Jet Kave Adventure


Jet Kave Adventure é um sidescroller de plataformas desenvolvido pelo estúdio polaco 7Levels. Inspirado em títulos como Donkey Kong, oferece uma experiência de ação e plataformas bastante agradável, mas será que traz algo de novo a este género?

Este título conta a história de um homem das cavernas, Kave, que se encontra exilado pela sua própria tribo após mais uma caçada desastrosa. Kave encontra-se assim sozinho divagando pelo deserto quando acidentalmente tropeça numa nave alienígena completamente destruída. É aí que encontra uma das principais funcionalidades do jogo, o jetpack, que lhe permite voar por curtos períodos de tempo, ou avançar em linha reta numa espécie de habilidade de esquivar, imprimindo uma explosão de velocidade ao seu portador.

Ora é nesta premissa que assenta grande parte da jogabilidade de Jet Kave Adventure. Sem a existência de duplo salto, o jogador necessita de dominar o movimento do jetpack e gerir o combustível limitado do mesmo. O jogo desenrola-se em jeito de "side-scroller" e irá colocar vários obstáculos pré-históricos no caminho de Kave, devendo utilizar-se tanto o ambiente como a tecnologia para se conseguir concluir cada nível.


A bem da verdade, a parte mais interessante será mesmo a procura dos artefactos escondidos em cada nível. O que faz com que o jogador necessite de usar bastante a sua habilidade de voar para alcançar locais mais altos, ou até mesmo abrir portas com a habilidade de "explosão de velocidade".

Também existem níveis que consistem na utilização de uma asa delta onde o jogador terá de evitar os obstáculos e níveis verticais com a utilização do jetpack. Em ambos os casos é necessário apanhar as botijas com combustível, ou Kave despenhar-se-á.

Como em qualquer jogo do género, existem sequências bastante satisfatórias. Estas misturam saltos em plataformas onde é necessária a utilização de varas de bambu, ou um pedaço de terra que repentinamente se desmoronou. A isto é adicionada uma pitada de inimigos que se apresentam de todas as formas e com diferentes tipos de ataque. Embora possuam aparências ou ataques ligeiramente diferentes, quase todos os inimigos são derrotados com um único golpe.


Para abater os inimigos o jogador tem ao seu dispor um taco de madeira e uma fisga, que pode evoluir e disparar até três pedras ao mesmo tempo. O combate é simples e funcional, visto que não é a principal características deste título. Eventualmente existem encontros com "bosses", que seguem a premissa de evitar os ataques até se tornarem vulneráveis à investida do jogador. Infelizmente não existe muita variedade neste campo, os padrões de ataque são praticamente os mesmos, o que faz com que exista uma linha de aprendizagem muito pequena. 

Existe a possibilidade de evoluir as armas, o jetpack e a quantidade de corações, ou vidas, que o jogador pode perder. No entanto, este é um aspecto que adiciona muito pouco ou nada ao jogo, na medida que não é necessário para o concluir. Apenas facilita um pouco as coisas visto que não existe uma opção de escolha de dificuldade.

A vertente "replayability", ou de jogar novamente este título está bem presente visto que é possível concluir-se até três objetivos. Bater o tempo do nível, colecionar "X" número de búzios, que se apresentam como moeda de troca na loja, e terminar o nível sem sofrer qualquer dano. Pode parecer simples, mas definitivamente não o é. Se para terminar jogo são necessárias pouco mais do que 4 a 5 horas, para concluir todos os objetivos serão necessárias mais algumas de alguma frustração adicional.   



Embora esta seja uma aventura relativamente pequena e algo repetitiva, conta com 36 níveis que certamente agradarão aos fãs de títulos "retro platforming".
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela 7lvls.

Latest in Sports