Desert Race Adventure
Quando comecei a escrever esta análise sobre este jogo confesso que nem sabia por onde começar, isto porque é um jogo básico e simples, mas deveras interessante. É uma mistura de jogo de rally com estratégia em que o jogador pode muito bem jogar num smartphone sem prestar grande atenção, mas que certamente vai agradar a algumas pessoas, eu cá fiquei surpreso.
É difícil de escrever um jogo destes, sem grandes opções, sem grande conteúdo, é direto, é uma espécie de Paris-Dakar, isto porque começamos em Bruxelas na Europa e acabamos em África sem mexermos muito no jogo, apenas uma gestão eficiente e um bocado de sorte para concluir. Para começar, temos de escolher um piloto e um co-piloto que são gerados de forma aleatória sempre que iniciamos uma partida. Estes pilotos têm várias nacionalidades diferentes, até portugueses inclui o que é de louvar. Tanto os pilotos como os co-pilotos têm os seus prós e contras e o jogador terá de decidir quem é que quer escolher para realizar a jornada.
Por exemplo, um piloto pode aguentar bem a fadiga, é um ponto a seu favor visto que é importante ter controlo no descanso, por outro lado, provavelmente pode ter de consumir muita comida e nesse aspeto terá de levar consigo alimentos. A escolha do piloto e co-piloto será importante e todos eles têm vantagens e desvantagens, cabe ao jogador realizar a melhor escolha para conseguir concluir a jornada.
Após esta escolha difícil, é necessário ter em conta três itens para levar consigo nesta longa jornada. Existem vários itens, gasóleo, comida, medicamentos, ferramentas de reparação do veículo entre outros, o problema é mesmo a escolha destes três itens, isto porque todos vão fazer falta e creio que aí é que entra a questão da sorte. O jogador nunca sabe ao certo o que esperar, mas se optarmos por um piloto que tem como aspeto negativo a fome, o mais provável é levarmos comida, mas um aspeto importante são os primeiros socorros, onde se houve um acidente, o jogador necessita de se curar com urgência.
Há toda esta logística que deve ser tomada em conta, é preciso considerar todos os aspetos. A notícia boa é que sempre que o jogador chegue a um ponto de interesse ou uma cidade, poderá realizar uma das três ações existentes, descansar, reparar o carro ou substituir os três itens que carregamos no veículo, o problema é que assim que escolhermos uma das opções, já não há volta a dar e temos de seguir caminho. A fadiga vai ser algo a considerar, isto porque os pilotos geralmente carecem de descanso e é fulcral que se descanse quase sempre que o jogador tenha a hipótese de parar.
É todo um jogo de estratégia, de pensar mais a frente, mas também é preciso um pouco de sorte: há momentos em que surgem escolhas como seguir por um caminho difícil cheio de lama ou ir à volta, por vezes o risco compensa outras nem tanto e, por isso mesmo temos de estar preparados para tudo, é como o lançar de um dado, é uma questão de sorte. Há situações em que encontramos alguém com problemas no seu veículo, podemos ajudar ou ignorar, o que será que vale a pena numa situação assim? O jogador decide e cada decisão terá impacto na dura jornada que têm de atravessar.
Podem ir devagar para poupar gasóleo como podem ir à velocidade máxima, existem níveis de velocidade a escolher que podem ser alterados em tempo real. De resto, cabe ao jogador tomar as decisões que achar melhor e tentar com alguma sorte atingir a meta.
É resumidamente isto, tem um pixel art bonito, os locais são reais, e a música é engraçada. Nada de especial, mas pode até ser um jogo interessante para um determinado público e honestamente, embora seja simples, achei o conceito engraçado e diria que é um jogo que pode funcionar para certos momentos em que queremos apenas tentar a nossa sorte e finalizar a jornada. Como digo, é preciso ter um bocado sorte, dando o exemplo da minha primeira vez, em que quase conclui o jogo, entretanto joguei mais umas vezes e uma delas mal consegui chegar à primeira cidade, portanto parece um pouco aleatório, senti ser como se estivesse a atirar um dado e logo via que tal.
Para terminar, não é um jogo para todos, mas acho que o conceito está engraçado e é um jogo que funciona para partidas relativamente rápidas e sem grande atenção, apenas uma estratégia na escolha dos pilotos e naquilo que tencionamos levar e rezar para termos feito a escolha certa e conseguir atravessar a meta.
Após esta escolha difícil, é necessário ter em conta três itens para levar consigo nesta longa jornada. Existem vários itens, gasóleo, comida, medicamentos, ferramentas de reparação do veículo entre outros, o problema é mesmo a escolha destes três itens, isto porque todos vão fazer falta e creio que aí é que entra a questão da sorte. O jogador nunca sabe ao certo o que esperar, mas se optarmos por um piloto que tem como aspeto negativo a fome, o mais provável é levarmos comida, mas um aspeto importante são os primeiros socorros, onde se houve um acidente, o jogador necessita de se curar com urgência.
Há toda esta logística que deve ser tomada em conta, é preciso considerar todos os aspetos. A notícia boa é que sempre que o jogador chegue a um ponto de interesse ou uma cidade, poderá realizar uma das três ações existentes, descansar, reparar o carro ou substituir os três itens que carregamos no veículo, o problema é que assim que escolhermos uma das opções, já não há volta a dar e temos de seguir caminho. A fadiga vai ser algo a considerar, isto porque os pilotos geralmente carecem de descanso e é fulcral que se descanse quase sempre que o jogador tenha a hipótese de parar.
É todo um jogo de estratégia, de pensar mais a frente, mas também é preciso um pouco de sorte: há momentos em que surgem escolhas como seguir por um caminho difícil cheio de lama ou ir à volta, por vezes o risco compensa outras nem tanto e, por isso mesmo temos de estar preparados para tudo, é como o lançar de um dado, é uma questão de sorte. Há situações em que encontramos alguém com problemas no seu veículo, podemos ajudar ou ignorar, o que será que vale a pena numa situação assim? O jogador decide e cada decisão terá impacto na dura jornada que têm de atravessar.
Podem ir devagar para poupar gasóleo como podem ir à velocidade máxima, existem níveis de velocidade a escolher que podem ser alterados em tempo real. De resto, cabe ao jogador tomar as decisões que achar melhor e tentar com alguma sorte atingir a meta.
É resumidamente isto, tem um pixel art bonito, os locais são reais, e a música é engraçada. Nada de especial, mas pode até ser um jogo interessante para um determinado público e honestamente, embora seja simples, achei o conceito engraçado e diria que é um jogo que pode funcionar para certos momentos em que queremos apenas tentar a nossa sorte e finalizar a jornada. Como digo, é preciso ter um bocado sorte, dando o exemplo da minha primeira vez, em que quase conclui o jogo, entretanto joguei mais umas vezes e uma delas mal consegui chegar à primeira cidade, portanto parece um pouco aleatório, senti ser como se estivesse a atirar um dado e logo via que tal.
Para terminar, não é um jogo para todos, mas acho que o conceito está engraçado e é um jogo que funciona para partidas relativamente rápidas e sem grande atenção, apenas uma estratégia na escolha dos pilotos e naquilo que tencionamos levar e rezar para termos feito a escolha certa e conseguir atravessar a meta.



