Trust GXT 258 Fyru


"Não ouço nada do que estás a dizer" tem sido uma frase recorrente nos últimos tempos, quer em contexto de trabalho como a nível pessoal, muito por causa do equipamento à disposição. A verdade é que se, à relativamente pouco tempo, a procura de bons microfones era mais dedicada a criadores de conteúdos, atualmente é algo abrangente às mais variadas situações. Foi precisamente com isso em mente que a Trust desenvolveu este Trust GXT 258 Fyru.

Este microfone é apresentado como "GXT 258 Fyru USB 4-in-1 Streaming Microphone", o que por si só já indica boa parte das suas valências e possíveis limitações. Ao todo, conta com 4 modos distintos de gravação para diferentes contextos e finalidades, em contrapartida funciona apenas via ligação USB, compatível com PCs desktop e portáteis Windows e MacOS, assim como as consolas PlayStation 4 e PlayStation 5.



Como já foi referido, a principal vantagem deste microfone está nos seus 4 modos distintos de captura de som: cardioide, bidirecional, estéreo e omnidirecional.

O modo cardioide será, provavelmente, o mais utilizado pela maioria dos compradores. Na prática, foca-se apenas na voz do utilizador à sua frente, reduzindo assim os ruídos em redor. Alguns barulhos ainda serão escutados, mas em geral dá um som bastante limpo e com grande qualidade. Um ponto a destacar neste microfone é o facto de ele captar muito bem, mesmo sem estar muito próximo de quem fala. Mesmo a um braço de distância (essa medida tão universal), permite gravar com total nitidez o que se está a dizer.

O mesmo pode ser dito do modo bidirecional, que tem um funcionamento semelhante, mas permite gravar uma conversa entre duas pessoas que se encontrem frente a frente ou lado a lado, com o microfone pelo meio. Mais uma vez, não requer uma grande proximidade e, neste caso, tem a vantagem de gravar cada um na sua posição, o que fará o ouvinte sentir-se literalmente no meio da conversa / entrevista que esteja a escutar.

Já bastante diferente é o modo stereo, que tem como objetivo apanhar todos os sons num espaço relativamente amplo. A marca dá como exemplo uma gravação de música acústica, mas após algumas experiências deu para perceber que os amantes de ASMR (Wikipedia) terão aqui uma impressionante ferramenta para capturar sons e transmitir sensações como o objecto se ir deslocando entre um lado e o outro.

Finalmente, no modo omnidirecional, o microfone irá capturar de forma equilibrada tudo o que esteja em seu redor, ideal para conversas de grupo - algo que, dadas as cricunstâncias atuais, não foi possível testar adequadamente.

Alternar entre cada um destes modos é também bastante simples, pois as pequenas luzes que se encontram no topo do equipamento indicam quais as direções que estão a ser capturadas. No centro, um simples botão permite alternar entre os 4 modos.



Um bom equipamento, porém, não se resume apenas ao seu funcionamento, mas também à qualidade dos materiais. Nesse aspecto, a Trust cuidou de tudo ao mais pequeno pormenor, desde a embalagem e proteção do equipamento, até ao cabo USB. O microfone em si, todo ele metálico, é ultra sólido e até algo pesado, com um tripé de suporte também bastante robusto e fácil de montar.

Na parte da frente, conta com dois botões: um para controlar o ganho do microfone, assim como ligar e desligar o mesmo, outro para o volume dos auscultadores, que podem ser ligados para ouvir em tempo real aquilo que está a ser capturado. Finalmente, conta também com um sistema de luzes que podem ser personalizadas entre 5 cores à escolha, excluindo o vermelho, que é utilizado para indicar que ele se encontra desligado.

Tirando algumas limitações como só poder ser ligado via USB ao PC e PlayStation, este Trust GXT 258 Fyru é um microfone de elevada qualidade e que, graças aos vários modos de captura, facilmente se adapta a diferentes contextos e necessidades, quer seja para livestreaming enquanto se está a jogar, gravar um podcast pessoal, ou fazer uma apresentação digital a nível empresarial.

Todas as especificações técnicas podem ser encontradas em trust.com.

Latest in Sports