa herculiana chegar ao fim do nível, isto tudo, no bom sentido, claro.

Os produtores usaram brilhantemente cada aspecto da perspectiva e de como interagem entre elas de maneiras intuitivas. O jogador tem que pensar além da própria perspectiva e combinar os esforços de cada personagem para resolver tarefas que à primeira vista parecem triviais para um personagem. Imaginem ter que saltar de caixa em caixa, mas ser incapaz de a mover, tendo que confiar no outro personagem e na sua habilidade única de mover elementos presentes no "tabuleiro" para chegar a esse fim.



Existem 4 mundos, cada um com o seu tema especifico, antes de capturar o Semicolon. Cada um destes mundos é caracterizado por 20 etapas que aumentam em dificuldade e complexidade, culminando num encontro épico contra o Guardião daquele reino.

Para ajudar a criar a atmosfera, tenho que mencionar a banda sonora que se encaixa como uma luva e faz um trabalho incrível em transmitir o clima apropriado para a situação. Especialmente os temas contra o Bosses, eles são todos "bangers".

É possível desfrutar este título sozinho ou com um amigo, por meio de coop local ou remote play via Steam. Pessoalmente, eu recomendaria jogar em coop. Duas cabeças pensam melhor do que uma, e o caos adicionado dá um bom par de risadas.

 

Toodee and Topdee apresenta realmente algo diferente ao género puzzle-platformer. Em cada novo nível, há uma nova reviravolta que faz com que as coisas pareçam sempre novas e, de certa maneira, expande o que o jogador aprendeu nos níveis anteriores. Com 7 horas de jogo, muitas células cerebrais queimadas e muitos gritos de sucesso, ainda sinto vontade de repetir alguns níveis. Definitivamente, um título fácil de recomendar.

* Ah, é verdade, o jogo não termina com o retorno do Semicolon ao seu devido local. Há mais para descobrir, é só preciso tomar atenção às joaninhas. *


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido por Ryan Brown.

Latest in Sports