Notícias Boardgames - Março 2021


Artigo escrito por João Efigénia.

Novos lançamentos 

Annapurna




Em Annapurna, os jogadores desempenham o papel de alpinistas que estão a escalar a montanha com o mesmo nome. Através de várias acções de cartas, desde virar cartas a trocar cartas com outro jogador, recolher bandeiras de marcação, assim como esquivarem-se de perigos como yetis ou derrocadas, os alpinistas irão trabalhar em conjunto, em competição uns com os outros, ou até sozinhos, para atingirem o topo de Annapurna, e conseguirem dominar esta montanha. 


Dive



Dive utiliza um sistema inovador que utiliza cartas transparentes como a água para jogar com a percepção dos jogadores. As cartas têm diversas espécies marinhas e vão sendo sobrepostas umas às outras no centro da mesa, e os jogadores terão que tentar determinar quão fundo estarão determinadas criaturas e, se acertarem, avançam casas na direcção do fundo do mar. O jogador vencedor será o primeiro a chegar ao espaço n.º 23. Com uma vertente de sorte, programação de jogadas e jogo em simultâneo, bem como duas variantes de jogo, modo Solo e animais companheiros para usar em jogos futuros, Dive tem tudo para ser uma excelente adição a qualquer prateleira!

Red Cathedral (relançamento) 



A Devir Portugal relançou o famoso Red Cathedral, algo há muito aguardado pelos fãs de jogos de tabuleiro. Esta segunda tiragem volta a trazer a oportunidade de participarmos na construção da Catedral de São Basílio, em Moscovo. Utilizando dados, e englobando um sistema de colocação de trabalhadores, os jogadores irão executar açcões para construir secções da Catedral (e também decorá-las, para obterem pontos extra). É um eurogame relativamente acessível, com várias mecânicas distintas, muitos componentes diferentes e um design simples e eficaz e apto para toda a família, já traduzido em português!


Andor Junior



Para os fãs de Andor que queriam uma versão mais acessível para os mais novos (ou até para introduzirem outras pessoas ao universo de jogos de tabuleiro do universo da fantasia), a Devir Portugal trouxe até nós a versão traduzida em português de um dos melhores jogos de tabuleiro cooperativos de sempre, adaptada a um público-alvo mais abrangente. Mantendo a mesma jogabilidade do original e o mesmo gosto no desenvolvimento das diferentes histórias, o jogo pede aos jogadores que trabalhem em conjunto de forma a superarem as suas missões e atingirem o objectivo de encontrar as 3 crias de lobo escondidas no reino.


Expansões e Anúncios

Bitoku



A Devir Iberia (e a Devir Portugal, claro) anunciaram o lançamento do seu próximo jogo, Bitoku. Nesta aposta, os jogadores irão interpretar o papel de espíritos da floresta, e através de várias açcões diferentes vão tentar ascender à posição de Grande Espírito da Floresta. Ainda não se sabe muito sobre o sistema de jogo, bem como o design final, mas se a caixa já revelada for representativa do conteúdo, esperamos algo fabuloso e também com uma complexidade acessível, como a Devir já nos tem habituado nos seus lançamentos anteriores.



Smallworld: The Lost Tribe´s Crusade



A Days of Wonder lançou uma mini-expansão compatível com Smallworld e Smallworld Underground, assim como todas as suas expansões, em formato digital. Destina-se a jogos Solo e a 2 jogadores, e inclui uma espécie de cenário no qual competem contra as Tribos Perdidas, que se movimentam e actuam de acordo com o seu próprio conjunto de regras. Todos os fãs de Smallworld poderão achar este acréscimo bastante interessante, principalmente aqueles que estão habituados a jogar a 2, e que traz mais uma forma de jogar estes títulos. Deixo aqui o link de acesso a esta expansão.


Disney Villainous: Despicable Plots



A Ravensburger continua (felizmente!) a lançar expansões para o seu muito bem-sucedido Disney Villainous. Esta quarta expansão, chamada Despicable Plots, traz mais 3 vilões Disney para utilizar neste jogo assimétrico: o Gaston, de “A Bela e o Monstro”, com o objectivo final de remover 8 obstáculos do seu tabuleiro; a Lady Tremaine, da “Cinderella”, cujo objectivo é casar uma das suas filhas com o Principe Encantado; e o Rei Cornudo, de “Taran e o Caldeirão Mágico”, que vence quando colocar um caldeirão em todas as localizações do seu tabuleiro. Com esta expansão, que também funciona por si só, os jogadores têm agora 18 (!) vilões Disney à escolha, únicos na sua forma de jogar e ganhar.


Eventos


Eventos Semanais DICE



Continuamos a receber os nossos jogadores portugueses nas nossas sessões semanais de jogos! Através da plataforma Discord, e fazendo uso das diferentes plataformas de jogos de tabuleiro online, reunimo-nos todas as sextas-feiras a partir das 20:30. As instruções para se juntarem a nós estão disponíveis na nossa página de Facebook, através deste link
Juntem-se a nós!


Podcasts


Episódio 25 – Jogos para jogar a 6 (ou mais)

Neste episódio abordamos aquela questão essencial: éramos 5 na nossa sessão semanal, mas de repente temos um convidado extra… e agora? Falamos de jogos para grandes grupos de pessoas e, surpreendentemente, não são só jogos de festa! =)

Episódio 26 – Culto dos Jogos Antigos Vs Novos

Neste episódio falamos sobre o que é um jogo novo. São jogos fresquinhos, acabados de sair da mente dos seus criadores, ou que acabaram de chegar à nossa prateleira lá em casa? O Marco Silva, o Miguel Lourenço e o Bruno Maciel conversam sobre esta dúvida.

Reviews de Março


Latest in Sports