15 anos de Meus Jogos


Com o mês de março vem sempre o aniversário do Meus Jogos, uma data que se torna cada vez mais importante com o passar do tempo, pois são cada vez mais os jogos que gostamos de falar! É incrível pensar "como assim, já passaram 15 anos", tenho ainda bem vivas as memórias de quando o Telmo Couto embrulhava-se no portátil a pensar como criar este espaço tão importante para nós, coisas que fico feliz de ter acompanhado bem antes do seu início.

Hoje celebramos os 15 anos do Meus Jogos e, com isso, trago umas memórias…

Tudo começava no então Café Progresso, entre os croissants torrados com manteiga e os crepes com uma bola de gelado e chocolate, sempre acompanhado por um bom café de saco. Um café típico, na altura centenário até que por muitas vezes ocupávamos o segundo andar nas nossas sessões de conversa e de jogo, levando as nossas Nintendo 3DS fosse para encontros StreetPass ou para jogar do Mario Kart 7, trocar Pokémon ou para disputados combates em Super Smash Bros. na consola. Hábito que mesmo com a Nintendo DS tínhamos, onde muitas horas foram passadas também com Pokémon ou a aventurar-nos em Dragon Quest IX.


Já mesmo antes da sua remodelação, foi aqui que tudo começou.

Era então que há 15 anos o Telmo contava-me que queria começar um blog ou página sobre a Nintendo DS, numa altura que já escrevia e falava sobre a série Lost, também importante para muitos os que o conhecem. Partilhando ideias e opiniões sobre os jogos na consola já em finais de vida, com o anúncio da Nintendo 3DS a acontecer pouco depois do nascimento do (então) Meus Jogos DS, o entusiasmo que surgia no Telmo para criar um site só sobre a portátil da Nintendo era enorme! Falar de videojogos online na altura era algo diferente, foram várias as páginas como referências onde entre muitas tínhamos Tiny Cartridge, uma página simples, direta e muito casual, precisamente a visão que o Telmo procurava. O meu contributo foi mais gráfico na altura e, só passado um ano é que me aventurava na escrita, história esta que já contei algumas vezes.

Talvez nunca imaginaríamos onde estaríamos nuns distantes 15 anos depois, ponto onde atualmente estamos e agora questiono-me como é que o tempo passou tão depressa. Passado pouco mais de um ano desde que perdemos o Telmo, continuo a sentir que não estamos pronto a celebrar, mas, é impossível deixar passar esta data tão importante: sei que o Telmo não me iria desculpar. Temos um ano interessante pela frente, o lançamento da Nintendo Switch 2 a decorrer (espero eu) nos próximos meses, seria algo que o Telmo iria adorar e partilhar o seu entusiasmo com todos, legado esse que espero manter bem vivo.


Há 10 anos entre amigos com muito Mario Kart 7, caos e comida!

Olhando para este ano que passou ainda há muito que tenho a agradecer: todas as mensagens partilhadas seja online ou entre eventos, todo o apoio dos nossos leitores que continuamos muito gratos! Existem dois agradecimentos especiais, sem desvalorizar os restantes: em primeiro à Universidade Lusófona pela criação do Prémio Telmo Couto: Melhor Conceito que em 2024 foi atribuído a Nimona na edição Over & Out de 2024. Em segundo à atribuição do prémio Personalidade Geek de 2024 na VI Edição dos Prémios GEEKS d'OURO do Café Mais Geek. Acontecimentos que ocorreram após termos celebrado o nosso 14.º aniversário, que destaco este ano.

São menções que me deram (e à restante equipa) motivação a continuar o enorme legado deixado pelo Telmo, acompanhadas pelas memórias que são constantemente partilhadas, que faço questão também de contar as memórias que tenho com todos os que as quiserem ouvir. Todo um trabalho sempre possível com a equipa da casa que o Telmo Couto criou, um cantinho na internet composto por: 


Curiosamente sempre senti que o aniversário do Meus Jogos acaba por marcar o arranque do meu ano como fã de videojogos, até porque coincide com o final do ano fiscal e muita coisa é lançada a partir de março e abril. O que me deixa a pensar sobre 2025, com o Nintendo Direct dedicado à Nintendo Switch 2 mesmo aí à porta, um evento que o Telmo iria adorar acompanhar (e falar dele), deixa-me entusiasmado com o que se segue.

Terminando, novamente um muito obrigado a todos, aos leitores, parceiros, amigos e todos aqueles com quem vou interagindo, que sem o vosso apoio o Meus Jogos não faria sentido. Até a um próximo evento, com abraços e meter a conversa em dia, ou qualquer outro encontro esporádico!

Aos 15 anos do Meus Jogos, e que venham muitos mais!
– Nuno Mendes, 11 de março de 2025

Latest in Sports