Spirit Valor


A mais recente proposta da KEMCO, desenvolvida pelo estúdio Exe-Create Inc, Spirit Valor é um RPG de combate por turnos, muito na veia dos primeiros jogos do género que começaram a surgir nas consolas 16 bits no início da década de 90 do século transato.


A história de Spirit Valor, como não podia deixar de ser, segue a natureza épica que normalmente premeia os títulos pertencentes a este género. Apresentando-nos um mundo em cuja paz e estabilidade estão ameaçadas pelo possível regresso de um mal antigo, na figura da carcaça, por ora sem vida, do demónio ancestral Ruinous Overlord (numa ameaça que se apresenta como cíclica, à la Castlevania), Spirit Valor coloca-nos na pele do guerreiro conhecido como Richard. Este, que no início da aventura já havia tentado, sem sucesso, parar as forças que pretendiam fazer renascer este mal antigo, e como consequência perdeu os seus amigos no processo, assim como ficou num estado semi-catatónico.


Um estado do qual seria liberto, ao permitir que um espírito (que havia tentado convocar, com efeitos desastrosos), ocupasse o seu corpo. Os dois vão formar uma aliança que visa não apenas parar a regresso do Overlord, como também o retorno do espírito ao seu plano de existência original (algo que ele está impossibilitado de fazer expontaneamente). Ao lado deste nosso protagonista simbiótico teremos outras personagens, que partilham do mesmo objectivo final, nomeadamente a devota e entusiasta Alice, o galanteador Finn e a séria Vivian.

O gameplay é relativamente o mesmo com qualquer um dos quatro personagens. Excepção feita a nível do equipamento individual disponível para cada um deles. Richard, por exemplo, tem acesso a espadas como a sua forma de ataque físico, ao passo que Finn serve-se de lanças, Vivian de foices e Alice de bayonetes, o que lhes dá formas diferentes de atacar, com Richard e Finn a serem os mais indicados para ataques levados a cabo na linha da frente, ao passo que Vivian e Alice a serem as mais indicadas para ataques à distância vindos da retaguarda (este é um jogo no qual podemos escolher a posição que queremos que as nossas personagens ocupem em campo, algo que irá fazer diferença no grau de dano causado e sofrido). Essas diferenças também se colocam no tipo de armadura usada.


Pelo meio temos diversos itens que poderemos comprar, na figura de poções, que nos permitem melhorias de status, cura contra enfermidades, ressurreição de personagens defuntas ou restauro das barras de magia e vida, entre muitas outras. Itens e armas podem ser obtidos de diversas formas. Nas lojas existentes nas cidades visitas, nos baus presentes nas masmorras e no mapa-mundo, retirados de inimigos derrotados, ou via o acesso da loja do menu das opções. Esta loja pode ser acedida a qualquer altura (menos durante o combate) e permite a criação de novos itens, a troca de itens (algo fundamental para a obtenção de itens especiais, os valuables), jogar à roleta ou aceder ao quarto secreto (o que permite diminuir ainda mais a dificuldade do jogo). Com excepção da roleta, todos os outros podem ser utilizados via o uso das chamadas spirit orbs (obtidas durante o jogo) como moedas de troca. A roleta pode ser acedida através do uso de bilhetes especiais, os chamados Roulette Cards.

No entanto, o suco do gameplay de Spirit Valor não reside aqui, mas antes na forma como a magia (e o seu ataque) é usada. Tirando Richard, as restantes personagens têm que fazer contractos com os espíritos que irão encontrando pelo caminho (ou invocando os mesmos), estes em troca permitirão às personagens usarem as suas habilidades. Novos contractos podem ser feitos, se bem que com um limite de dez, que uma vez ultrapassado irá fazer com que tenhamos que abdicar de um contracto anterior. De igual forma, os contractos existentes podem ser melhorados, via combate ou aquisição do mesmo espírito. Isso irá, como seria de se esperar, permitir o acesso a novas habilidades mágicas e não só. A magia está dividida em elementos, nomeadamente: fogo, água, terra, vento e luz, com cada um dos elementos a dispor de uma vantagem sobre outro. Isto é algo que deve ser explorado devidamente nas batalhas, de forma a torná-las mais fáceis (inimigos vulneráveis a um determinado elemento sofrem mais dano). Outra forma de obter habilidades dos inimigos reside na utilização das Spellstones, que permitem capturar as características dos mesmos quando usadas em batalha e mais tarde usá-las como skills. Igualmente disponíveis estão as Valor skills, golpes especiais específicos para certas personagens e que está dependente de uma outra barra de energia, que não as de vida e de magia. Curiosamente, Richard, devido a ter um espírito a tomar residência no seu corpo, não partilha de muitas destas habilidades, o que não o torna de maneira alguma mais fraco.


Ao nível de adversários, Spirit conta com um bom conjunto deles, que vão dos típicos esqueletos animados, espíritos mágicos e feras selvagens, até antigos companheiros de armas corrompidos. Cada área visitada conta com o seu próprio conjunto de adversários a enfrentar, assim como um boss final (o qual estará presente sempre no final de cada masmorra explorada). Os adversários começam por ser carne para canhão, para seres capazes de provocar os sempre temíveis danos de status e devastadores ataques mágicos.

Spirit Valor é um jogo que nos dá a sensação de ser free roaming sem o ser de facto, uma vez que embora tenhamos um mundo extenso, a progressão que fazemos nele é muito linear e guiada. Nunca há um risco real em nos perdermos. Para além dos sempre presentes mapas, temos também a existência de um sistema de warp que nos permite regressar a uma área prévia, sem a necessidade de fazer todo o percurso a pé. Igualmente facilitado é o level-up do jogo. Cada masmorra conta com um, ou mais, discos de invocação de inimigos, os quais nos permitem efectivamente fazer farm de experiência, dinheiro e itens bem no início do jogo. Para além disso, e se estivermos a ter muita dificuldade em superar o jogo, existe sempre a possibilidade de reduzir a dificuldade do mesmo a qualquer instante.


Para além da história principal, o jogo conta ainda com pequenas sidequests, que nos são fornecidas pelos muitos npcs do jogo. Estas, apesar de não serem obrigatórias para o entendimento da aventura, podem ajudam a prolongar o jogo, ao mesmo tempo que consistem em mais uma forma de obter itens úteis para a nossa aventura. A partilhar do mesmo objectivo, temos as missões, que consistem em pequenos desafios, que variam no seu grau de dificuldade, e poderem ser consultadas no menu geral do jogo e realizadas à medida que vamos jogando normalmente.

Com grafismos simples, mas bem conseguidos, sobretudo na elaboração das cidades e nos sprites das personagens principais e dos seus adversários, Spirit Valor apenas peca um pouco pela sua música algo desinspirada, que embora não seja algo de memorável, é uma melodia que se adequa de todo do timbre aventureiro do jogo.


Este é um título que bebe muita inspiração de séries bem estabelecidas, como é o caso de Final Fantasy, Saga, Pokémon ou Megami Tensei, sempre sendo fiel à sua estética retro. Um bom ponto de entrada para aqueles que pretendem iniciar-se no mundo dos RPGs ou que têm curiosidade em ver como seria um jogo em 1991, mas não querem ter que sofrer com a dificuldade excruciante dos jogos daquela época. Em suma, uma experiência agradável e um belo esforço da KEMCO e da Exe-Create.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela KEMCO.

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