Charon's Staircase

Acabadinho de sair dos estúdios da SOEDESCO e Indigo Studios, está o jogo Charon's Staircase, um jogo que casa perfeitamente com esta época halloweenesca, uma vez que se trata de um jogo que mexe com as tuas emoções. Este é um jogo de terror, não só pelos cenários sombrios e os sons típicos de casas assombradas, mas também pela história que acarreta.

Quem és tu? Não sabemos, pois apenas sabemos que o teu nome de código é “Desmond” e que foste destacado para uma simples missão: ir a Oack Grove – um sítio aparentemente pacato – recuperar documentos incriminatórios sobre o Ministério (a.k.a. o governo), que poderiam impedir a entrada do país na UE.

Que país é este? O que é que isso interessa. O que importa é a missão que tens entre mãos.

Tendo em conta o género de jogo, há que garantir que esta review é spoiler free.


Gameplay & Ambiente

O gameplay de Charon's Staircase, diria eu, não difere muito do que é o habitual neste tipo de jogos. Tens de encontrar chaves, descobrir pin's de acesso, resolver pequenos puzzles, desbloquear portas e avançar a tua investigação. Não há grandes inovações em termos de jogabilidade.


Já em termos de ambiente, como um horror é escuro, nublado e abandonado. Está repleto de sons que te perseguem, por entre casas com uma estranha vibe e até cemitérios. O típico também, mas bem conseguido. Um aspecto não tão feliz são as cutscenes.

Alguns cutscenes servem para mexer contigo mas, infelizmente, falha essa marca. O estilo “stop and stare'' das cutscenes que servem para “assustar” são pouco orgânicas. Param o jogo e desviam o teu foco, de uma forma estranhamente lenta (para o gênero em questão). Sinto que este é um ponto a melhorar, porque acabam por cortar a atmosfera.

Por outro lado, para os mais assustadiços jogam a teu favor…

Um aspeto muito positivo é o facto de todos os teus passos, e avanços na história, serem narrados por ti próprio. Porém, apesar de a história se passar agora – no presente – a narração é feita como se fosse passado. Este pormenor joga muito a favor deste tipo de ambientes e ajuda-te a entrar na onda. Sentes que estás a reviver uma memória, ao mesmo tempo que sabes que estás a experienciar o agora.

Um conflito de emoções bem recebido!

A Tua Missão

Não podes esquecer do que te levou até estas portas. A missão, que parecia simples, vai ganhando complexidade à medida que vai descobrindo algumas pontas soltas do Ministério. Sim, um choque, eu sei!

Porém, a história é interessante e tem profundidade suficiente para seguires até ao fim. Nota-se que a equipa que escreveu o Charon's Staircase, tinha uma história a contar.

À medida que vais descobrindo as coisas desumanas do Ministério, e do seu projeto particular, vais descobrindo vidas, cujas quais queres saber o seu desfecho. Vais também descobrindo que algo te liga a esses eventos, algo mais do que uma pura missão a cumprir.

Em resumo…


O Charon's Staircase está disponível para PC através da Steam e Epic Store, e também para a PS4, PS5, Xbox One/Series X|S e Nintendo Switch

Fica a sensação de haver um grande plano para o Charon's Staircase, porém a sua execução ficou um pouco aquém. A jogabilidade tem tendência a tornar-se repetitiva e aborrecida, mas ainda assim vale a pena. A curiosidade pelo desenvolver da missão não te deixa abandonar por completo a história.

Nota: Esta análise foi efetuada com base no código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela SOEDESCO.

Latest in Sports