Cat Quest II


Dos estúdios The Gentlebros chega-nos Cat Quest II, um adventure-RPG com muita fofura à mistura, não fosse este um título com, imagine-se, gatos e cães. Mas sendo já esta uma sequela de Cat Quest, estará à altura do anterior?

A premissa do primeiro título girava à volta da irmã da personagem principal que fora raptada. Agora, a história está toda ela embrenhada em fantasia e mitologia. A trama fala de um mundo em paz sob o domínio conjunto dos sábios reis tanto gatos como cães. No entanto, uma arma poderosa conhecida como Kingsblade trocou as voltas aos reinos outrora em paz. Pois bem, cães e gatos começaram a disputar o controlo das terras.

Eventualmente a Kingsblade foi destruída, e com ela o mito e a sua lenda desapareceram, fazendo com que o reino dos gatos (Felingard) e o reino dos cães (O Império Lúpus) fossem divididos.

A profecia deste reino antevia o aparecimento de descendentes dos governantes divinos, e foi isso mesmo que aconteceu. O jogador poderá controlar tanto a personagem gato, como a personagem cão. Entre os tracadilhos, por vezes demasiados, podem-se ler "Your Meowjesty" quando uma personagem secundária se dirige a estes corajosos guerreiros. 


Em termos gráficos não houve uma grande mudança. Continuando com as linhas de pensamento do seu antecessor, este é um título com uma palete de cores vibrante e um mundo que parece feito de papel, super bem conseguido.

A jogabilidade assenta toda ela na aventura e ação com mecânicas RPG. Existem imensos inimigos espalhados pelo mapa, bem como "dungeons" e caixas de tesouros que permitem evoluir as personagens. Esta mecânica de "dungeon crawler" é muito bem vinda porque, como indicado, é a maneira ideal de evoluir a personagem, preparando-a assim para confrontos contra "bosses". 

No entanto, por vezes a ação pode ser um pouco frenética com imensa coisa a acontecer no ecrã e alguns desafios durante os combates. A maioria dos ataques inimigos provêm de um ataque em área, o chamado "AoE", que é apresentado em forma de círculo, quando este chega ao fim da sua expansão dá-se então o ataque do inimigo. Este aspeto dá assim alguma previsibilidade ao jogador para usar a sua habilidade de esquivar.


Combinando estes fatores com as habilidades de ataque, tanto de dano corpo a corpo como mágico, e mini-torres inimigas que disferem ataques que causam imenso dano, torna-se um pouco uma experiência ao género de "bullet hell". Há imensa coisa a acontecer no mesmo instante, pedindo assim alguma perícia e destreza ao jogador no momento de pressionar os botões corretamente. 

É possível equipar cada membro da equipa com peças de armadura diferentes, armas diferentes bem como as habilidades de magia. 

A bem da verdade, a única grande diferença será mesmo a incorporação do modo cooperativo localmente. É uma adição bastante agradável, no entanto, não tira a ideia deste parecer uma expansão ao jogo anterior em vez de um sucessor direto. Sim, tem uma história diferente mas o fator surpresa de jogar um título que poderia ser um pouco diferente é rapidamente desvanecido.


Cat Quest II conta com visuais e personagens deliciosos. Apresenta um charme que é único e que certamente agradará a amantes de animais, mais especificamente de gatos e cães. É o jogo cooperativo indicado para todas as idades.

Infelizmente a repetitividade do mesmo pode ofuscar alguns pontos positivos. O combate passa muito pela técnica do "toca e foge", apenas com a combinação de dois botões e os trocadilhos por vezes tornam-se ... maçadores. Não deixa de ser um título bom, mas fica um pouco aquém em termos da profundidade que se esperaria.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela PQube Limited. 

Latest in Sports