Potionomics: Masterwork Edition
A história de Potionomics vê-nos assumir o controlo sobre uma jovem bruxa chamada Sylvia. Esta vê-se a assumir uma loja de poções deixada em herança por um dos seus tios. A dita loja, localizada na ilha de Rafta, que por sua vez tem a particularidade de estar repleta de energias místicas, poderia ser vista como uma oportunidade única para Sylvia. Contudo, não passa de um presente envenenado, uma vez que com ela vêm inúmeras dívidas, deixadas pelo seu tio. Para além de ter os cobradores à porta, Sylvia tem ainda que restaurar uma loja em péssimo estado e reestabelecer o seu stock de poções, que é inexistente de todo. Para esse propósito Sylvia deve entrar num concurso de poções, disputado entre todas as lojas da ilha, de forma a conseguir obter o prémio monetário final. Algo que lhe irá permitir limpar todas as dívidas.
A loja é o ponto primordial do jogo. Será lá que irão decorrer algumas das mecânicas mais relevantes do jogo. Será aqui que iremos entrar em contacto com os clientes, tentando vender-lhes as poções necessárias para eventualmente gastar na compra de ingredientes necessários para a elaboração de poções mais complexas. O contacto com os clientes assenta, numa fase inicial, na chamada ação do Hagling, ou como dizemos por estas bandas, na arte do regateio. O nosso objectivo passa por tentar fazer com que o cliente compre sempre mais, para isso "desafiamos" o mesmo para um duelo de cartas. Estas cartas, selecionadas à sorte, vão ditar as ações disponíveis para a nossa personagem. O bom uso das mãos que nos vão surgindo, assim como a atenção dada ao barómetro de paciência de cada cliente, serão fundamentais para termos vendas bem sucedidas.
A construção do baralho à nossa disposição será gradual e dependerá muito das amizades estabelecidas com os muitos NPCs da ilha, uma vez que teremos acesso às cartas deles também, e como isso novas habilidades de regateio para usar durante as vendas. Particularmente importantes são as chamadas cartas de stress que aplacam a tensão da nossa personagem ou as cartas que visam reforçar o interesse do cliente nos nossos produtos. Outra forma de chamar a atenção para as poções passa pela forma como estas estão expostas em loja. A loja que Sylvia herda não é propriamente agradável à vista, pelo que passa por nós a tarefa de a melhorar visualmente com a compra de expositores que permitam ter em exposição mais poções. Tais artigos, juntamente com ingredientes para as nossas poções podem ser obtidos junto das lojas de fornecedores existentes na ilha.
Na loja temos o armazém no qual está localizado o caldeirão onde fazemos as poções propriamente ditas. O nosso conhecimento do fabrico das mesmas vai aumentando à medida que formos progredindo no jogo, ficando cada vez mais complexas e exigentes. A qualidade das mesmas está dependente da quantidade de produto e da sua raridade. De salientar que o cozinhar das mesmas irá ter um custo de tempo real para o jogador, que será maior conforme a complexidade das mesmas. Pelo que isso é algo que se deve ter em conta, considerando que o nosso tempo até ao fim do concurso é limitado. Ainda assim, o jogo não é impiedoso uma vez que é possível acelerar o desenvolvimento das poções colocando mais lenha na fogueira do caldeirão. De igual forma, também é possível ao jogador ausentar-se da loja, e fazer outras tarefas pela ilha, durante o tempo de fermentação das mesmas. Existem diferentes tipos de poções, desde as mais comuns, até às mais especializadas. Para além de serem vendidas, as poções também podem ser usadas por heróis, recrutados por nós para quests que visam encontrar ingredientes, nas muitas masmorras do jogo.
Na loja temos o armazém no qual está localizado o caldeirão onde fazemos as poções propriamente ditas. O nosso conhecimento do fabrico das mesmas vai aumentando à medida que formos progredindo no jogo, ficando cada vez mais complexas e exigentes. A qualidade das mesmas está dependente da quantidade de produto e da sua raridade. De salientar que o cozinhar das mesmas irá ter um custo de tempo real para o jogador, que será maior conforme a complexidade das mesmas. Pelo que isso é algo que se deve ter em conta, considerando que o nosso tempo até ao fim do concurso é limitado. Ainda assim, o jogo não é impiedoso uma vez que é possível acelerar o desenvolvimento das poções colocando mais lenha na fogueira do caldeirão. De igual forma, também é possível ao jogador ausentar-se da loja, e fazer outras tarefas pela ilha, durante o tempo de fermentação das mesmas. Existem diferentes tipos de poções, desde as mais comuns, até às mais especializadas. Para além de serem vendidas, as poções também podem ser usadas por heróis, recrutados por nós para quests que visam encontrar ingredientes, nas muitas masmorras do jogo.
