DariusBurst: Another Chronicle EX+



Chegou à Nintendo Switch e PlayStation 4 a adaptação de uma das mais antigas séries da renomada TAITO, Darius. Como os seus antecessores, também este título assenta na categoria de shooter alucinante, com uma banda sonora adequada a acompanhar.

Esta é a quinta versão de DariusBurst, lançado em 2009. Another Chronicle traz-nos o melhor dos quatro upgrades anteriores, inclusive as Event missions que apenas estavam disponíveis na versão arcade (de 2010) por um tempo limitado (cerca de 21 missões), assim como uma nova banda-sonora e uma escolha bastante variada de diferentes naves para o jogador. Em troca, apenas perde o Chronicle Saviors Mode.


EX+ coloca-nos na pele de um corajoso piloto que tem à sua disposição aeronaves que vão desde o Origin Silver Hawk (precisamente a máquina originalmente usada para defender a população do planeta Darius). Assault Silver Hawk Burst e 2nd Silver Hawk, até à Gaiden Silver Hawk e à Formula Silver Hawk. Fazendo uso das especificidades de cada uma das naves, o jogador deve proteger a galáxia do enorme cardume de inimigos que se escondem nas áreas mais nebulosas do espaço e cujo único objectivo passa pela conquista e pela destruição.

Origin é a mais básica das máquinas, incapaz sequer de usar o Burst Beam, que é inegavelmente a mais poderosa arma do jogo. Gaiden, que também não possui este raio, faz uso de algo igualmente devastador (sobretudo se for usado estrategicamente contra diversos adversários), a Black Hole Bomb. Uma bomba que, pelo nome, dispensa certamente qualquer tipo de descrição. A 2nd Silver Hawk, por sua vez, tem uma couraça bastante mais resistente ao fogo inimigo e também ela substitui o Burst por uma disparo básico e laser mais fortes. Algumas das outras naves dispõem da capacidade de usar o Burst, contudo, isso vem com custos, como é o caso da Formula, cuja capacidade de ataques à longa distância fica anulada. A Genesis não só é capaz de usar um potente Burst Beam (que pode mesmo colidir com um dos disparos massivos dos bosses, na figura de um Counter Beam amarelo), como também faz uso da Catch Ball, para controlar certas naves inimigas (adicionando-as aos tradicionais pequenos satélites de defesa). A Legend e a Next são duas das naves mais avançadas que teremos oportunidade de usar, e fazem uso não só do Burst, como também de uma grande resiliência e utilização de homing beams. Todas as naves tem a capacidade, bastante útil, de conseguir disparar para a esquerda, o que nos dá uma melhor capacidade não apenas ofensiva, mas também defensiva e evasiva. Algo que poderá ser decisivo em muitos momentos. 


Portanto, muitas são as armas à nossa disposição, em cenários polvilhados com hazards (meteoros) e adversários. Estes seguem, como não poderia deixar de ser, uma temática marinha, com alguns deles a terem formas que nos fazem recordar muitos habitantes dos nossos próprios oceanos. Entre estes inimigos, os mais impressionantes, e os derradeiros adversários a bater, são os enormes e poderosos bosses. Cada nível tem o seu próprio boss, numa gauntlet que nos irá transportar por três diferentes zonas. O Phantom Castle, o Dark Helios e o Violent Ruler são particularmente deslumbrantes a nível de design e desafiantes, no que ao gameplay diz respeito. 

EX+ conta com quatro modos de jogo distintos. Temos o Original Mode, com o jogador a poder escolher diferentes percursos (que simbolizam a dificuldade e vão de A até C) e dentro destes diferentes rotas. Segue-se o Original EX Mode, que tem a mesma premissa, mas um nível de desafio muito mais elevado. O Chroncicle Mode permite-nos escolher diferentes sistemas estelares (Enisa, Shiaro, Itsudo, entre outros) para libertar. Tal é feito através do cumprimento de missões e da obtenção de determinados objectivos. Este modo tem a sua própria casta de bosses específicos para derrotar. Por fim, temos o muito emocionante e desafiante Event Mode, que nos traz o desafio real das arcades às nossas salas de estar.


Este é, portanto, um título repleto de ofertas, com uma banda sonora absolutamente divinal e sem momentos mortos, EX+ é uma excelente oferta para os amantes da série e shooters em geral. Com bastante replay value e acessibilidade para novos jogadores (via continues infinitos e checkpoints), EX+ é um bom ponto de partida até para novatos no género. 


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela TAITO e ININ Games.

Latest in Sports