WRC Generations


Com o tempo, jogos como o WRC que contam com um lançamento anual, podem acabar por saturar devido às pequenas novidades inseridas no jogo. Desta vez, a Nacon traz-nos WRC Generations, que promete ser o detentor da coroa.

Este Generations é, como o nome indica, um conjunto de gerações, um jogo que inclui o pacote inteiro, incluindo todas as pistas que podem encontrar nos outros jogos, desta vez todas elas num só jogo, o que aumenta de imediato o valor de WRC Generations quando comparado com os seus antecessores.

São 13 os países para percorrer incluindo claro, Portugal, onde temos a Super Especial da Lousada na qual se encontra perfeitamente retratada, isto porque já assisti a vários eventos automobilísticos e posso confirmar isso, como também o famoso salto brilhante da pista que percorre Fafe, bem aqui perto do local onde vivo. Existem mais 8 países bónus que não fazem parte da competição que está no calendário de 2022 e que são como é evidente, bem-vindos.


  
Além do que mencionamos anteriormente, é preciso sublinhar que o jogo encontra-se mais realista que nunca, embora à primeira vista possa não parecer visível, o próprio grafismo de WRC Generations está melhor, mais detalhado, a neve mais realista, os próprios ramos de árvores que podem ser levados a frente com a nossa velocidade devido a estarem ligeiramente a entrar na pista e claro, a física do jogo, no qual um toque em falso e o carro pode imediatamente capotar, por fim o pormenor do vosso co-piloto a perguntar se está tudo bem após tal despiste, algo que não acontecia antes.

Tendo sido testado na PS5, podemos afirmar que o comando Dual Sense tem umas funções engraçadas e sons que das pedras a bater nas chapas do carro, são pontos positivos para quem adquirir na PS5, no entanto a performance e resolução são as mesmas, 2K a 60 fps ou então o 4K a 30 fps, algo que tem sido recorrente nos jogos hoje em dia, a escolha entre qualidade de imagem ou performance.

Como o jogo não tem quaisquer problemas com quebras de frame rate, a jogabilidade está impecável e exímia, o prazer de conduzir estes carros é de outro nível e nunca foi tão fascinante acelerar e travar como “destruir” as curvas de travão de mão, a sensação é verdadeiramente única especialmente em alcatrão e terra batida.



O jogo apresenta um menu com as opções de Quick Play, Carreira a Solo e o Online. No modo carreira teremos de começar com as categorias inferiores, WRC 3 e WRC 2, o que não faz muito sentido para aqueles que como eu, jogaram antes e podiam passar de imediato para o WRC, assim sendo, é necessário de forma obrigatória, jogar primeiro uma temporada numa destas classes e depois sim ter o acesso ao WRC que todos tanto desejam. Este modo mantém a mesma aparência, os menus são iguais e o tutorial sera precisamente idêntico, pelo qual quem jogou jogos anteriores estará familiarizado e quem jogar pela primeira vez não terá dificuldades em entender como tudo funciona.

Nem tudo é sobre o rally moderno e por isso mesmo, para além de eventos, podem jogar com carros clássicos como o Lancia Delta, Lancia Stratos, Totyota Celica GT4, Audi Quattro, Subaru Impreza e até o Peugeot 205. E por falar em carros antigos, podemos referir que temos os novos e híbridos pela primeira vez, que embora na minha opinião já estejamos numa era em que o elétrico domina mas não apela, diria que esse é o rumo e já têm disponíveis alguns veículos destes para jogar em que a diferença é notável nos arranques, isto porque conta com 3 modos para seleção.

O modo online também não difere muito de todos os jogos anteriores, assim sendo podem verificar o online dos jogos anteriores em ambas as análises de WRC 9 e WRC 10. Já o quick play é precisamente o que indica uma vez mais, selecionar um país, uma pista/etapa e jogar por puro entretenimento.

Este será o último jogo da série e por isso mesmo, será o mais importante especialmente para aqueles que nunca compraram, este é o obrigatório a adquirir, continua a ser especial e normalmente como se costuma dizer “equipa que ganha, não mexe”, assim sendo, a qualidade foi mantida com alguns aspetos aprimorados que fazem de WRC Generations, o melhor de todos.

 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PS5, gentilmente cedido pela EcoPlay

Latest in Sports