Tummple!

 

Artigo escrito por Marco Silva

Gostam de jogos de perícia e andam à procura de adicionar mais um para a vossa coleção? O vosso grupo de jogos gosta de jogar um family game de vez em quando? Então este artigo é bem possivelmente o artigo para ti. Hoje partilhamos a nossa análise do jogo Tummple!, editado em Portugal pela MEBO Games

Começo esta partilha convosco para vos dizer que, apesar da semelhança aparente com o Jenga, as semelhanças começam e acabam nos blocos de madeira e no facto de que não queremos derrubar a estrutura que estamos a montar, o resto do jogo é bastante único e vamos passar já a explicar em que aspetos.

Tummple! é um jogo familiar para 2 a 6 jogadores, para idades superiores a 8 anos e com um tempo médio de duração de cada partida de 15 minutos, criado por Bruce Shadorf e publicado em Portugal e com regras traduzidas para Português pela MEBO Games. É inegável a inspiração no clássico Jenga mas o criador conseguiu separar muito bem do tradicional Jenga, adicionando vários elementos como o dado, os botões e invertendo por completo a mecânica. Em vez de começarmos com as peças todas na mesa, começamos com elas na caixa e vamos construindo a nossa estrutura.


O jogo consegue ser descrito de forma muito simples, e mesmo quem nunca jogou nada parecido irá conseguir começar a jogar em poucos minutos. O setup consiste em simplesmente colocar as 2 peças de madeira achatadas com 2 arestas juntas sobre a mesa para construírem uma base para jogar, escolher o primeiro jogador e começar a jogar. Em cada turno, o jogador lança o dado de 12 faces (D12) que irá ditar o que o jogador terá de fazer no seu turno. Existem apenas 6 faces diferentes que se podem dividir em 2 ações principais, são essas:

  • Adicionar 1 peça à estrutura: pode ter que ser colocada de uma de 3 formas, na vertical, na horizontal usando a face mais larga da peça, ou na horizontal usando a face mais estreita da peça. Todas as peças têm de ser colocadas sobre a base de madeira ou sobre outra peça já existente.
  • Adicionar um botão sobre uma peça: existem 2 botões, os brancos e os amarelos. Ao colocar estes botões, o jogador está a limitar as possibilidades de ocupação das peças, isto porque ao ser colocado um botão branco ele não pode ser tocado por mais nenhuma peça, e ao ser colocado um botão amarelo sobre uma peça, essa peça deixa de poder receber mais blocos sobre ela.
Com estas 2 mecânicas base de adicionar peças e botões, o jogo ganha uma dimensão de interação entre jogadores que vai muito para além de simplesmente sobreviver, e até consegue ter um subtil elemento de estratégia com a colocação dos botões. Também o facto de ser uma estrutura que vai sendo construída peça a peça por todos os jogadores de forma "colaborativa" apesar da competitividade implícita neste jogo, cria uma dinâmica muito adaptada ao género familiar e divertido em que se enquadra, com muito potencial para umas boas gargalhadas.




No final, o jogo acaba por adaptar mais um elemento do tradicional Jenga, que é o da queda das peças, só que em tummple!, o jogador que derruba uma ou mais peças fica com elas para funcionar como marcador de pontos negativos. O jogo termina quando todas as peças da caixa forem colocadas, e nesse momento os jogadores contam as peças derrubadas que foram guardando. Quem tiver menos peças derrubadas é considerado o vencedor.




Avaliação D.I.C.E.

