Overcooked! All You Can Eat


Lançado inicialmente em 2020 para as consolas de nova geração, Overcooked! All You Can Eat chega agora às restantes plataformas, numa compilação remasterizada dos dois títulos originais, juntamente com todos os conteúdos adicionais e até algumas novidades. Caso para dizer que é um  jogo de prato cheio, e promete uma barrigada de diversão!

Se há jogo multiplayer que dispensa apresentações, este é Overcooked!, o hilariante jogo cooperativo no qual até 4 jogadores têm de tratar das mais variadas cozinhas, desde a preparação dos ingredientes à confeção dos pratos para clientes esfomeados e chateados, com uma série de obstáculos pelo meio. Irá a equipa organizar bem todas as tarefas, ou acabar tudo em gritaria e discussão? Faz até lembrar um certo programa de televisão!


Ao juntar os originais Overcooked! e Overcooked! 2, este "All You Can Eat" conta com mais de 200 níveis recheados dos mais insanos desafios, incluindo os diversos mundos temáticos que foram sendo lançados com temas como Natal, Halloween, etc. Em todos eles, além da versão "standard", é possível jogar em modo "Practice" sem limites de tempo, para treinar até à perfeição, ou em modo desafio no qual tudo é muito mais intenso. Ao jogar em single-player, os jogadores têm duas personagens à disposição, pelas quais podem ir alternando livremente de forma a melhorar a eficiência na cozinha. Ainda assim, não consegue ser comparável à experiência em modo multijogador, onde muitas vezes a frustração também faz parte da diversão.

A grande novidade desta edição está no "Assist Mode", feito a pensar em todos aqueles para quem a dificuldade "normal" acaba sempre em frustração, especialmente à medida que se vai avançando. Neste modo, não só os tempos são mais longos, como as pontuações são mais simpáticas, o que leva a uma experiência mais relaxada e, assim, acessível a toda a família.


Sendo este um multiplayer por natureza, a Team17 teve a preocupação de o tornar o mais abrangente possível, algo especialmente importante nesta época de pandemia. Assim, além do "couch co-op", onde até 4 jogadores se podem juntar em frente à TV, no caso da Nintendo Switch é também possível jogar em modo wireless local, caso também tenham o jogo. A melhor funcionalidade, porém, está a nível do multiplayer online, que permite reunir jogadores de todas as plataformas, quer estejam no PC, Switch, PlayStation ou Xbox. Para isso, basta que partilhem entre si o código de utilizador na rede da Team17 e voilá!, amigos são amigos, seja qual for a sua plataforma de eleição.

No caso da Nintendo Switch, a versão aqui testada, o jogo corre de forma estável a 30fps e está visualmente impecável, mas peca principalmente pela duração dos ecrãs de loading. Já nas restantes plataformas, a equipa promete visuais até 4K e com 60fps de fluidez.


Se qualquer Overcooked! já era uma grande recomendação para quem procura jogos multiplayer recheados de diversão, este All You Can Eat torna-se praticamente obrigatório, tanto para os já mais experientes como para novos jogadores. Um verdeiro fartote!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Team17.

Latest in Sports