Fora da loja as nossas opções são variadas, com uma imensa ilha, via mapa mundo, ao nosso dispor para explorar. Será aqui que iremos encontrar os nossos ingredientes, os quais são mais de 200. Podemos cultivá-los no nosso próprio quintal (uma ação que apenas nos será disponibilizada mais adiante no jogo), comprá-los em lojas de fornecedores ou contratar aventureiros, junto da guilda dos heróis, que nos permite obter ingredientes mais raros.
Aos ditos heróis teremos a possibilidade de dar-lhes poções para estes usarem nas suas missões de exploração das inúmeras masmorras presentes no jogo. Diferentes tipos de poções terão diferentes efeitos no aventureiro. As mesmas permitem melhorar os atributos do herói, restaurar a sua saúde e magia, aumentar a sua capacidade de transportar mais loot, assim como a qualidade do mesmo. Para além disso, as poções vão dar aos heróis maior tolerância e resistência contra danos elementais e outras maladias. Um herói bem apetrechado terá mais hipóteses em chegar ao fim das masmorras e vencer os bosses das mesmas, conseguindo prémios mais apetecíveis. Visualmente as demandas nas masmorras não são nada de deslumbrantes, sendo muito básicas e remetendo-nos para os visuais das aventurais feitas em papel por muitos nós na nossa infância, o que lhe concede um certo charme nostálgico. Existem três heróis que podem ser usados, com o primeiro a ser a nobre e bondosa Mint. As masmorras a ser exploradas são três em cada um dos quatro capítulos iniciais do jogo e uma no final.
O último dos aspectos de Potionomics reside no Dating. Aqui é possível estabelecer amizade com determinados fornecedores, clientes e aventureiros. Ao fazermos isso iremos aumentar o nível de amizade que temos com os mesmos e conseguir novas cartas de Hagling (como referi acima), assim como copões de desconto para usar nas lojas. Esta amizade eventualmente, e se assim o desejarmos pode tornar-se num romance, sendo que cada personagem tem o seu próprio gosto e tipo de prenda que lhe agrada receber. Neste modo existem duas possibilidades: o One Love Mode e o Free Love Mode, que como os nomes indicam permitem-nos ter um ou mais namorados. De salientar que se o One Love for o modo escolhido, a partir do momento em que tenhamos feito a nossa escolha relativa a um parceiro, ela irá fazer com que os restantes personagens fiquem presos na friendzone ad eternum.
Um dos aspectos que devemos ter sempre presente neste jogo é a gestão do tempo, uma vez que todas as ações consomem unidades de tempo. Essas unidades, seis por dia, devem ser muito bem distribuídas de forma a conseguirmos concretizar com eficiência os nossos objectivos.
Visualmente, este é um jogo fantástico. Não tanto nos cenários, mas nos modelos das personagens que parecem ter sido tirados de um filme da Pixar, tal é a qualidade e fluidez da sua animação. As personagens de Potionomics respiram vida e personalidade, cada uma com o seu próprio maneirismo, o que por sua vez é um ponto a favor naquilo que é a nossa imersão no jogo. A isso se junta uma banda-sonora bastante adequada às mesmas e ao ambiente do jogo em geral.
Em relação, ao jogo original esta versão Masterwork fez inúmeras melhorias. Desde logo na sua introdução de voice acting para as personagens, algo que faltava e que veio melhorar a caracterização das mesmas de forma considerável. Outro ponto passou pela introdução de diferentes tipos de dificuldade e de um novo modo de jogo. Em relação à dificuldade temos agora um modo fácil, o chamado Cozy, e um modo difícil, ou como o jogo lhe chama, Capitalism. O modo de jogo introduzido é o Endless, que como o próprio nome indica é interminável, colocando de parte as restrições do modo história e permitindo a exploração a 100% do jogo.
Potionomics é em suma um jogo fantástico, que permite-nos explorar tantos gameplays distintos, ao mesmo tempo que nos agarra com o seu conjunto de personagens caricatas e maravilhosamente animadas. Um jogo de dificuldade customizável e que permitirá ao jogador desfrutar de inúmeras horas de entretenimento.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Switch, gentilmente cedida pela Ecoplay.