Dinâmica

É um jogo de perícia em que estamos constantemente a construir sobre o jogo que os outros nos deixam. A mecânica dos botões brancos e amarelos aumentam ainda mais a interação entre os jogadores e cria situações de tensão muito divertidas, principalmente quando o jogador adversário se consegue safar apesar de o termos tentado colocar numa situação difícil e agora somos nós que ficamos com a tarefa dificultada.
O elemento do dado consegue também equilibrar o elemento de confronto um pouco com a sorte, porque um jogador pode querer mesmo ter a possibilidade de colocar um botão amarelo sobre uma peça mas para isso tem que lhe sair essa ação no D12 e só uma das faces do dado têm essa ação por exemplo.
Sentimos que para um jogo familiar o elemento diversão e dinamismo são essenciais, bem como a simplicidade das regras e facilidade de entrar no jogo com uma explicação muito curta, tudo elementos muito bem conseguidos neste jogo





Integração Temática

Se gostas de jogos temáticos e dás muita importância ao tema, então este não é de todo o jogo para ti. Não existe qualquer tema neste jogo, é um jogo abstrato e isso não é uma coisa má. O jogo tem este propósito de simplicidade e em ser genérico e sem tema pelo que não sentimos falta do tema, mas efetivamente se é algo que valorizas muito nos jogos então tem isso em consideração na tua avaliação do jogo.



Complexidade

tummple! é um jogo altamente simples, o livro de regras é mesmo muito reduzido, com apenas 4 páginas, 1 e meia com perguntas frequentes e o resto com o setup e as regras explicadas, e metade das páginas estão com o texto em Espanhol e a outra metade em Português, por isso é ainda mais pequeno. Mas quase que nem precisavam de ver o livro de regras, pois nas costas da caixa conseguem resumir tudo em 4 pontos muito bons, só não explica as faces do dado, mas cujos ícones são autoexplicativos.
O jogo explica-se em 2 minutos, faz-se o setup em 1 minuto mesmo para quem nunca jogou nada parecido, com muito poucas regras e com uma duração muito simples, tem a combinação certa para o tornar simples mas ainda conseguir ser desafiante para quem entra no hobby.




Entretenimento, Design e Arte

A produção do jogo é muito boa, as peças são todas de madeira, e tem muitas peças (54 peças + 2 da base) e tiveram o cuidado de imprimir numa das faces das peças o logotipo do jogo, o que aumenta o aspeto visual do jogo e até mesmo da estrutura ao adicionar um pouco de cor ao elemento de madeira. Até os botões não são simples peças de plástico e tiveram o cuidado de colocar o relevo do logotipo do jogo nessas peças o que é muito agradável. Não podemos dizer que é um jogo com uma componente de design ou artística muito forte, nem é o foco, o jogo é sem duvida um abstrato e com um design minimalista e muito leve, com uma palete de cores muito reduzida mas muito táctil e com bastante atenção nesses detalhes.



Considerações Finais

tummple! é facilmente um jogo que entra na mesa entre qualquer jogo, é uma excelente forma de trazer mais pessoas para o hobby, de transformar a visão que as pessoas têm dos jogos de tabuleiro mais clássicos, e de os trazer para o mundo dos jogos de tabuleiro modernos. É fácil para quem não esteja no hobby pensar que isto é um Jenga e isso é uma coisa boa, porque assim quebra logo a barreira inicial, pois é algo familiar e reconhecido, depois no instante em que o jogador ouviu as regras e entende que não se trata do Jenga e é bastante diferente, já sente que entendeu as regras pois são muito simples e está pronto a jogar. É tudo o que se pode pedir de um jogo de entrada no hobby, e de um jogo deste género familiar/party. Joga-se muito rapidamente, monta-se e arruma-se muito rapidamente também.
É um jogo muito manual e táctil, e por isso a qualidade dos componentes é muito importante. As peças são grandes e temos mesmo aquela sensação de estarmos a tocar em peças de madeira, o que é muito agradável. 



De um modo geral é um jogo simples, rápido de jogar, focado em perícia com muita interação entre jogadores e que irá cair bem na mesa de qualquer família. Se gostas deste género de jogos, ou se queres experimentar jogos de tabuleiro e queres começar por algo simples e com um elemento físico, então este jogo irá satisfazer-te sem dúvida. Por outro lado, se estás à procura de um jogo com um pouco mais de profundidade então sem dúvida que este jogo irá ficar na tua prateleira.



Latest in Sports