8 anos de Nintendo Switch!
Foram oito anos de sucesso, a Nintendo Switch atingiu as 150 milhões de unidades vendidas, tornando-se na terceira consola mais vendida de sempre atrás da Nintendo DS e a PlayStation 2. Vendas que agora vão acalmar com o lançamento da sua sucessora, a Nintendo Switch 2, mas, não quer dizer que não consiga ainda subir no pódio. Oito bons anos para a consola, com imensos jogos para todos os gostos e momentos, sendo uma consola que se adaptou perfeitamente ao quotidiano de todos nós que, muitas vezes, temos de ceder a TV. Uma consola que influenciou ainda o mercado, com o grande aparecimento dos PCs Handheld, fenómeno este impulsionado ainda com o aparecer do Steam Deck.
Foi também uma consola importantíssima para nós, os Meus Jogos, que tivemos um prazer enorme em acompanhar todos os seus lançamentos, as boas surpresas que surgiram ao longo destes anos e ainda a comunidade portuguesa através do grupo Nintendo Switch Portugal, no Facebook. Foram tudo coisas que o Telmo fez com carinho, um gosto tremendo e um entusiasmo contagiante, as conversas e sessões de jogos constantes que tínhamos no (agora extinto) Café Progresso com a Nintendo DS e 3DS, que ganhavam novo folgo com a Nintendo Switch.
Sem dúvida, foi das consolas mais importantes para o Telmo, até mesmo a sua consola favorita como muitas vezes conversamos. Foram nestes 8 anos que tivemos feitos incríveis no Meus Jogos desde acompanharmos a sua primeira grande apresentação no Reino Unido, o seu lançamento com títulos marcantes como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e outros feitos mais recentes como agora sermos afiliados do My Nintendo Store, ao que estamos extremamente gratos à Nintendo pela sua confiança. Foi uma viagem que nos orgulhamos de acompanhar e, calhou bem, que o lançamento da Nintendo Switch praticamente coincide com o nosso aniversário que está aí mesmo a chegar, também!
Foi uma consola que viu grandes lançamentos das suas principais franquias como Mario, com jogos incríveis como Super Mario Odyssey ou Super Mario Bros. Wonder, The Legend of Zelda com Tears of the Kingdom à aventura com Zelda como protagonista em Echoes of Wisdom. Novas séries como Splatoon encontraram na Nintendo Switch uma nova casa com um segundo e terceiro jogos, a icónica Bayonetta teve um terceiro título e ainda um spin-off bem diferente e Xenoblade Chronicles, série que nasceu na Nintendo Wii, não só recebeu duas sequelas como novos capítulos em cada um deles, tal como no remaster do jogo original. Uma série que, agora com o lançamento de Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition em breve, está totalmente disponível numa consola só, com centenas de horas à nossa disposição.
Olhando para Xenoblade Chronicles penso que a Nintendo Switch tornou-se na minha nova casa onde jogo grande parte dos meus RPGs, género que acarinho tanto. Muitas, mas muitas das minhas séries favoritas do género tiveram representação na Nintendo Switch, adorei o aparecer dos jogos HD-2D que misturaram o aspeto retro dos RPGs dos 16 bits com uma forte modernização, logo desde o aparecimento de Octopath Traveller a jogos como Dragon Quest III mais recentes, até mesmo remakes surpresa como Live A Live, desconhecidos no ocidente. Mesmo a Nintendo trouxe-nos remakes inesperados no género, como Super Mario RPG e Paper Mario: The Thousand Year Door.
Celebro assim o 8.º aniversário da Nintendo Switch, no ano em que passará o testemunho para a sua sucessora, a Nintendo Switch 2 que ficaremos finalmente a conhecer melhor a consola já a 2 de abril. Tanto este aniversário como o lançamento da sucessora são coisas que sinto o Telmo a celebrar connosco neste momento, tenho perfeita consciência que estaria tão entusiasmado como nós todos juntos, com todos os jogos que surgirão nos próximos meses.