Gloomholdin'

Artigo escrito por Miguel Lourenço.

Ora vamos entrar directamente no que interessa. Gloomhaven. Como sabemos, aquela coisa pesa que se farta, e pode ser ligeiramente difícil convencer outras pessoas a levar o "caixote" na mala do carro para férias porque "ainda não terminei a campanha e agora é que ia ter tempo". 

Claro que isto vos pode causar algum stress, e até talvez algum sentimento de "ressaca" porque estão na praia, e lembram-se: "O que ia agora a calhar mesmo bem era mais um cenário de Gloomhaven". A quantos de vocês já não aconteceu isto? :)

Felizmente, houve alguém que pensou em tudo isto, e resolveu criar uma versão portátil do jogo, com 18 cartas, e que cabe na palma da vossa mão!

Dir-me-ão: "Espera lá, 18 cartas, jogar só com uma mão, já ouvi isso em algum lado, isso é o Palm Island!". Sim, mas em versão dungeon-crawl. 

Ora Gloomholdin', é assim que se chama o jogo que vos trago, criado por Joe Klipfel, é um print-and-play, que podem imprimir livremente a partir desta página, criado para 1 ou 2 jogadores, e que recria o ambiente de Gloomhaven em pequenas cartas. Vamos aos detalhes.



Personagens

Em Gloomholdin', podem criar a vossa personagem, dar-lhe um nome, e começam sempre no nível 1. Desenganem-se se acham que vão ter não sei quantas personagens desbloqueáveis quando a vossa se retira, e afins. Afinal, são só 18 cartas (18!!), e tem de caber na vossa mão. No entanto, a personagem tem alguns upgrades que podem ser feitos, existem achievements que podem ser completados, e conseguem ganhar ouro e itens que podem comprar e vender na cidade de... Glommholdin'.


Cenários

Gloomholdin' traz, de uma forma incrível para mim, 22 cenários que podem ser jogados! Confesso que não estava à espera que o criador do jogo conseguisse "encaixar" 22 cenários, com cartas de mapa, obstáculos e criaturas para derrotar, mas aqui estão! Cada carta de mapa pode ser usada de baixo para cima, ou podemos voltá-la e serve para outro cenário. Por exemplo, a carta que mostro aqui pode ser usada para o cenário 13, ou para o 9, se a voltarmos ao contrário:



Monstros, Habilidades e Iniciativa

Tal como em Gloomhaven, existem monstros que temos de derrotar nos cenários, o nosso herói tem habilidades que pode usar, e mantiveram o esquema da iniciativa, que é para mim o grande diferenciador de Gloomhaven para outros dungeon-crawler.

Existem portanto cartas que determinam os HP e a iniciativa dos monstros, cartas para as habilidades do herói, tudo conforme Isaac Childres pensou. Uma vez mais, não se admirem se não estiver tudo como em Gloomhaven, lembrem-se: 18 cartas! (Vou fazer disto um mantra)


 


E ainda...

Já vos falei de várias coisas, mas vou deixar aqui outras que vale a pena mencionar, que Gloomholdin' traz, e que se continuasse, tinha ainda tanto para dizer: modificadores de ataque para herói e monstros, items para comprar e vender, ouro, traits, como fly, shield, e retaliate, ataques corpo-a-corpo e ranged, uma carta para medir a distância a que estamos dos monstros (lembrem-se, estamos a jogar isto na mão), level up ao herói, cenários ajustáveis com vários níveis de dificuldade, short rests, long rests, condições como stun, disarme, immobilize... É uma mão-cheia de coisas boas para quem gosta de Gloomhaven!


Avaliação D.I.C.E.

Dinâmica

Gloomholdin' tem um problema, no sentido em que nada do que está implementado no jogo é novo, mas sim uma adaptação de Gloomhaven. Nesse sentido, diria que a dinâmica de jogo e as suas mecânicas são basicamente as mesmas. Por outro lado, o facto de ser uma adaptação para 18 cartas traz outros desafios que foram na minha opinião extremamente bem pensados e ultrapassados. E com 22 cenários temos jogo para algumas horas!


Integração Temática

No que diz respeito ao tema e ao lore, está lá tudo aquilo que queremos ver num jogo deste tipo. Aliás, se lerem o manual das regras, o autor de Gloomholdin' agradece ao Isaac Childres e à Cephalofair Games por terem dado o seu aval a esta adaptação. Na minha opinião, uma excelente adaptação ao original.


Complexidade

Vou começar por dizer outra vez: é Gloomhaven em versão compacta. Quero com isto dizer que não é um jogo simples, muito pelo contrário, mas ao mesmo tempo, simplifica algumas das coisas que nos possam fazer alguma "comichão" no jogo de 10kg.


Entretenimento, Design e Arte

Como disse na integração temática, a arte de Gloomholdin' é uma cópia de Gloomhaven, tirando as partes específicas que permitem ser um jogo de cartas em vez de 10kg de cartão e umas miniaturas.

E se são fãs de Gloomhaven, Jaws of the Lion, Frosthaven... terão certamente horas de divertimento!



Considerações Finais

Gloomholdin' é uma (boa) tentativa de fazer um Gloomhaven portátil, já aqui o disse. Tal como Palm Island, pode ser um pouco difícil manejar todas as cartas se estiverem na mão. Mas isso pode não ser um problema, uma vez que podem também jogar Gloomholdin' numa mesa, com um dado D6 e uns cubos que tenham lá por casa para marcar alguns valores.

Falta-lhe algumas coisas que estão na "caixa grande", como o desbloquear personagens, retirar personagens, evoluir a cidade, mas o mantra das 18 cartas dita que não é possível fazer tudo o que queríamos, mas sim o melhor que conseguimos dentro dos constrangimentos que temos.

E vou relembrar: é um print-and-play, gratuito! Se querem ter a experiência de Gloomhaven e apenas gastarem umas folhas de papel, cortar e colar, não se vão arrepender!


Latest in Sports