Primeiras Impressões: New Pokémon Snap



Já diz o velho ditado que a esperança é a última a morrer, uma expressão que certamente se aplica aos velhos fãs de Pokémon que jogaram o antigo Pokémon Snap, na Nintendo 64! Aquilo que para muitos era já uma mera recordação, irá finalmente receber uma sequela: New Pokémon Snap, chegará à Nintendo Switch no próximo dia 30 de abril.

Para quem não conhece o clássico, "Pokémon Snap" consiste numa experiência de jogo "on rails" durante a qual se vai explorando diversos ambientes recheados de criaturas pokémon, com as quais é possível interagir e, acima de tudo, tirar fotografias! É quase como ir fazer uma visita ao zoo, mas num local onde todas as criaturas se encontram em liberdade. E de forma muito resumida, é precisamente isso que se pode esperar deste novo New Pokémon Snap.

A convite da Nintendo Portugal, tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação do jogo por parte da Pokémon Company, e ficar a conhecer melhor as principais novidades e jogabilidade deste título.



O jogo passa-se numa nova região com o nome de Lental Region, uma área selvagem composta por várias ilhas e diversos ambientes, onde residem mais de 200 pokémon diferentes. Para além disso, porém, há todo um fenómeno natural conhecido como "Illumina Pokémon" - misteriosas esferas de luz que são capazes de fazer as criaturas brilhar. Haverá toda uma história em torno deste mistério mas, para já, continua em segredo.

Sendo este um jogo de "fotografia", o sistema de capturas acaba por ser o mais importante, e também por isso o grande foco desta apresentação. Como já referido, este é um jogo "on rails" no qual, em cada jornada, se irá percorrer um percurso pré-definido. Em contrapartida, os jogadores terão uma total liberdade de câmara, que poderá ser usada com os joysticks como através do giroscópio.

Quando um pokémon fica enquadrado em frente à câmara, o jogo assinala-o automaticamente como o foco da foto, momento ideal para disparar e disparar, em busca do melhor ângulo e a melhor posição. A câmara conta ainda com uma ferramenta especial, que permite fazer "scan" e assim identificar as diversas criaturas que vão surgindo. Ao identificar um pokémon, será possível até observá-lo a fazer atividades diferentes das habituais. Os pokémon irão também ter diferentes reações com os objetos que forem lançados pelo jogador, o que pode ir desde meros alimentos até às tais esferas luminosas que os deixarão a brilhar!



Algumas poses serão tão rápidas que os jogadores irão querer repetir a jornada só para tentar capturá-las mesmo no momento ideal. O mesmo local pode ser visitado em diferentes períodos do dia, pelo que tanto será possível encontrar as mesmas criaturas a fazer diferentes atividades (comer, dormir, etc), como encontrar outras ainda por descobrir. Conforme se vai avançando, até novos percursos de exploração irão ficar disponíveis, dando assim novas perspetivas em cada região.

Fotos, fotos e mais fotos! Mas não há problema se algumas tiverem ficado mal, pois no final de cada tour será possível aceder à galeria com todas as capturas e escolher quais se quer submeter para avaliação. Esta galeria é tão prática, que já vem automaticamente organizada por cada espécie de pokémon encontrado, facilitando assim a escolha.

Submetidas as fotos, estas serão avaliadas de 1 a 4 estrelas, conforme o enquadramento, distância e posição de cada pokémon, ficando depois registadas no Photodex.


Mas para além da coleção propriamente dita, o jogo promove ainda a edição e várias brincadeiras em torno das fotografias, através do modo "Resnap". Isto permite, por exemplo, melhorar o enquadramento da captura, corrigir o brilho ou a profundidade de campo, ou até aplicar diversos efeitos especiais. Além disso, será possível aplicar diversos stickers por cima das fotos e até colocá-las em molduras.

Tudo isso dará vontade de tirar screenshots e partilhar, certo? Por isso mesmo, o jogo irá ainda contar com uma galeria online, na qual os jogadores poderão publicar as suas capturas favoritas e ver o que outros estão a partilhar. Se uma foto receber muitas medalhas (os "likes" da galeria), poderá até ir parar aos destaques oficiais!

A partir de 30 de abril, será caso para dizer: "Fotografá-los todos!"


Latest in Sports