Sonic Frontiers


Anunciado há cerca de um ano, Sonic Frontiers já chegou a todas as plataformas e pode-se dizer que está efetivamente no bom caminho! Temos aqui algo de especial que até podia estar perfeito, na verdade, no entanto não deixa de ser um jogo do ouriço azul a ter em conta e nós vamos explicar porquê.

Antes de começar e para quem ainda não leu nada acerca do jogo, Sonic Frontiers apresenta-se como um jogo em mundo aberto, algo que nunca tinha acontecido antes e que funciona muitíssimo bem, sente-se uma liberdade enorme e incita o jogador a explorar cada um dos mundos que terá de visitar para terminar o jogo.

Novos seres, novos poderes, novos mini jogos, Sonic Frontiers é o jogo mais completo e variado de sempre no que toca a este chamado Modern Sonic. Isto, porque continua a não ser um jogo Sonic 3D brilhante e o último na minha opinião foi o Sonic Colors que continha secções em 3D mas muitas outras em um plano 2.5D, que diria que se continua a adaptar melhor para o ouriço azul.

Podemos desde já comentar o que há de negativo para depois focar no positivo. Sonic Frontiers tem uma enorme quantidade de pop-ups no ecrã, não significa que estrague a experiência em si mas isto poderia ter sido evitado de alguma forma mesmo sendo um jogo em mundo aberto porque comparando a outros, isto não é comum. Na Nintendo Switch, o sistema no qual efetuamos esta análise, o jogo corre a 30fps na dock e em modo portátil, as texturas são como seria de esperar, mais fracas tal como a resolução de imagem. No entanto não senti quebras de frame rate, e isso é importante num jogo como Sonic em que estamos em constante movimento.



Mas nos próprios níveis, sejam eles em 2.5D ou totalmente em 3D, há uma certa dificuldade em controlar o ouriço e isso pode as vezes deixar o jogador frustrado, aconteceu-me imensas vezes em um nível não conseguir cair exatamente no local pretendido da plataforma, o que consegue irritar qualquer um, tendo de repetir o nível várias vezes. Já o combate é algo que está básico, o jogador estará a pressionar os botões e a realizar combos sem fim, com a exceção de alguns inimigos.

Quanto aos pontos positivos, esses são vários, o mundo aberto nem é gigante nem pequeno, está numa dimensão perfeitamente aceitável, com os minijogos espalhados pelo mapa que devem ser realizados, o que dará ao jogador partes do mapa os quais estavam invisíveis e ainda slides para percorrer cada um destes mundos a cada ponta de forma mais veloz. O mundo aberto foi uma excelente decisão e muito bem construído, é algo que gostaríamos de no futuro rever seja num novo Frontiers ou outro jogo Sonic, tendo apenas a limitação de cair seja em água ou por exemplo lava.

Mas podemos e devemos realçar o poder novo de Sonic, onde agora é possível desenhar uma linha para criar um tornado que terá efeito instantâneo em praticamente todos os inimigos, além de que servirá para resolver puzzles e obter anéis quando realizado em sítios específicos, é de facto uma novidade inesperada e bem-vinda por parte da Sonic Team.


 
Existe também uma forma de efetuar upgrades aos anéis e á velocidade como também á força de Sonic, o jogador terá de colecionar certos objetos e entregar a uma certa personagem para que lhe possa realizar esse desejo.

As cutscenes funcionam perfeitamente e têm um bom aspeto, os amigos de Sonic estão de volta tais como Tails, Amy e Knuckles e claro Dr.Eggman contra ataca novamente, desta vez com outra personagem que se aliou ao nosso famoso vilão e que trará os mais diversos problemas ao Sonic com bosses gigantescos e alguns bastante originais da forma como devem ser derrotados, o que é algo de se valorizar imenso. A música é outro aspeto a ter em conta, muitos dos níveis contam com as músicas perfeitamente adequadas aos cenários representados e é algo que é completamente notável mesmo que não sejam apreciadores das bandas sonoras.


Por fim, Sonic Frontiers é uma experiência bastante boa até mesmo na Switch. Se ignorarmos estes pontos negativos mencionados anteriormente e focarmos no positivo, qualquer jogador terá interesse e passará um bom tempo com este novo Sonic. O futuro desta série pode vir a ser brilhante se limarem as arestas e tivermos uma sequela com as devidas correções, desejamos muito que assim o seja.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports